Hoje eu trago um apanhado com todas as dicas da Turquia para você organizar a sua primeira viagem para este país incrível, encravado entre o oriente e o ocidente.

***

Localizada exatamente na divisa entre a Ásia e a Europa, por milhares de anos a Turquia sempre foi um ponte entre esses dois mundos. Um dos lugares de mais importantes para a história antiga, já pertenceu aos impérios turco e otomano. Invadiu terras e dominou povos, e hoje, são os turistas que invadem a Turquia em busca de experiências únicas.

Começando pela belíssima Istambul, que já foi Constantinopla e ainda guarda muito bem a herança ancestral dessa época, como cisternas e a fantástica Hagia Sofia.

Neste post com dicas da Turquia, eu reúno todas as informações desse país que eu tive o privilégio de visitar 3 vezes e que certamente eu voltaria vezes mais.


Dicas da Turquia


Onde fica a Turquia

A Turquia é dividida ao meio, uma parte fica em território Europeu e a outra porção pertence a Ásia. Essa divisão é feita pelo Estreito de Bósforo que corta Istambul ao meio. Já a capital da Turquia é Ancara e fica no lado asiático. Apesar da  maior parte do seu território estar no lado asiático, a Turquia é um país europeu.

Localizada entre o Mar Negro e o Mediterrâneo, a Turquia faz fronteira com a Grécia e a Bulgária pelo lado europeu. Geórgia (pela porção asiática), Armênia, Irã, Iraque e Síria pelo lado asiático.

Entretanto, a Turquia não pertence a União Europeia ou aos países do Acordo de Schengen. O que faz muita diferença na hora de transitar entre os países europeus e a Turquia. Se você não sabe o que é o Acordo de Schengen, entenda aqui.


Como chegar

A Turkish Airlines voa entre Istambul e São Paulo diariamente, esta é a melhor maneira de ir do Brasil até a Turquia. Eu já fiz essa rota e contei aqui no blog com texto e vídeo um review bem detalhado sobre a experiência de voar com a Turkish.

Outra maneira é voar para algum país europeu e fazer uma conexão com Istambul. As melhores opções são via Paris (Air France), Frankfurt (Lufthansa), Londres (British Airways) e Zurique (Swiss). Outra opção bastante usada é via Doha com a Qatar e Dubai com a Emirates.

Turkish Airlines de Istambul para São Paulo dicas da Turquia
Turkish Airlines

Visto e imigração

Cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar na Turquia, a permissão é concedida na chegada ao país e vale para uma permanência de até 90 dias. Para isso, basta ter um passaporte válido por pelo menos 60 dias adicionais aos 90 dias do visto. Ou seja, 150 dias (90 dias + 60 dias) de validade no momento de entrada no país, de acordo com a embaixada da Turquia no Brasil.

Atualmente os voos entre o Brasil e a Turquia estão chegando no novo Aeroporto Internacional de Istambul. Eu já contei aqui no Vou na Janela como é a imigração neste aeroporto. Também já mostrei como ir do aeroporto até o centro da cidade em um post super atualizado.

Istambul também é atendida pelo Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen (SAW) e eu já mostrei aqui como ir deste aeroporto até o centro da cidade.

como é passar pela imigração na Turquia dicas da Turquia
Novo Aeroporto de Istambul

Seguro viagem

Atualmente o seguro viagem é um item obrigatório para entrar na Turquia, podendo a entrada do visitante ser barrada pela falta de cobertura. Nunca me pediram o seguro viagem, entretanto é algo que eu recomendo visto que estamos falando da sua saúde e bem estar fora de casa. Imaginem ficar doente fora do Brasil e ter que pagar uma fortuna para ter atendimento médico? Eu nunca viajo sem o meu seguro viagem. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.


Moeda

A moeda da Turquia é a Lira Turca e atualmente 1 Lira vale 0,75 centavos de real. No Brasil você não encontrará a moeda, o recomendado é levar Euros e trocar na Turquia. Evite as casas de câmbio dos aeroportos e evite também as casas de câmbio de rua. Opte por trocar o seu dinheiro nas casas de câmbio dos bancos turcos. Cartões de crédito são aceitos nos hotéis e na maioria dos restaurantes.

dicas da Turquia
Dicas da Turquia: Lira Turca

Internet no celular

Um post com dicas da Turquia não poderia deixar de falar de um item muito necessário hoje em dia: a internet no celular. Na minha última viagem eu comprei um chip de internet no aeroporto de Istambul. Existiam pelo menos 3 operadoras e todas ofereciam pacotes para turistas por praticamente o mesmo preço, eu optei pela TurkCell em razão da ampla cobertura fora de Istambul.

O plano de 4GB com velocidade 4G custava 45 liras (pouco mais de 30 reais), mas é preciso comprar o chip e com isso o plano saiu por 70 reais. Vale lembrar que esses valores são de fevereiro de 2020. 

E eu não tenho nada que reclamar do serviço, a velocidade era excelente e nos 10 dias em que eu fiquei na Turquia, o plano de 4GB atendeu bem.


Tomada elétrica

A tomada elétrica na Turquia é diferente da nossa, o padrão deles é o europeu, conhecido como “tipo C” e a rede elétrica é de 230v. Entretanto, se o seu equipamento for bivolt, funcionará sem problemas.

A maioria dos meus equipamentos funcionaram sem precisar de adaptador, porém, é importante ter um adaptador simples só por precaução. Alguns hotéis disponibilizam adaptadores para os hóspedes. Mas é algo tão baratinho, que vale a pena comprar um adaptador universal para usar nas suas viagens.

dicas da Turquia
Dicas da Turquia: Tomada elétrica

Idioma

Nenhuma surpresa até aqui, o idioma da Turquia é o turco. Contudo, é bem provável que você não fale turco e tudo bem, dá para se virar com o inglês. Mas não espere uma pronúncia impecável, às vezes a gente precisa prestar muita atenção para entender o que eles estão dizendo. Mas no fim das contas a comunicação funciona.


Quando ir

Dá para visitar a Turquia em qualquer época do ano, embora o melhor período seja da primavera até a metade do outono (abril a novembro). O inverno costuma ser bem gelado e chuvoso. É normal cair neve em diversas partes da Turquia, entretanto não é algo que comprometa a sua viagem.

Na minha última passagem pela Turquia foi no inverno (fevereiro de 2020) e em Antalya chovia e nevava constantemente. Já alguns dias depois em Istambul o tempo estava perfeito, com dias bem frios e céu azul. Eu também já visitei a Turquia no verão e era um calor seco que passava dos 30 graus e os dias eram lindos.

dicas da Turquia
Dicas da Turquia: Neve cobrindo o interior da Turquia em fevereiro

O que fazer em Istambul

Istambul é um lugar que não faltam coisas para fazer e lugares incríveis para visitar. Da Mesquita Azul e Hagia Sofia no Sultanahmet, passando pelos mercados árabes, o tradicional passeio no Bósforo ou explorar o lado asiático da cidade. Veja abaixo uma alguns posts com o que fazer em Istambul.

O que fazer em Istambul em 3 ou 4 dias
Os bazares de Istambul
Passeio de barco pelo Estreito do Bósforo
Mesquita Azul
Hagia Sophia
Torre Gálata e o mais belo pôr do sol em Istambul


Onde ficar em Istambul

Se você estiver procurando onde ficar em Istambul, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Veja aqui.

Veja também onde se hospedar perto do Novo Aeroporto de Istambul.

Na minha última passagem por Istambul eu fiquei no Dosso Dossi Hotels Old City. O Hotel fica no Sultanahmet, colado na Mesquita Azul e na Hagia Sofia. O hotel tem um café da manhã fantástico, além de alguns mimos como chá da tarde e sopa no fim da noite como cortesia.

dicas da Turquia
Onde ficar em Istambul: Dosso Dossi

Na minha primeira viagem eu fiquei em Yenikapi, e essa região é cheia de boas opções de hospedagem e eu escolhi o Marmara Place Old City Hotel e gostei muito desse hotel. A localização era perfeita, a poucos metros do metrô e apenas 2 quadras curtas do ponto de onde passam os trams em direção ao centro histórico.

Pertinho dele, e ainda mais perto do ponto dos trams, tem o Eskar Hotel, que falaram super bem dele pra mim e também é uma ótima opção de hospedagem em Istambul.

Outro hotel nessa região que estava entre os meus favoritos era o Eternity Hotel, com decoração super clean e vista incrível do salão de onde é servido o café da manhã.

dicas da Turquia
Eternity

Quer ficar hospedado em um hotel no melhor estilo palácio vitoriano e pagando pouco? A dica é o Deluxe Golden Horn Sultanahmet Hotel e como o nome diz, ele fica no Sultanahmet, colado nas grandes atrações de Istambul.

Agora, se você não quer arriscar e prefere ser conservador na hora de escolher onde ficar em Istambul, a dica é o Eurostars Hotel Old City. Ele fica pertinho da Ponte Galata e do Sultanahment.

Outras opções no Sultanahmet, dá uma olhada no Optmist Hotel, que tem uma vista linda da Mesquita Azul, o principal ponto turístico de Istambul. Outro hotel lindinho é o Coliseum, que fica praticamente dentro do Hipódromo e com uma vista perfeita da Mesquita Azul, Hagia Sofia e do Bósforo.


Compras em Istambul

Conhecer os bazares de Istambul é uma excelente maneira de mergulhar na cultura turca, além de poder levar para casa alguns itens que a gente só encontra lá. Istambul tem dois grandes bazares, o Grand Bazaar, que fica na região da central da cidade, perto da Mesquita Azul e o Bazar de Especiarias, também conhecido como Bazar Egípcio que fica perto da Ponte Gálata.

O Grand Bazaar é melhor para compras, você vai achar coisas que a gente só encontra na Turquia e por um preço muito bom. As peças de cerâmica, luminárias e artigos de couro estão entre as mais procurados. Mas aqui vai uma dica: nunca acredite no preço, tem que pechinchar muito, faz parte da cultura turca.

Já o Bazar de Especiarias, como o nome diz, é focado em especiarias, temperos, doces e comidas. Mas também tem roupas e artigos de decoração. É um bazar bem menor que o Grand Bazaar, mas eu achei ele mais interessante, organizado e bonito.

bazares de Istambul dicas da Turquia
Bazar de Especiarias

Como se locomover

O sistema de transporte público de Istambul é composto por barcos, trem, metrô, tram e ônibus. O tram e o metrô são a melhor maneira de se locomover pela cidade, pois é eficiente, prático e barato. Com eles, conseguimos acessar as principais atrações turísticas da cidade.

As linhas de metrô ligam as regiões mais afastadas, enquanto as linhas de bonde circulam pelos bairros e pela região central da cidade. Se você se hospedar longe das áreas turísticas, é bem provável que tenha que usar o metrô para se locomover. Mas se você ficar hospedado nos lugares que eu recomendei acima, vai conseguir fazer todos os passeios a pé e no máximo vai usar a linha T1 dos bondes (tram).

Veja aqui como usar o metrô e os bondes de Istambul

metrô de Istambul dicas da Turquia
Bondes de Istambul

Religião

A Turquia é um país muçulmano, porém, não é um país rígido como os vizinhos do oriente médio. Contudo, existem algumas regras como o consumo de bebidas alcoólicas, que só é permitido em raros lugares.

De uma forma geral, não existem restrições quanto às roupas, mas mulheres com roupas muito curtas e decotadas não são bem vistas. Para visitar as mesquitas, as mulheres precisam cobrir os ombros, pernas e cabelos.

dicas da Turquia
Dicas da Turquia: Mesquita Azul, a mais importante da Turquia

Golpes

Muitos golpes na Turquia envolvem transportes e passeios. Eles tentarão te convencer que não existe um ônibus ou um metrô para onde você quer chegar. E claro, tentarão tirar algum tipo de vantagem.

O mercado popular de Istambul é uma tentação, milhares de produtos por preços baixos. Mas saiba que tudo em Istambul tem dois preços: turista e local. Eu já cansei de ver isso acontecer, desde um simples Simit até um passeio de barco pelo Bósforo

Eu já falei amplamente em um post sobre os golpes, que eu caí e também os golpes mais comuns na Turquia. Recomendo a leitura.

***

Eu amo a Turquia, especialmente Istambul, onde já estive três vezes. Amo a cultura, as cidades e a energia única de um lugar que une o ocidente e o oriente. Voltaria em Istambul mais vezes, pois é realmente um lugar único no mundo.


Reserve um passeio em Istambul











Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


6 thoughts on “Dicas da Turquia para organizar a sua primeira viagem

  1. Seus posts sobre a Turquia tem me ajudado muito. Eu tava pensando em levar dólares para trocar em Istambul. Vou ter que trocar um pouco no aeroporto para me deslocar quando chegar e depois penso em trocar um tanto no Grand Bazar. Você se recorda da cotação que as casas de câmbio utilizam para o Dólar?
    A oficial ta 1 dólar =6,94.
    Obrigado e desculpa tantas perguntas!

    1. Olha, eu estive lá pela última vez em fevereiro desse ano, não me lembro da cotação até pq isso varia diariamente. Lá no Instagram do Vou na Janela tem vários Stories arquivados sobre a Turquia, dá uma olhada lá.

  2. Olá Fabrício!
    Muito legal a sua forma de passar as informações. Super útil!!
    Tenho uma dúvida, não sei se pode me ajudar
    Vou passar 10 dias , final junho na Turquía.
    Estou pensando em ficar 3 dias inteiros em Istambul, pois tenho muita vontade de conhecer a antiga Constantinopla.
    Mas tenho lido aqui na Internet que os demais passeios legais são em outras cidades né?
    Vc chegou a fazer? O que sugere?
    Muito obrigada!!

    1. Oi Fabiana, a Turquia é MUITO grande e com muitas coisas para fazer, não dá para fazer tudo em uma viagem. Mas recomendo a região da Capadócia. E sim, fique 3 dias em Istambul pois vale muito a pena.

  3. Ola Fabricio. Td bem ?
    Uma dúvida: a Turquia é um país seguro para mulheres ? Estou planejando viajar com um grupo de 4 amigas. Vc acha que td bem ?

    Outra dúvida: acha interessante alugar um carro para ir de Istambul para Capadocia ou Pamukalle ?

    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.