Hagia Sophia

Há tempos eu tenho na minha pauta a tarefa de escrever um post sobre a Hagia Sophia em Istambul. Um lugar que já foi uma igreja, mesquita e até há poucos dias era um museu. Mas eis que a história volta a ser reescrita e a Hagia Sophia, mais uma vez, muda a sua função social.

***

Hagia Sofia em Istambul ou Basílica de Santa Sofia é o segundo prédio mais imponente de Istambul, atrás somente da Mesquita Azul. E elas ficam de frente uma para a outra, rivalizando pela atenção dos visitantes. Imponentes na no Sultanahmet, delineando o céu com as suas formas.

A Hagia Sofia foi construída em 1483 pelo Imperador Justiniano na antiga Constantinopla como uma catedral bizantina-ortodoxa, depois foi convertida em Mesquita durante o Império Otomano e virou museu em 1934, justamente por sua importância história.

Leia mais:
Dicas de Istambul para a sua primeira viagem
Chegando em Istambul: visto, imigração e transporte
Como ir do novo aeroporto até o centro da cidade
Onde se hospedar em Istambul

Hagia Sophia
Hagia Sophia em Istambul

Mas aí que a história mais uma vez foi reescrita e no último mês de julho, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou que a Hagia Sophia voltaria a ser uma mesquita. Erdogan disse ainda que a Hagia Sophia continuará sendo visitada por turistas. Certamente com novas regras de vestimentas e comportamento, semelhante ao que acontece na Mesquita Azul.

O assunto é polêmico e rendeu repercussões em todos os cantos do mundo. Por ser um lugar reverenciado tanto por cristãos quanto por muçulmanos, as críticas vieram de outros países e da Unesco. Como a Hagia Sophia é um Patrimônio Mundial da Humanidade, para a Unesco, qualquer mudança de status deveria ser submetida antes ao comitê do órgão.

Nesta esteira de críticas vieram ainda a Igreja Ortodoxa, a União Europeia, os Estados Unidos, a Grécia e até a Rússia. O fato é que hoje, a Hagia Sophia – que significa Sagrada Sabedoria – deixou de ser um museu e passou a ser uma mesquita muçulmana.


A visita a Hagia Sophia


Erdogan disse que a mesquita estará aberta para os visitantes, entretanto não sabemos ainda quando isso acontecerá. Mas falo aqui um pouco do que é este lugar magnífico, que eu tive a oportunidade de visitar duas vezes nos últimos anos.

Hagia Sophia
Interior do prédio
Hagia Sophia
A grandiosidade da basílica impressiona

Primeiramente, não espere obras de arte e peças em exposição. A grandiosidade do prédio é o maior e mais impressionante “item” em exibição.

Se a Hagia Sophia é bonita por fora, por dentro que ela impressiona ainda mais. A riqueza de detalhes na arquitetura bizantina deixa a gente de boca aberta. Assim como o domo central de 55 metros de altura, e o teto sustentados por imensos pilares de mármore. Destaque para os grandes candelabros que descem do teto criando uma atmosfera mística.

Hagia Sophia
Um dos lugares mais bonitos de Istambul
Hagia Sophia
Cúpula de 55 metros de altura

Um conjunto de rampas e escadas de pedra levam os visitantes ao segundo piso, de temos uma visão ainda mais privilegiada do interior. Pisos e paredes revestidas em mármore branco e tons verdes. Tudo isso adornado de mosaicos e painéis dourados.

Hagia Sophia
Mosaicos
Hagia Sophia
Mosaicos
Hagia Sophia
Mosaicos

Lá em cima podemos contemplar mosaicos cristãos-ortodoxos do século XIII que sobreviveram a tantas transformações e esperamos muito que eles sejam preservados.

Hagia Sophia
Corredores do piso superior
Hagia Sophia
Detalhes do teto

Uma boa parte da Hagia Sophia está em obras há anos, os andaimes parece que já viraram parte de sua arquitetura. As primeiras obras de reparo começaram nos anos 80 e certamente ainda vai longe.


Como visitar a Hagia Sophia em Istambul


Ainda não está certo como funcionará a visita a Hagia Sophia. Até então, a entrada custava 40 liras (30 reais) e era comprada na bilheteria. As regras de vestimentas não eram tão rígidas como na Mesquita Azul. Todo mundo passava pelo raio-x e revista (algo muito comum em Istambul por conta de atentados no passado recente). Mas uma curiosidade é que não podia entrar com tripés de câmeras. Eles ficavam retidos na entrada e a gente pegava de volta na saída.

A Hagia Sophia fica no Sultanahmet em Istambul, o principal ponto turístico da cidade e de frente para a Mesquita Azul. Eu me hospedei ali perto e pude fazer todos os meus passeios a pé, inclusive eu recomendo ler o meu post com dicas de hospedagem em Istambul.

Caso não esteja hospedado na região, chegar até lá de Tram (bondes) é muito fácil. A estação Sultanahmet fica ao lado. Recomendo ler o post onde eu explico como usar os trams e metrô de Istambul.


Reserve um passeio em Istambul



Se você estiver procurando onde ficar em Istambul, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Veja aqui.

Veja também onde se hospedar perto do Novo Aeroporto de Istambul.

Na minha última passagem por Istambul eu fiquei no Dosso Dossi Hotels Old City. O Hotel fica no Sultanahmet, colado na Mesquita Azul e na Hagia Sofia. O hotel tem um café da manhã fantástico, além de alguns mimos como chá da tarde e sopa no fim da noite como cortesia.

Na minha primeira viagem eu fiquei em Yenikapi, e essa região é cheia de boas opções de hospedagem e eu escolhi o Marmara Place Old City Hotel e gostei muito desse hotel. A localização era perfeita, a poucos metros do metrô e apenas 2 quadras curtas do ponto de onde passam os trams em direção ao centro histórico.

Pertinho dele, e ainda mais perto do ponto dos trams, tem o Eskar Hotel, que falaram super bem dele pra mim e também é uma ótima opção de hospedagem em Istambul.

Outro hotel nessa região que estava entre os meus favoritos era o Eternity Hotel, com decoração super clean e vista incrível do salão de onde é servido o café da manhã.

Quer ficar hospedado em um hotel no melhor estilo palácio vitoriano e pagando pouco? A dica é o Deluxe Golden Horn Sultanahmet Hotel e como o nome diz, ele fica no Sultanahmet, colado nas grandes atrações de Istambul.

Agora, se você não quer arriscar e prefere ser conservador na hora de escolher onde ficar em Istambul, a dica é o Eurostars Hotel Old City. Ele fica pertinho da Ponte Galata e do Sultanahment.

Outras opções no Sultanahmet, dá uma olhada no Optmist Hotel, que tem uma vista linda da Mesquita Azul, o principal ponto turístico de Istambul. Outro hotel lindinho é o Coliseum, que fica praticamente dentro do Hipódromo e com uma vista perfeita da Mesquita Azul, Hagia Sofia e do Bósforo.


Dicas da Turquia para organizar a sua viagem
Como ir do novo aeroporto de Istambul até a cidade
Com ir do aeroporto Sabiha Gökçen até o centro de Istambul
Como usar a rede de metrô e bondes de Istambul
Imigração em Istambul
Golpes na Turquia


O que fazer em Istambul
Como visitar a Mesquita Azul
Hagia Sophia
Torre Gálata
Os bazares de Istambul
Passeio de barco pelo Estreito do Bósforo
Cisterna da Basílica
Ponte Gálata










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


1 thought on “Hagia Sophia em Istambul na Turquia: como visitar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.