Roteiro na Tailândia para a sua primeira viagem a Ásia

Roteiro na Tailândia

Eu sei que planejar uma viagem para a Ásia e montar um roteiro na Tailândia pode ser bem complicado para quem vai pela primeira vez. São tantas opções de destinos, tantas ilhas e praias que a gente fica sem saber por onde começar. Pensando nisso e para facilitar a sua vida, eu montei aqui um roteiro clássico na Tailândia que você pode fazer em 15 ou até 20 dias.

***

A Tailândia é um destino de sonhos, são praias perfeitas, muita cultura, espiritualidade e uma gastronomia única. Quem acompanha o Vou na Janela sabe que depois de muitas viagens eu decidi morar na Tailândia. O que me possibilitou conhecer ainda melhor esse país incrível. 

Entretanto, antes de entrar no roteiro na Tailândia, vou trazer abaixo algumas informações importantes e links para facilitar o planejamento da sua viagem.

Quanto custa viajar para a Tailândia
Qual internet usar na Tailândia (como comprar o chip local)


Como chegar na Tailândia?


Não existem voos diretos do Brasil para a Tailândia e a maneira mais simples é voando via Oriente Médio com a Qatar (fazendo conexão em Doha) ou com a Emirates (fazendo conexão em Dubai). O trecho entre o Brasil e o Oriente Médio será o mais longo, aproximadamente 15 horas de voo. Contudo, a perna seguinte, de Doha ou Dubai até Bangkok é mais curta, cerca de 6 horas de viagem.

Outra opção semelhante em tempo de viagem e fazendo uma conexão na Etiópia com a Ethiopian Airlines. Inclusive, a Ethiopian sempre tem tarifas mais em conta em relação a Qatar ou a Emirates.

Outra opção é via Europa, entretanto, é uma viagem mais longa, e as rotas mais usadas são via Londres voando com a British Airways; via Paris com a Air France; via Amsterdam com a KLM ou via Frankfurt com a Lufthansa.


Quantos dias ficar na Tailândia


Neste quesito eu digo que o céu é o limite, contudo, eu sei que nem todo mundo tem às vezes um mês inteiro para fazer o seu roteiro na Tailândia. Assim sendo, eu recomendo ficar pelo menos 15 dias ou 20 dias para fazer as coisas com um pouco mais de calma. Ao passo que estamos falando de uma viagem tão longa, que vale a pena se programar para ficar um tempo a mais.


Quando fazer o seu Roteiro na Tailândia


A época em que você decidir viajar para a Tailândia vai determinar bastante o custo da sua viagem. Como em todos os lugares do mundo, na alta temporada os preços ficam mais caros. Mas na Tailândia, alguns meses da baixa temporada – quando tudo é mais barato – também coincide com os meses mais quentes (abril a junho) e os mais chuvosos (agosto a outubro). Às vezes, viajar no meio das monções pode arruinar a sua viagem. Veja o link onde eu explico mês a mês qual é a melhor época para visitar a Tailândia.

Roteiro na Tailândia
Quando visitar a Tailândia

Visto e imigração


Brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia e podemos permanecer em território tailandês por até 3 meses. Entretanto, é obrigatório tomar a vacina contra a Febre Amarela e portar o Certificado Internacional de Vacinação emitido pela ANVISA.

Veja como é passar pela imigração em Bangkok e como fazer o Heath Control na chegada

Veja como tomar a vacina e emitir o certificado e também existe a possibilidade de solicitar o certificado pela internet para quem já tomou a vacina.


Roteiro na Tailândia


Agora sim, vamos entrar no roteiro na Tailândia! E um roteiro que certamente te possibilitará uma imersão na cultura tailandesa precisa passar por Bangkok, Chiang Mai e claro, algumas ilhas e praias.

  • Bangkok: 4 dias
  • Chiang Mai: 3 dias
  • Koh Lipe: 2 dias
  • Krabi: 3 dias
  • Phi Phi: 3 dias

Bangkok: 4 dias

Reserve um dia para fazer os passeios mais clássicos em Bangkok, como conhecer o Grand Palace e o Templo Wat Pho, o templo do Buda reclinado. Não deixe de atravessar o Rio Chao Phraya e visitar o Wat Arun, o templo do amanhecer. Ou faça um tour de barco que passa por todos esses pontos turísticos e muitos outros.

Não deixe de visitar o famoso mercado flutuante de Damnoen Saduak e o mercado do trem, uma feira de rua na cidade de Maeklong que é montada nos trilhos da ferrovia e que é interrompido constantemente pelo vai e vem dos trens.

Quanto custa viajar para a Tailândia O que fazer em Bangkok Roteiro na Tailândia
Grand Palace

Não deixe de conhecer o Wat Traimit, o templo que abriga o Buda de Ouro, não é um dos maiores templos da cidade, mas é muito bonito. Mas o que mais impressiona é a imagem de Buda de mais de 3 metros de altura e feita com mais de 5 toneladas de ouro. O templo fica ao lado da Chinatown, aproveite para conhecer o bairro chinês de Bangkok. 

Uma das dicas mais frescas de Bangkok é curtir o pôr do sol do alto do Mahanakhon, o prédio mais alto da Tailândia e claro, caminhar em sua plataforma de vidro.

Roteiro na Tailândia
É para quem tem o coração forte

Reserve um dia também para fazer o tradicional bate-volta até Ayutthaya, a cidade que foi antiga capital da Tailândia e Patrimônio Histórico da Humanidade.

Leia mais:
O que  fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok (5 hotéis que eu já fiquei e recomendo)


Chiang Mai: 3 dias

Depois de Bangkok, siga até Chiang Mai, no norte da Tailândia por três dias cheios para visitar a tribo das mulheres girafa de Mianmar. Na ocasião eu passei pelo Tiger Temple para ver com os meus próprios olhos o turismo de exploração animal de tigres na Tailândia. Se puder, não visite esses lugares ou faça passeios em elefantes, práticas muito comuns nessa região.

Mulheres-girafa Roteiro na Tailândia
Imagem emblemática

Não deixe de conhecer o Doi Suthep, o templo da montanha de Chiang Mai, assim como os pequenos templos localizados no meio da cidade antiga. A noite, a boa é o mercado noturno de Chiang Mai.

Em novembro, Chiang Mai é palco do belíssimo Festival das Lanternas, o Yi Peng. Não existe uma data fixa, mas é sempre na décima segunda lua cheia do ano, o que normalmente acontece na segunda metade de novembro. 

O Yi Peng marca o fim da temporada das chuvas, as famosas monções. Nele os tailandeses homenageiam Buda e agradecem pelas chuvas que irrigaram as plantações e serão responsáveis pelo sustento do povo tailandês que vive da agricultura. Para isso, oferendas com flores, velas e incenso são colocadas em pequenos barquinhos chamados krathongs.

Festival das Lanternas Roteiro na Tailândia
Festival das Lanternas, o Yi Peng

Dentro do Festival das Lanternas acontece o Loy Kratong, conhecido como o Festival das Luzes. Aquela imagem famosa de centenas e talvez milhares de balões subindo no céu e iluminando a noite é o Loy Kratong. Uma das coisas mais lindas que você vai ver na Tailândia.

Roteiro na Tailândia
Pequenos monges

E se você quiser conhecer um pouco mais sobre o budismo e a cultura tailandesa, eu tenho uma ótima dica para você. O Monk Chat ou Bate-papo com o Monge é um programa muito interessante que foi criado em Chiang Mai para conectar os monges com os visitantes.

Leia mais:
O que fazer em Chiang Mai
Onde ficar em Chiang Mai


Koh Lipe: 2 dias

Comece o seu roteiro pelas praias tailandesas com o pé direito! Koh Lipe fica no extremo sul da Tailândia, no Estreito de Malaca no Mar de Andamão. É pertinho de Langkawi na Malásia, são apenas 40 quilômetros do país vizinho e 60 quilômetros da costa tailandesa. Lipe é a última ilha tailandesa habitada, porém, mesmo com essa sensação de isolamento, a ilha oferece comodidades como em qualquer outra ilha do país.

Roteiro na Tailândia
Roteiro na Tailândia: Koh Lipe

A ilha muitas vezes é chamada de as “Maldivas da Tailândia” por conta de suas águas transparentes e praias de areia branquinha. 

Lipe é super pequena, em 2 dias você conhecerá toda a ilha a pé! O difícil é querer ir embora depois de conhecer esse pedacinho do paraíso.

Leia mais:
Como chegar em Koh Lipe
Onde ficar em Koh Lipe
O que fazer na ilha


Krabi: 3 dias

Vá direto para a Railay Beach em Krabi e faça da praia a sua base na cidade. Uma pequena península cercada pelo mar azul turquesa da Tailândia e acessível apenas por barco. Railay Beach na Tailândia é um pequeno pedacinho do paraíso, com suas praias lindas e atmosfera única.

Tudo o que você precisa saber sobre a Railay Beach, incluindo o que fazer e onde ficar, você encontra neste link super completo.

Em 3 dias em Krabi ou na Railay você conseguirá fazer vários passeios explorando as mais belas ilhas da região, como AoNang, AoNammao, Taming Island, Chicken Island e muitas e muitas outras. Veja neste link como fazer esses passeios.

Roteiro na Tailândia
Railay

Phi Phi Island: 3 dias

Um dos lugares mais procurados e mais visitados da Tailândia, localizado no meio do Mar de Andaman, essa pequena ilha faz parte do imaginário de muita gente. 

Koh Phi Phi é um pequeno e efervescente arquipélago no meio do Mar de Andaman. É o ponto de partida para conhecer algumas das mais belas ilhas e praias da Tailândia. O lugar é badalado e reúne gente de todos os cantos do mundo em busca de paisagens idílicas e diversão noturna. Sim, existe vida noturna agitada com bares e festas na praia, não é exatamente um lugar calminho para curtir o silêncio e o som do mar. Mas existem opções para todos os gostos.

Tudo o que você precisa saber sobre Phi Phi, você encontrará neste link. Como chegar, o que fazer e onde ficar. Além de muitas dicas gerais.

Roteiro na Tailândia
Koh Phi Phi

Como fazer o roteiro na Tailândia


De Bangkok para Chiang Mai, a melhor forma e ir de avião. Existe a possibilidade de ir de trem. Entretanto são mais de 12 horas de viagem. Enquanto o avião faz o trecho em pouco mais de 1 hora. Existem várias empresas aéreas low-costs na Tailândia e o preço da passagem é super baixo

De Bangkok para Koh Lipe, recomendo viajar com a NokAir, que tem um serviço muito bacana chamado Fly & Ferry, onde eles vendem a passagem aérea combinada com o transfer de carro até o píer e o trajeto de barco até Koh Lipe. Esse mesmo serviço é vendido para diversas ilhas. Certamente é a melhor forma de chegar em Koh Lipe sem passar por perrengues. Eu já expliquei como chegar em Koh Lipe e como funciona o serviço da NokAir neste link.

Roteiro na Tailândia
Boeing 737-800 da Nok Air

De Koh Lipe para Krabi você pode fazer a viagem de avião – fazendo o caminho inverso da sua chegada – ou de barco. Na alta temporada as lanchas rápidas (speed boats) ligam Koh Lipe a Phuket, Phi Phi, Krabi, Koh Lanta e Trang. Todos os horários podem ser consultados neste site.

De Krabi para Phi Phi é o mesmo esquema, de barco e eu já mostrei aqui no blog como é esta viagem entre as ilhas viajando com a Phuket Ferry.

Como chegar a Phi Phi Island Roteiro na Tailândia
Krabi para Phi Phi

Você pode finalizar o seu roteiro por Phuket, a cidade não tem praias bonitas, ainda que possui lugares interessantes e um ótimo aeroporto internacional. De Phuket você consegue voltar para o Brasil, já que lá operam Qatar e Emirates, além de várias empresas aéreas europeias.

***


Quando ir e quanto custa:
Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Quanto custa viajar para a Tailândia?
Custo de vida na Tailândia
Que moeda levar para a Tailândia

Imigração e serviços:
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang
As companhias aéreas low-cost da Tailândia
Como funciona o Grab, o Uber da Ásia
Chip de internet na Tailândia

Leia mais::
Perigos e golpes na Tailândia
15 coisas que você precisa saber antes de visitar
Songkran, o ano novo tailandês

Para organizar a sua viagem:
O que fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok
Como usar o metrô de Bangkok

Roteiros em Bangkok:
O que fazer em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
8 experiências em Bangkok
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)

Atrações de Bangkok:
Grand Palace e Wat Phra Kaew
Wat Arun: o templo do amanhecer
Wat Pho: o templo do Buda deitado
Passeios de barco em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
Chinatown e o templo do Buda de Ouro
Templo de Mármore em Bangkok
Templo Golden Mount
Mercado Flutuante
Mercado do trem
Khao San Road
Suan Pakkad Palace
Chatuchack Weekend Market
Asiatique
Iconsian
Jim Thompson House
Caminhe sobre Bangkok em uma passarela de vidro


Como chegar em Ayutthaya
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)


O que fazer em Chiang Mai
Onde ficar em Chiang Mai
Aldeia das “mulheres girafa”
Tiger Kingdom
Templo Doi Suthep
Festival das Laternas de Chiang Mai
Uma experiência com os monges de Chiang Mai


Sukhothai, o berço da civilização tailandesa


Krabi & Railay Beach
Railay Beach, como chegar e o que fazer
Roteiro pelas ilhas saindo de Krabi
A ilha dos morcegos gigantes
Tour das 7 ilhas

Phi Phi Island
O que fazer em Phi Phi Islands
Como chegar em Phi Phi
Onde ficar em Phi Phi
Maya Bay
Mergulho em Phi Phi

Phuket
O que fazer em Phuket
Patong Beach em Phuket

Koh Lipe
O que fazer em Koh Lipe
Como chegar em Koh Lipe
Onde ficar

Koh Samui
Dicas de Koh Samui, como chegar e o que fazer
Três ilhas unidas por uma praia em Koh Ningyuan










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.