Regras atualizadas para entrar no Qatar em 2022

Regras para entrar no Qatar

Sede da Copa do Mundo de 2022, o Qatar se prepara para receber um grande fluxo de visitantes e se você está planejando uma viagem para Doha e não sabe quais são as regras para entrar no Qatar, este post vai responder todas as suas perguntas.

***

Primeiramente, é importante dizer que todas essas regras para entrar no Qatar valem para qualquer período do ano, independente se você vai ou não para a Copa.

Leia mais:
Quanto custa viajar para Doha
Dicas de Doha para organizar a sua primeira viagem
Onde ficar em Doha
Como funciona a conexão no aeroporto de Doha


Regras para entrar no Qatar


Vacina obrigatória

O visitante precisa estar com o ciclo vacinal completo, seja com as duas doses ou dose única no mínimo 14 dias antes da viagem e no máximo há 9 meses após tomar a última (ou a única) dose. Por enquanto ainda não está exigida a dose de reforço. 

As vacinas totalmente aceitas no Qatar são a Pfizer BioNTech, Moderna, Oxford/Astrazeneca, Coronavac e a Janssen/Johnson&Johnson.

É obrigatório portar o certificado de vacinação do ConecteSUS em inglês. O app oferece a opção de emissão do certificado em três idiomas: português, inglês ou espanhol.

Não vacinados também podem viajar para o Qatar, entretanto, é preciso apresentar um teste negativo do tipo RT-PCR antes do embarque na sua origem, realizar a quarentena obrigatória de 5 dias e fazer um teste rápido do tipo Antígeno no quinto dia.

Regras para entrar no Qatar
Regras atualizadas no site do governo do Qatar

Exame RT-PCR

É obrigatório realizar um exame do tipo RT-PCR (em inglês) em laboratórios em até 48 horas antes do embarque na sua origem. O teste de farmácia ou testes realizados em farmácias não valem.


Outros documentos

Além do teste e do certificado de vacinação, o visitante precisa ter um passaporte válido e reserva em hotéis antes da próxima etapa, que é submeter todos estes documentos no site Ehteraz.


Autorização de viagem

O próximo passo é pedir a autorização de viagem. O Ehteraz é o site do governo do Qatar responsável por emitir o documento. Primeiramente, é preciso fazer um cadastro rápido e em seguida inserir todos os dados da sua viagem no mínimo 12 horas antes do seu embarque

Documentos:

  • Cópia do passaporte (a parte que contém os seus dados e a sua foto)
  • Certificado de Vacinação em inglês
  • Resultado do exame do tipo RT-PCR com resultado negativo
  • Cópia da reserva do hotel no Qatar

Após realizar o procedimento, os seus dados serão analisados e uma autorização de viagem será emitida. O documento deverá ser apresentado tanto no check-in quanto na chegada ao Qatar.

Regras para entrar no Qatar
Lista de documentos no Ehteraz

Baixar o app Ehteraz

Por fim, é preciso baixar o app Ehteraz no seu celular e logar com a mesma conta que você criou no site para que as autoridades locais possam monitorar a sua passagem pelo Qatar e entrar em contato caso seja necessário.

É preciso ter internet no celular, recomendo comprar um chip de celular no aeroporto de Doha. Escolha a Ooredoo ou Vodafone, ambas possuem excelente cobertura 4G no Qatar.


Procedimentos para voltar ao Brasil

O exame RT-PCR ou Antígeno para regresso ao Brasil não é mais necessário, assim como o preenchimento da autorização de viagem da Anvisa.


Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Doha e também onde evitar. Recomendo a leitura.

A melhor região para ficar em Doha é no Souq Waqif, ou ao redor dele. Dentro do Souq existem alguns hotéis excelentes, como o Souq Waqif Boutique Hotels da Tivoli que tem uma localização excelente. Ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli e fica em frente ao Souq, assim como o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks que é um aparthotel.

Outra opção é o Alwadi Hotel Doha MGallery, que fica em um dos outros lados do Souq e com excelente localização. O Kingsgate Hotel Doha, que foi onde eu já fiquei duas vezes e me agradou bastante.

Outras opções na mesma região, temos o Horizon Manor Hotel, ao lado do Museu de Arte Islâmica, assim como Saraya Corniche Hotel e o Best Western Plus Doha.


Dicas para organizar a sua viagem
Quanto custa viajar para o Qatar
Como é passar pela imigração em Doha
Como se vestir no Qatar
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Executiva
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Econômica


Roteiro completo em Doha em 3 dias
O que fazer em Doha em uma conexão
Museu de Arte Islâmica
Museu Nacional do Qatar
Souq Waqif
Corniche e passeios de barco pelo mar de Doha
Biblioteca Nacional do Qatar
Mesquita Nacional do Qatar

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

11 Comentários

  • Responder julho 4, 2022

    Klaus Klel

    Olá Fabricio, tudo bem?
    Vocẽ sabe se precisa de teste PCR para conexões?
    Obrigado desde já!

    • mm
      Responder julho 9, 2022

      Fabricio Moura

      Olá! Tudo e com vc? Pra conexão, não é necessário.

  • Responder julho 16, 2022

    Ivo

    Olá Fabrício, tudo bem?

    Teremos 15 hrs de conexão em Doha em janeiro, por isso queremos conhecer a cidade e ficar no hotel. Você acha que daria tempo para ter o resultado de PCR para seguir nossa viagem para próximo destino (obrigatório)?

    • mm
      Responder julho 18, 2022

      Fabricio Moura

      Oi Ivo, tudo bem? Acho arriscado, pois o resultado sai com 24 horas. Claro, pode sair antes, mas o normal são 24 horas.

  • Responder julho 18, 2022

    Isabella Batista

    Olá, gostaria de saber se para conexão realmente não é necessário o pcr negativo.
    E também se é preciso o cadastro no app Ehteraz.
    Obrigada !!

    • mm
      Responder julho 18, 2022

      Fabricio Moura

      Essas regras são válidas par ENTRAR no Qatar. Para conexão, não.

  • Responder julho 22, 2022

    Guilherme

    Olá tudo bem?
    Comprei o voo para tanzania, porém, irei “quebrar” a conexão e ficar por doha por dois dias e depois ir para londres. emissão de passagens independentes, acha que terei problema na imigração?

    • mm
      Responder julho 26, 2022

      Fabricio Moura

      Provavelmente sim, o agente de imigração pode interpretar como tentativa de imigração ilegal. E tem um outro problema, quebrando o seu voo, se você tiver algum voo de volta no mesmo código localizador, a companhia vai cancelar o seu voo de volta por no-show.

  • Responder agosto 9, 2022

    Everton Carvalho

    Olá!

    Tenho uma conexão de 20 horas em Doha. Para sair do aeroporto preciso de visto de trânsito? Tiro pelo Ehteraz mesmo? Já tenho os comprovantes de vacinação.

    Obrigado!

  • Responder agosto 9, 2022

    Everton

    Olá!

    Tenho uma conexão de 20 hrs em Doha. Para sair e voltar ao aeroporto é necessário PCR? E visto de trânsito, tiro no Ehteraz? Já tenho todos os comprovantes de vacinação.

    Obrigado!

    • mm
      Responder agosto 9, 2022

      Fabricio Moura

      Olá! As respostas da sua pergunta já estão no texto. Abs.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.