Chegando em Berlim pelo aeroporto Schönefeld

Chegando em Berlim

O Aeroporto de Berlim-Schönefeld é um dos dois aeroportos que atendem a capital da Alemanha, ao lado do Tegel, que fica dentro da cidade. Schönefeld fica distante 22 quilômetros do centro da cidade, mas diferente do Tegel, ele é atendido por uma estação de trem que o conecta às principais estações da cidade, incluindo a estação central, a Hauptbanhof. Chegando em Berlim por Schönefeld é sempre uma boa opção.

Schönefeld é incrivelmente pequeno, deve ter ⅓ do tamanho de Congonhas e ele fica ao lado do que será o novo aeroporto de Berlim, o Brandenburgo. Eu cheguei em Berlim em um vôo vindo de Lisboa, nós pousamos já na pista do novo aeroporto e taxiamos até o velho, pequeno e ultrapassado terminal de Schönefeld.

O saguão minúsculo

O saguão minúsculo

Esse aeroporto foi construído em 1934 e depois da Segunda Guerra Mundial, ele passou a ser o aeroporto dos soviéticos durante a época da Guerra Fria e do Muro de Berlim. Desde a queda do muro, Schönefeld não sofreu grandes mudanças. Andar por Schönefeld é como uma viagem no tempo.

A melhor maneira de ir do aeroporto até Berlim é de trem, existem ônibus que cobrem o trajeto, mas é uma viagem longa e demorada. De trem, você não gastará mais de 30 minutos até a estação central de Berlim.

Passarela de uns 400 metros até a estação de trem.

Passarela de uns 400 metros até a estação de trem.

Saindo do aeroporto, existem uma longa calçada coberta que leva até a estação de onde partem os trens. Ao longo dessa passarela existem algumas telas que mostram as próximas saídas. No fim da passarela, tem uma parte subterrânea que passa por baixo de uma rodovia, nesse túnel existem algumas máquinas de venda de bilhetes. O lugar é um pouco estranho, eu evitaria a noite se estivesse sozinho.

Uma dica importante: tenha moedas ou notas. Essas máquinas em particular não aceitam cartões de crédito, o procedimento de compra é bem simples e intuitivo, as máquinas tem alguns idiomas como opção, incluindo o inglês.

Passo 1: escolha o idioma

Passo 1: escolha o idioma

Passo 2: escolha o tipo de bilhete

Passo 2: escolha o tipo de bilhete

Passo 3: Faça o pagamento e pronto

Passo 3: Faça o pagamento e pronto

Compre o bilhete para as zonas “A, B e C” por 6,90 euros. A melhor opção de trem até Berlim é a linha RB19 (S-Bahn), pois você não precisará fazer nenhuma baldeação até a Hauptbanhof e de lá, você pode pegar outro trem ou metrô até qualquer parte da cidade.

Geralmente esse trem parte da plataforma 4, “Gleis” em alemão, mas basta conferir em uma das muitas telas o horário e a plataforma da próxima partida. Nunca se esqueça de validar o bilhete nas maquininhas vermelhas da estação antes de embarcar. Durante a viagem uma fiscal passa conferindo os bilhetes e você pode ganhar uma multa pesada se não validar o bilhete.

O trem na plataforma

O trem na plataforma

Um site ótimo para consultar os horários dos trens e que serve também para você planejar as suas viagens de trem (S-Bahn) ou metrô (U-Bahn) pela cidade é o VBB.de (Verkehrsverbund Berlin-Brandenburg), tem versão em inglês e você precisa colocar esse site nos seus favoritos.


Posts úteis para planejar a sua viagem:


Chegando em Berlim pelo Aeroporto Shonefeld
Como usar o metrô de Berlim
Qual é a melhor época para visitar Berlim
Quantos dias ficar em Berlim
Onde ficar em Berlim


Posts com o que fazer em Berlim:


O que fazer em Berlim (roteiro de 3 ou 4 dias)
A Ilha dos Museus em Berlim
Como é a visita ao Check Point Charlie
Roteiro do Terceiro Reich e Segunda Guerra Mundial
Roteiro em Berlim Oriental
Muro de Berlim e a East Side Gallery
Tempelhof: o aeroporto de Hitler que virou parque
Tiergarten: uma ilha verde no coração de Berlim


Onde ficar em Berlim


Eu escrevi um post bem detalhado explicando as melhores regiões para se hospedar em Berlim, recomendo muito a leitura antes de decidir onde ficar, pois Berlim tem algumas pegadinhas. Leia o post completo aqui.

Ou confira outras sugestões de ofertas no box abaixo:



Booking.com


Reserve um passeio em Berlim



Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.