Tiergarten: uma ilha verde no coração de Berlim

visitar Berlim

Preciso confessar que eu adoro parques urbanos, eles são como ilhas de ar puro e natureza no meio dos grandes centros urbanos. O que seria de Londres sem o Hyde Park, Nova York sem o Central Park, São Paulo sem o Ibira e Berlim sem o Tiergarten?

O Tiergarten fica no coração de Berlim, ele começa atrás do Portão de Brandemburgo e vai até o Zoológico. São mais de cinco quilômetros de verde que são cortados por algumas das mais importantes avenidas da cidade e lugares históricos como o Siegessaule, o memorial soviético e o Reichstag.

Como em Berlim todos os lugares tem uma grande história por trás, com o Tiergarten não poderia ser diferente. O parque foi criado para ser uma área de caça dos reis da Prússia, mais tarde se tornou um dos playgrounds de Hitler.

Tiergarten

Tiergarten

Depois da Guerra e com a divisão da Alemanha em duas, o Tiergarten ficou do lado ocidental e sofreu com o liberalismo que essa área vivia nos anos 70 e 80, o Tiergarten se tornou um dos maiores pontos de consumo de drogas do mundo.

Que leu o livro “Christiane F.” ou viu o filme – o que eu recomendo muito – vai se lembrar do que eu estou falando. Nessa época o Tiergarten ao lado do Zoológico de Berlim e da “Zoostation”, a estação de metrô do Zoológico eram os principais pontos de consumo de heroína e crack da Europa.

Os passeios de bike são os melhores

Os passeios de bike são os melhores

Depois da reunificação das Alemanhas oriental e ocidental com a queda do Muro de Berlim, o governo alemão e a prefeitura da cidade começaram um trabalho na área e com os dependentes e hoje o Tiergarten é um dos lugares mais agradáveis para caminhadas e pedaladas.

Se você vai a Berlim, uma ótima maneira de ter uma experiência mais local é alugando uma bike para pedalar pelos caminhos e trilhas do Tiergarten. No outono quando as folhas ficam douradas é ainda mais especial. Na verdade eu acho essa época do ano a melhor para visitar Berlim.

parque10

Caminhadas são ótimas também, olha esse chão

parque9

Cenário bucólico? Tem muitos!

parque11

A coluna da vitória

parque12

Vale subir, mas a fila é longa

parque8

Caminhos para chamar de seu

parque6

A galera de bike

parque5

Morri quando vi um Trabant assim, pertinho

parque4

A cúpula do Reichstag



Memorial soviético

Memorial soviético

parque3

Um tapete dourado


Como chegar ao Tiergarten


Muito fácil, existem várias estações de metrô na área do parque, mas eu recomendo começar o passeio pelo Portão de Brandemburgo, seguir até a Siegessaule (a Coluna da Vitória), um dos ótimos lugares para ver Berlim de cima e continuar o passeio até o Zoológico.

Pelo caminho você pode visitar o Memorial Soviético, que tem tanques e armamentos usados pelo Exército Vermelho na invasão a Berlim no fim da Segunda Guerra Mundial.  Ali pertinho também fica o Reichstag, vale a visita a cúpula de vidro do prédio.


Posts úteis para planejar a sua viagem:


Chegando em Berlim pelo Aeroporto Shonefeld
Como usar o metrô de Berlim
Qual é a melhor época para visitar Berlim
Quantos dias ficar em Berlim


Posts com o que fazer em Berlim:


A Ilha dos Museus em Berlim
Como é a visita ao Check Point Charlie
Roteiro do Terceiro Reich e Segunda Guerra Mundial
Roteiro em Berlim Oriental
Muro de Berlim e a East Side Gallery
Tempelhof: o aeroporto de Hitler que virou parque


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar