Como é voar com a Turkish Airlines dentro da Europa

Como é voar com a Turkish Airlines

Eu preciso confessar que estava muito ansioso para saber como é voar com a Turkish Airlines. Eleita diversas vezes a melhor companhia aérea da Europa, eu queria comprovar se o serviço deles era tão premium assim, mesmo voando em classe econômica.

Na verdade eu queria fazer um voo de longa distância com eles, mas quando eu finalizei a minha viagem pela Rússia e precisava chegar a Praga, na República Tcheca, o melhor preço foi com a Turkish, fazendo um stopover de 5 dias em Istambul. Excelente, né?

A Turkish tem sua base no Aeroporto Ataturk em Istambul, atendendo mais de 300 destinos em 120 países, é a companhia que mais voa para destinos internacionais. A Turkish opera um serviço diário de Istambul para São Paulo com prolongamento até Buenos Aires. Uma ótima opção para brasileiros chegarem tanto na Argentina, quanto em qualquer canto do mundo. Para isso, a empresa conta com uma frota de mais de 300 aeronaves de última geração da Boeing e da Airbus.

Boeing 777-300ER usado no serviço entre Istambul, São Paulo e Buenos Aires (Imagem: divulgação)

A expectativa era alta como vocês podem ver. Eu voei com eles de São Petersburgo para Istambul, voo operado por um Airbus A321 e depois de 5 dias incríveis em Istambul eu embarquei para Praga, na República Tcheca em um Boeing 737-800.

Como os serviços foram idênticos, eu vou fazer um só post contando as duas experiências.


Como é voar com a Turkish Airlines


Eu comprei as passagens direto no site da Turkish, aproximadamente 2 meses antes da viagem e paguei pouco mais de 400 reais nos dois trechos. Achei uma excelente oportunidade de voar em uma companhia cinco estrelas, pagando pouco e com um stopover em Istambul.


De São Petersburgo para Istambul


Check-in

Eu fiz o check-in online, o procedimento foi super simples e rápido. Mas como tinha uma mala para despachar, eu cheguei no Aeroporto Pulkovo em São Petersburgo faltando 3 horas para o voo. Para esses voos eles permitem uma mala de até 20 quilos.

Para quem vai embarcar em São Petersburgo, a dica é sair bem cedo do hotel pois o aeroporto fica longe da cidade, de 40min a 1 hora de carro, dependendo do trânsito. Além disso, os procedimentos de segurança na Rússia são lentos e burocráticos, tem que ir com tempo e disposição para o aeroporto.

Quando cheguei o check-in ainda não estava aberto, o que só aconteceu faltando 2 horas para o embarque e estava sem filas. Despachei a mala, peguei o cartão de embarque e eles entregaram duas tags de mala de plástico para identificação da bagagem de mão e da mala despachada. Poucas empresas oferecem isso, acho um carinho especial.

Tags de plástico para a identificação das malas

Depois do controle de segurança e imigração, eu acessei a sala de embarque do aeroporto de São Petersburgo, faltando 1 hora para o embarque, tempo mais que suficiente.

A aeronave

O voo TK402 foi operado por um Airbus A321 fabricado em 2015 e estava bem novinho. A Turkish tem duas configurações nos A321: um para voos domésticos e outro para as rotas internacionais, que são equipados com 20 poltronas na classe executiva no layout 2-2 e 158 poltronas na classe econômica no layout 3-3.

Todas as poltronas são equipadas com telas individuais do sistema de entretenimento com portas USB, mas não são equipadas com tomadas elétricas.

Como é voar com a Turkish Airlines: Interior do Airbus A321

Sistema de entretenimento individual

Espaço entre as poltronas

Conforto e entretenimento

Eu achei a distância entre as poltronas excelente, com um ótimo espaço para as pernas, mesmo se você tem mais de 1.80m de altura. Os apoios de cabeça são ajustáveis e nas poltronas tinham travesseiros de boa qualidade com fronha de algodão. Alguns passageiros pediram cobertores durante o voo e foram atendidos.

Travesseiro

O sistema de entretenimento da Turkish é excelente, com uma enorme variedade de filmes recentes, séries, programas de TV, música, jogos e o air-show (mapas de voo). O sistema está disponível em vários idiomas, incluindo o português. Mas nem todos os programas e filmes tem legenda ou dublagem em português.

Pouco depois da decolagem a tripulação distribuiu fones de ouvido de qualidade moderada. Minha dica é sempre levar o seu.

Como é voar com a Turkish Airlines: Sistema de entretenimento

Sistema de entretenimento

Sistema de entretenimento

Sistema de entretenimento

Controle remoto

Fones de ouvido

Voo e serviço de bordo

Deixamos o finger em São Petersburgo com 10 minutos de antecedência e decolamos para um voo de 3h20 dentro do horário.

Enquanto o serviço de bordo não começava, eu fui explorar o sistema de entretenimento, que é realmente muito bom. Aproveitei para ver A Forma da Água, nem é um filme tão novo assim mas eu estava com essa pendência. A qualidade da imagem é ótima, me acomodei na poltrona e curti o filme. Por sorte eu estava sozinho na minha fileira, melhor impossível.

Como é voar com a Turkish Airlines: Decolando de São Petersburgo. Olha esse céu lindo!

Aproximadamente 40 minutos após a decolagem a tripulação começou o serviço de bordo. Tinham duas opções, consegue adivinhar? Frango ou massa! Eu sei que nos voos de longa distância eles distribuem um cardápio com todas as refeições disponíveis, mas nesse voo não teve isso.

Eu fui de frango e estava excelente! Veio com molho e arroz branco, e estava realmente bem feito, com bom tempero e sal na medida. De acompanhamento veio uma salada de entrada, um sachê de molho, um pão meio sofrido, manteiga e de sobremesa um mousse de café, que estava muito bom.

Para beber tinham uma enorme variedade de bebidas, como sucos, refrigerantes e bebidas alcóolicas. Eu pedi um vinho tinto, que veio em garrafinha individual, algo que eu acho maravilhoso. Os talheres eram de metal e o copo de plástico, uma pena. Na bandeja também veio água, sal, pimenta e um lenço umedecido para a higiene das mãos.

Serviço de bordo

Entrada e sobremesa

Eu adoro essas garrafinhas de vinho

Após o almoço a tripulação serviu café ou tradicional chá turco, eu fui de café, deixei o chá para tomar em Istambul.

Vale ressaltar que as comissárias da Turkish são super simpáticas, sempre sorridentes e muito atenciosas. Todas falavam inglês super bem.

Café para arrematar

O voo foi super tranquilo, sem turbulências. Confesso que dormi um pouco depois do filme e quando acordei já estávamos nos aproximando da Turquia.

A aproximação para o pouso em Istambul é muito bacana, a gente sobrevoa toda a cidade, passa em cima do Estreito de Bósforo e regiões turísticas. A noite estava caindo e estava tudo lindo lá de cima.

Chegando em Istambul

Como é voar com a Turkish Airlines: Chegando em Istambul

Desembarque

Chegamos em Istambul no horário, o desembarque foi na remota, por conta do imenso movimento no aeroporto, os procedimentos são super lentos. Aqui no blog tem um post que eu explico como é passar pela imigração em Istambul, leia aqui.


De Istambul para Praga


Depois de 5 dias em Istambul, estava na hora de voar para Praga, na República Tcheca. Eu cheguei no aeroporto faltando umas 4 horas para o voo, pois as coisas em Istambul são muito lentas. Só para ter uma ideia, eu passei pelo raio-x 3 vezes! Uma vez ao sair do metrô, outra ao entrar no terminal internacional e por último, antes de entrar na sala de embarque.

Check-in

Novamente eu fiz o check-in online e despachei a mala no aeroporto. Em Istambul a Turkish separa o check-in da classe econômica por regiões: uma ilha só para voos para os Estados Unidos, outra ilha para voos europeus, asiáticos e por últimos os destinos da África e América Latina.

A aeronave

O voo TK1771 foi operado por um Boeing 737-800 fabricado em 2013, já está com 5 anos de uso, mas estava muito novinho e bem conservado. A Turkish tem 3 configurações diferentes nesse modelo de aeronave, este tinha 16 poltronas na classe executiva no layout 2-2 e 135 lugares na classe econômica no layout 3-3. O espaço entre as poltronas era igual do voo anterior.

Boeing 737-800 (imagem: divulgação)

Conforto e entretenimento

Todas as poltronas também tinham travesseiros e também são equipadas com sistema de entretenimento. No caso do Boeing, as telas são ligeiramente menores que as dos Airbus e a qualidade da imagem também é um pouco inferior. Até aí tudo bem, o ruim é que não tinha tomada elétrica ou porta USB. Após a decolagem a tripulação distribuiu os fones de ouvido.

Como é voar com a Turkish Airlines: Sistema de entretenimento

Controle remoto

Voo e serviço de bordo

O voo de pouco mais de 2h de duração saiu com um pouco de atraso, mas nada muito prejudicial. Após a decolagem eles começaram o serviço de bordo. Adivinha as opções? Errou! Tinha peixe ou frango, como não confio em pratos de peixe servidos em avião, eu fui de frango mais uma vez.

Como é voar com a Turkish Airlines: Serviço de bordo

Estava idêntico ao primeiro voo, mas veio com alguns legumes grelhados e estava ótimo. De entrada uma saladinha, um sachê de molho, não tinha pão (mas tinha manteiga rs) e de sobremesa veio um mousse de pêssegos, aprovadíssimo! Novamente as bebidas eram as mesmas e talheres de metal. Para um voo de pouco mais de 2 horas, eu achei um serviço excelente.

Altitude de cruzeiro

Mais um voo tranquilo, pousamos no meio de muita neve em Praga. Desembarque super rápido, uma conferência de passaportes na porta do avião – muitas pessoas ficaram na triagem – segui para a imigração, que foi super rápida, sem pergunta alguma!

Pouso na neve em Praga

Conclusão

Voar com a Turkish, mesmo em trechos curtos, foi uma excelente experiência. O preço era o mais barato para a rota que eu precisava e de quebra, um longo stopover em Istambul. Para stopovers de até 24 horas a Turkish fornece hotel e city tour para os passageiros gratuitamente. Definitivamente, uma companhia aérea cinco estrelas e que merece a fama que tem.


Leia mais


Como é passar pela imigração em Istambul
Como usar o metrô e os bondes de Istambul
Onde se hospedar em Istambul


Resolva aqui a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.