Como é voar com a Turkish Airlines de Paris a Istambul no A330

Turkish Airlines de Paris a Istambul

Depois de alguns dias na capital francesa eu peguei um voo da Turkish Airlines de Paris para Istambul onde eu passaria a noite antes de seguir em um voo para São Paulo.

Voar com a Turkish é sempre uma ótima experiência, seja em voos de média ou longa distância. Vocês podem ler todas as minhas resenhas de como é voar com a Turkish Airlines aqui.

Eleita diversas vezes como a melhor companhia aérea da Europa, a Turkish tem sua base no novo Aeroporto Internacional em Istambul, atendendo mais de 300 destinos em mais de 120 países, é a companhia que mais voa para destinos internacionais.

A Turkish opera um serviço diário de Istambul para São Paulo com continuação até Buenos Aires. Uma ótima opção para brasileiros chegarem tanto na Argentina, quanto em qualquer canto do mundo.

Leia outras avaliações aqui

Turkish Airlines de Paris a Istambul: Airbus A330-300 da Turkish (imagem: Airbus)


Turkish Airlines de Paris para Istambul


A Turkish Airlines opera no Terminal 1 do Aeroporto Charles de Gaulle em Paris, que é o terminal usado pelas companhias aéreas da aliança StarAlliance. É o terminal mais antigo de Paris, e bem acanhado quando o comparamos com o Terminal 2 onde opera a Air France e as companhias SkyTeam.

E falando em dicas para quem estiver chegando em Paris, eu já escrevi alguns posts bem úteis  explicando como chegar em Paris saindo do Aeroporto Charles de Gaulle e de Orly. Vou deixar os links aqui embaixo também:

Como é passar pela imigração em Paris
Como ir do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris
Como ir do aeroporto de Orly até o centro de Paris ou até o aeroporto Charles de Gaulle
Como usar o metrô de Paris

Estação do RER

Check-in

Eu cheguei no Aeroporto Charles de Gaulle faltando cerca de 3 horas para o meu voo e o check-in da Turkish já estava aberto. Fui atendido super rápido, despachei duas malas pois eu estava voltando para o Brasil depois de morar em Bangkok. Vale dizer que – até que mudem essa regra – passageiros voando com a Turkish tendo o Brasil como origem ou destino, tem o direito a despachar duas malas de até 23 quilos e uma mala de cabine de até 8 quilos.

Depois do check-in eu segui para o raio-x, controle de imigração e acessei a pequena sala de embarque de onde sairia o meu voo. O Terminal 1 do Aeroporto Charles de Gaulle tem pequenos satélites de onde saem os voos e essas salas são bem pequenas para o volume de passageiros, por tanto, se você for embarcar no Terminal 1, tenha bastante paciência.

A aeronave

O voo TK1822 foi operado por um Airbus A330-300 prefixo TC-LOC foi fabricado em 2015 e estava bem novinho e conservado. Essas aeronaves estão configuradas com 28 poltronas na classe executiva no layout 2-2-2 e 261 lugares na classe econômica no formato 2-4-2.

Turkish Airlines de Paris a Istambul: Classe econômica do A330


Detalhes das poltronas do final da cabine do A330


as poltronas são confortáveis, dentro do possível


O espaço entre as poltronas

Todas as poltronas são equipadas com telas individuais do sistema de entretenimento e com portas USB. Inclusive o sistema da Turkish embarcado nessas aeronaves é a versão mais atual, também achei a qualidade da imagem muito boa. As telas são touchscreen, mas também vem com o controle remoto acoplado a poltrona.

Turkish Airlines de Paris a Istambul: Sistema de entretenimento da Turkish


Sistema de entretenimento da Turkish


Mapa de navegação

O sistema de entretenimento da Turkish é ótimo, com uma grande variedade de filmes, inclusive muitos recentes, séries de TV, música, jogos e o air-show (mapas de voo). O sistema está disponível em vários idiomas, incluindo o português. Mas nem todos os programas e filmes tem legenda ou dublagem em português.

Controle remoto


Fones de ouvido

As poltronas são de couro com o apoio de cabeça ajustáveis, eu achei a distância entre elas boa, nada extraordinário, mas bem melhor que em muitas empresas aéreas. Nas poltronas tinham travesseiros de boa qualidade com fronha de algodão e fones de ouvido.

Travesseiro


Voo e serviço de bordo

A aeronave deixou o gate em Paris no horário, mas o taxi até a pista de decolagem foi longo e demorado por conta do tráfego de chegadas e partidas no aeroporto naquela hora, por isso saímos com um pequeno atraso.

Passando ao lado do gigante A380 da Air France

Aproximadamente 1 hora após a decolagem a tripulação começou o serviço de bordo. Apesar de ser antes do meio dia, eles serviram o almoço, o que eu achei ótimo pois é um serviço mais completo em relação ao café da manhã. #VaiGordinho! haha

Tinham duas opções: carne grelhada ou massa recheada com queijo. Nos voos de longa distância eles distribuem um cardápio com todas as refeições disponíveis, mas nesse voo não teve isso.

Confesso que a carne estava muito boa, vieram dois bifes grelhados, arroz e grão de bico. Além da entrada, sobremesa e pão. Na bandeja tinha também um copinho de água, sal, pimenta, manteiga, sachê de molho e um lenço umedecido para a higiene das mãos.

Turkish Airlines de Paris a Istambul: O almoço

Para beber tinha uma enorme variedade de bebidas, como sucos, refrigerantes e bebidas alcóolicas. Eu pedi um vinho tinto que veio em garrafinha individual, algo que eu acho maravilhoso. Os talheres eram de metal e o copo de plástico.

Após o almoço a tripulação passou servindo café ou tradicional chá turco. Como sempre, as comissárias da Turkish super simpáticas e muito atenciosas.

Turkish Airlines de Paris a Istambul: Voo em cruzeiro

Depois do serviço eu me acomodei melhor na poltrona até que uma senhora atrás de mim começou a reclamar que eu tinha reclinado a minha poltrona. Oi?! Sério, gente, eu sei que ao reclinar a poltrona reduz o espaço de quem está atrás mas é um efeito dominó, não é mesmo?

Enfim, para fazer a mulher parar de reclamar eu deixei a poltrona na metade do reclino, até porque, era um voo de pouco mais de 3 horas. Depois eu fui assistir um filme e foi o tempo de chegar em Istambul.

Turkish Airlines de Paris a Istambul: Quase chegando


Sobrevoando Istambul

Conclusão

Como sempre a Turkish entrega um serviço muito acima de maioria das companhias aéreas, seja em voos de curta, média ou longa distância. Eu adoro voar com eles e voaria mais vezes sem pensar duas vezes.


Novo Aeroporto de Istambul


Desde abril de 2019 a Turkish está operando no novo Aeroporto Internacional de Istambul. Eu já escrevi vários posts sobre este novo aeroporto aqui no blog. Vou deixar todos os links aqui embaixo, recomendo a leitura.

Conheça o novo aeroporto de Istambul
Como ir do novo aeroporto de Istambul até o centro da cidade
Onde ficar perto do novo aeroporto de Istambul
Como é voar com a Turkish Airlines (vídeo)

Como ir do novo Aeroporto de Istambul até o centro

Novo aeroporto de Istambul



Se você estiver procurando onde ficar em Istambul, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Veja aqui.

Veja também onde se hospedar perto do Novo Aeroporto de Istambul.

Na minha última passagem por Istambul eu fiquei no Dosso Dossi Hotels Old City. O Hotel fica no Sultanahmet, colado na Mesquita Azul e na Hagia Sofia. O hotel tem um café da manhã fantástico, além de alguns mimos como chá da tarde e sopa no fim da noite como cortesia.

Na minha primeira viagem eu fiquei em Yenikapi, e essa região é cheia de boas opções de hospedagem e eu escolhi o Marmara Place Old City Hotel e gostei muito desse hotel. A localização era perfeita, a poucos metros do metrô e apenas 2 quadras curtas do ponto de onde passam os trams em direção ao centro histórico.

Pertinho dele, e ainda mais perto do ponto dos trams, tem o Eskar Hotel, que falaram super bem dele pra mim e também é uma ótima opção de hospedagem em Istambul.

Outro hotel nessa região que estava entre os meus favoritos era o Eternity Hotel, com decoração super clean e vista incrível do salão de onde é servido o café da manhã.

Quer ficar hospedado em um hotel no melhor estilo palácio vitoriano e pagando pouco? A dica é o Deluxe Golden Horn Sultanahmet Hotel e como o nome diz, ele fica no Sultanahmet, colado nas grandes atrações de Istambul.

Agora, se você não quer arriscar e prefere ser conservador na hora de escolher onde ficar em Istambul, a dica é o Eurostars Hotel Old City. Ele fica pertinho da Ponte Galata e do Sultanahment.

Outras opções no Sultanahmet, dá uma olhada no Optmist Hotel, que tem uma vista linda da Mesquita Azul, o principal ponto turístico de Istambul. Outro hotel lindinho é o Coliseum, que fica praticamente dentro do Hipódromo e com uma vista perfeita da Mesquita Azul, Hagia Sofia e do Bósforo.


Dicas da Turquia para organizar a sua viagem
Como ir do novo aeroporto de Istambul até a cidade
Com ir do aeroporto Sabiha Gökçen até o centro de Istambul
Como usar a rede de metrô e bondes de Istambul
Imigração em Istambul
Golpes na Turquia


O que fazer em Istambul
Como visitar a Mesquita Azul
Hagia Sophia
Torre Gálata
Os bazares de Istambul
Passeio de barco pelo Estreito do Bósforo
Cisterna da Basílica
Ponte Gálata










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.