Onde se hospedar em Havana e também onde não se hospedar

hospedar em Havana

Havana é uma cidade grande, com transporte público ruim, o que torna a locomoção cara para quem se hospeda fora das áreas de maior interesse turístico. Escolher uma boa localização para se hospedar é importante em qualquer lugar, mas em se tratando da capital Cubana, é essencial. Então, onde se hospedar em Havana?


Onde se hospedar em Havana


O melhor lugar para se hospedar em Havana é em Habana Vieja, o bairro antigo da cidade e onde ficam a maioria dos lugares de interesse. É lá que ficam os melhores bares, restaurantes, museus e as ruas mais charmosas.

Leia mais:
O que fazer em Havana (roteiro de 3 dias)

Se hospedar em Habana Vieja pode ser mais caro do que em outras partes da cidade (dependendo do tipo de acomodação), mas considerando que se hospedando em um lugar mais afastado você vai gastar uma média de 20 CUCs por dia de taxi (uma ida e uma volta), vale muito a pena pagar um pouco mais e ficar na parte antiga da cidade.

Em Habana Vieja tem opções de hospedagem para todos os bolsos. Um tipo de hospedagem muito comum em Havana são as casas de família. Mas o esquema é profissa, as casas precisam ter autorização do governo para funcionar e muitas são como pousadas.

É um meio mais barato e uma forma de conhecer mais o dia a dia dos cubanos. Você encontra várias opções de casas anunciadas no Airbnb ou contatos no Tripadvisor.

Várias opções de casas no Airbnb

Várias opções de casas no Airbnb

Para quem curte hostels, essa região de Havana está cheia deles e os preços começam em 10 dólares, dá para fazer a reserva usando o site Hostelworld (www.hostelworld.com).

Reservar hotel em Cuba é um pouco complicado para quem está acostumado a usar sites como o Booking.com, pois o país ainda não permite transações feitas por alguns sites, mas isso está mudando. O melhor a fazer (ainda) é escolher um hotel e reservar direto no site deles pelos canais de atendimento disponíveis.

Se você quiser gastar um pouco mais, porém se hospedar no melhor lugar de Havana, eu recomendo o Iberostar, ele tem diárias a partir de 181 Euros, bem mais barato do que eu paguei em um hotel longe e imundo (leia mais abaixo).

Bem mais em conta também que o Hotel Inglaterra, quase em frente ao Iberostar e que tem uns quartos antiquados por 250 Euros.


Onde não se hospedar em Havana


Quando estive em Havana, me hospedei no Hotel Gran Caribe Habana Riviera e foi um erro absurdo. O hotel tinha tudo para ser muito bom, foi o Hotel Hilton de Havana antes da Revolução Cubana e é cheio de história.

Foi construído pelos mafiosos Meyer Lanski, Sam Giancana e Lucky Luciano, tem um lobby bacana que remete a sua época de glória, os quartos são enormes e com uma vista incrível, mas os móveis são velhos, os lençóis e travesseiros mofados, tinha vômito seco na fronha do meu travesseiro, manchas suspeitas na capa de uma almofada, faltou luz só no nosso andar por horas e tinha fios de cabelos e sujeira em todo quarto e corredores. Ah, a vista é linda, mas a janela abre completamente. Olha o risco!

O segundo problema é que ele fica longe de tudo, apesar de ser de frente para o Malecón, todas as vezes que saíamos do hotel para ir a Habana Vieja a gente gastava facilmente 20 CUCs ida e volta. Se fosse sair a noite eram mais 20 CUCs. Ou seja, em um dia a gente poderia ter uma despesa de 40 CUCs (40 dólares) só de taxi e isso é muito caro para qualquer padrão internacional, visto que o hotel ficava a uns 4 quilômetros do centro.


Mais sobre Cuba


Para visitar

O que fazer em Havana
La Bodeguita del Medio e El Floridida: a Havana de Hemingway
Fortaleza de San Carlos de La Cabaña e a melhor vista de Havana
Como é a visita ao Museu de La Revolución Cubana

Para se programar

15 coisas que você precisa saber antes de visitar Cuba
Visitar Cuba é caminhar por seus dois mundos paralelos
Que moeda levar para Cuba
Como conseguir o visto para Cuba
Como é passar pela imigração em Cuba


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar