Que moeda levar para Cuba, melhor câmbio e cartão de crédito

Que moeda levar para Cuba

Cuba é um país repleto de particularidades e claro, em se tratando de que moeda levar para Cuba, a coisa fica um pouco mais complicada do que nos outros países. Para começar, Cuba é o único país que eu conheço onde existem duas moedas oficiais, o CUP (peso cubano) e o CUC (peso cubano convertible) que é a moeda usada pelos turistas.


Dinheiro em Cuba: CUC ou CUP


Deixa eu explicar melhor essa história. O CUC é a moeda que circula em alguns setores da economia cubana, principalmente no turismo. É a moeda que você vai usar para pagar hotéis, passeios, transportes, restaurante e até aquele imã de geladeira, por mais baratinho, vai ser cobrado em CUC.

A cotação dele é equivalente ao dólar americano, então, 1 CUC é o equivalente a 1 Dólar, isso facilita bastante na hora de converter os preços para saber se estamos pagando barato ou caro em alguma coisa.

O CUC

Que moeda levar para Cuba: o CUC

Já o CUP, também chamado de Moneda Nacional, é o dinheiro que paga os salários dos cubanos em sua grande maioria e vale o equivalente a 0,24 centavos de dólar por 1 CUP (cotação em janeiro de 2017) e aqui fica bem claro a disparidade financeira na ilha dos irmãos Castro.

Em todos os lugares turísticos os preços vão estar em CUC, em lugares só frequentados por cubanos, os preços estarão em CUP ou MN, a abreviação de Moneda Nacional. Pode parecer confuso e de fato é, mas fica tranquilo pois dificilmente você como turista terá contato com o CUP.

Mas se por acaso você precisar diferenciar as moedas, no CUC vem escrito Pesos Convertibles na frente, eles são ilustradas com monumentos nacionais e são cédulas mais novas. O CUP tem cédulas mais antigas e tem os heróis nacionais estampados nas notas.


Que moeda levar para Cuba


Apesar da cotação do CUC ser equivalente ao dólar americano, a melhor moeda a levar para Cuba é o Euro. Em razão do embargo econômico imposto pelos Estados Unidos, as casas de câmbio cubanas cobram uma taxa de 10% para trocar dólares americanos por CUCs.

Em geral, o Euro tem boa cotação em Cuba e outras moedas bem aceitas são a Libra Esterlina e o Dólar Canadense. Viajando pelo país a gente entende a razão, os canadenses estão por toda parte e são a maioria dos turistas que visitam a ilha.

Em todas as casas de câmbio que eu vi, o Euro era aceito e assim como as outras moedas, não tem taxas adicionais para troca.

Se você estiver pensando em trocar reais por CUC aqui no Brasil, esqueça. As casas de câmbio brasileiras não oferecem a moeda e os Reais não são aceitos pelas casas de câmbio cubanas.


Onde fazer o câmbio em Havana


Em Cuba as casas de câmbio se chamam Cadeca, nome da instituição financeira do governo e as casas ficaram conhecidas por esse nome. Existem Cadecas em todas as partes de Cuba, nos aeroportos, hotéis, resorts e nas ruas.

Dá para fazer o câmbio também em algumas agências do Banco Metropolitano, a principal agência fica na Calle O’Reilly em Habana Vieja e as filas são enormes.

Eu troquei todo o dinheiro que usei em Cuba de uma vez na casa de câmbio do Aeroporto Internacional José Martí em Havana. A cotação lá é praticamente a mesma da cidade, então, vale a pena trocar seu dinheiro já na chegada.

 

Fila da casa de câmbio no aeroporto de Havana

Que moeda levar para Cuba: Fila da casa de câmbio no aeroporto de Havana

Existe uma casa de câmbio no setor de desembarque do aeroporto de Havana, mas ela fica na calçada, na área externa e parece um lugar meio inseguro. Além disso, uma amiga foi roubada pelo funcionário nessa casa de câmbio, ele deu dinheiro a menos pra ela e não deu o recibo da operação.

Na área de embarque tem outros dois balcões, esses parecem ser mais seguros (foto acima), mas se prepare para a fila quilométrica também.


Cartão de crédito em Cuba


Cartões de crédito são pouco aceitos em Cuba e cartões de bancos americanos ou filiais não são aceitos. Porém, mesmo onde os cartões forem aceitos, usar cartão de crédito em Cuba não é uma boa ideia, pois além do IOF de 6,38%, em Cuba é cobrada uma taxa de 3% para operações com cartão de crédito.

Mas se mesmo assim você quiser usar, as bandeiras VISA e Mastercard são aceitas, o que não deixa de ser uma ironia, pois são empresas globais, mas que foram fundadas nos Estados Unidos.


Leia mais

O que fazer em Havana
15 coisas que você precisa saber antes de visitar Cuba
Visitar Cuba é caminhar por seus dois mundos paralelos
Como conseguir o visto para Cuba
Como é passar pela imigração em Cuba


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

3 Comentários

  • Responder março 6, 2017

    Mauricio Teixeira

    Acabei de voltar de Havana, a melhor cotação era do dólar canadense, você vai ganhar 90% a mais do que trocar com Euro, pois aqui o dólar canadense custa 2,50 e o euro 3,50 aqui. No aeroporto, 1 euro = 1 CUC e 1 dólar canadense = 1,36 CUC. Não sei porque ninguém divulgou isto até hoje, ou se o valor do dólar canadense subiu tanto assim recentemente apenas.

  • Responder novembro 7, 2017

    SILVIA HELENA BARBOSA

    Mauricio boa tarde! Tudo bem? Sua informação sobre o dólar canadense me deixou bem em dúvida estou indo viajar em abril de 2018 e procurei a informação em várias fontes e não conseguir encontrar nada nese valor de conversão que você informou.

    • mm
      Responder novembro 7, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Silvia, é Fabricio. Eu fui em dezembro de 2016 e voltei em janeiro de 2017, já tem um tempinho. Leva Euro.

Deixe uma resposta