Varadero, os cayos e as praias mais bonitas de Cuba

Varadero

Quem visita Cuba, vai atrás da atmosfera retrô de Havana e claro, das famosas praias cubanas. A boa notícia é que o país tem praias belíssimas, com águas cristalinas, quentes, e areia fina e branquinha. A má notícia é que as melhores praias e regiões praianas em geral ficam ligeiramente afastadas de Havana. Como a famosa Varadero.

Apesar da capital cubana estar na beira do mar, a cidade não tem praias, só pedras e mar. Mas quando os moradores de Havana querem curtir uma praia, eles vão para Playa del Este, uma região distante aproximadamente 20km do centro da capital.

Atenção: Seguro viagem é obrigatório para visitar Cuba. Faça o seu aqui com desconto


Varadero e os cayos


Mas se você quer realmente conhecer as melhores praias cubanas, recomendo muito ir para Varadero, Cayo Largo ou Cayo Coco. Só para você entender melhor, “cayo” são pequenas ilhas e para chegar até lá você vai precisar contratar um tour.

Varadero é famosa por ter algumas das mais belas praias de Cuba e posso garantir que a beleza do lugar faz jus à fama. Varadero fica distante aproximadamente 2 horas de carro desde Havana, é o mais famoso balneário da ilha e com uma melhor infraestrutura turística.

Praia de Varadero

A cidade fica localizada na Península de Hicacos, são mais de 20km só de praias lindas com aquele azul inacreditável. Essa região é cheia de resorts de todos os preços, vale muito se hospedar em um deles e ter acesso direto as praias. Eu me hospedei no Meliá Las Antillas, um resort all inclusive e fiquei lá por 5 dias, pode parecer muito, mas eu ficaria até mais. Leia mais abaixo.

Olha esse mar


E o que fazer em Varadero?


Dá pra resumir o que fazer em Varadero com uma palavra: praia! Existem até alguns tours que são vendidos em hotéis que exploram a região, visitam algumas cidades históricas mas eu achei caro e pouco interessante. Por isso, é melhor aproveitar muito as praias belíssimas de Varadero.

Eu também recomendo muito usar Varadero como base para explorar os Cayos e as praias da região. Foi em Varadero que eu vi o mar mais cristalino da vida, a água se parecia muito com uma piscina, além de ser um mar calmo, muito recomendado para todas as idades.

Uma piscina

Algo que chamou muito a minha atenção, é que a península é tomada por turistas, na grande maioria europeus e canadenses. É uma região que os cubanos não frequentam, isso é um pouco estranho, mas funciona assim mesmo na ilha.

Varadero é realmente um pedacinho do paraíso e eu recomendo muito combinar a viagem entre Havana e esse cantinho azul de Cuba.

O tempo é bom em boa parte do ano


Como chegar em Varadero


Quando eu estive em Cuba eu visitei Varadero e Havana. A minha chegada foi por Havana e ainda no Brasil já tinha contratado um transfer até Varadero, que fica a uma distância de 150 quilômetros da capital.

O transfer pode ser feito em vans, carros particulares ou táxis e a boa notícia é que são carros novos e com ar condicionado. O preço foi puxado, a viagem de 2 horas custou 120 CUCs (120 dólares) o trecho, na volta de Varadero para Havana foi um pouco mais barato 110 CUCs (110 dólares).

A ponte mais alta de Cuba no meio do caminho

Eu contratei esse serviço direto com o pessoal do hotel onde eu me hospedei e certamente a maioria dos hotéis podem oferecer esse serviço.

Infelizmente essa é a única forma para chegar em Varadero, pois o transporte público não é uma opção para turistas. Mas se você estiver viajando com pelo menos mais uma pessoa, já vai diluir os custos.

Imagem de capa: Shutterstock

Taxista que fez o nosso transfer


Onde se hospedar em Varadero


Eu me hospedei no Meliá Las Antillas, em um dos melhores pontos da península onde fica a cidade. O resort é um all-inclusive, mas vamos considerar que, apesar de ser um rede internacional, em Cuba o padrão de qualidade cai drasticamente quando a gente compara com outros lugares.

Clique aqui para ver os preços no Booking.com

Meliá Las Antillas

Meliá Las Antillas

Confira aqui a minha lista de opções de hospedagem (clique aqui) ou você pode conferir algumas ofertas na caixa abaixo.



Booking.com


Reserve um passeio em Varadero



Mais sobre Cuba


Planejando a sua viagem

Que moeda levar para Cuba
15 coisas que você precisa saber antes de visitar Cuba
Visitar Cuba é caminhar por seus dois mundos paralelos
Como conseguir o visto para Cuba
Como é passar pela imigração em Cuba
Quando visitar Cuba
Onde se hospedar em Havana
Como se locomover por Cuba
Como usar a internet em Cuba

Mais coisa para fazer em Cuba

O que fazer em Havana (Roteiro completo)
Fortaleza de La Cabaña
La Bodeguita del Medio
Museu da Revolução Cubana
Varadero e as praias cubanas


Guia de Havana para download


Guia de Havana para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.