Chegando em Amsterdã por Schiphol: imigração e transporte

Chegando em Amsterdã

O Aeroporto de Schiphol, localizado nos arredores de Amsterdã é um dos maiores e mais importante aeroportos da Europa, é também o hub da companhia aérea holandesa KLM e recebe vôos diários do Rio de Janeiro e São Paulo. Nesse post, vou dar todas as dicas para você que estará chegando em Amsterdã por esse aeroporto.

Schiphol funciona todo em um único prédio, dividido em 3 áreas (lounges 1, 2 e 3) e é muito grande. Só para ter uma idéia, em 2014 Schiphol foi o quarto aeroporto mais movimentado da Europa e tudo funciona em um único terminal, enquanto Heathrow, o campeão em número de passageiros no ano passado, possui 5 terminais.

Mapa de Schiphol

Chegando em Amsterdã: Mapa de Schiphol

Ao desembarcar em Schiphol, prepare-se para andar muito por longos corredores, o aeroporto tem muitas esteiras que facilitam o fluxo de pessoas, mas mesmo assim, você pode ter que caminhar uns 25 minutos até o balcão da imigração.


Chegando em Amsterdã: Imigração


O setor de imigração e controle de passaportes de Schiphol é rápido e organizado, é tanta gente ao mesmo tempo, que se não fosse essa organização impecável dos holandeses, o lugar poderia ser um caos. O procedimento é muitos simples, os oficiais fazem as perguntas mais básicas: de onde vem, quantos dias ficará, para onde vai ao deixar a Holanda, etc. Se você não fala holandês, nem precisa se preocupar, eles falam inglês com clareza.


Transporte


Schiphol tem grande fartura de transporte, você pode optar pelo trem que vai até a estação central, ônibus ou taxi. Eu acho que o trem é sem dúvidas a melhor opção e como Amsterdã não é uma cidade grande como Londres ou Nova York, um taxi da estação até o seu hotel não passará de 10 euros.

Máquinas que vendem os bilhetes para o trem

Chegando em Amsterdã: Máquinas que vendem os bilhetes para o trem

Os trens que ligam o aeroporto à Amsterdam Centraal são operados pela NS Highspeed, o bilhete custa 3,90 euros e pode ser comprado no balcão da NS ou em dezenas de máquinas amarelas espalhadas pela Schiphol Plaza, o hall principal do aeroporto. O pagamento pode ser feito com dinheiro, moedas e cartão de crédito. O procedimento é bem simples, tem um vídeo no YouTube que mostra o passo a passo.

As plataformas de embarque ficam no subsolo do aeroporto, basta seguir as placas azuis “Naar de treinen / to the plataform” e procurar as plataformas 5 e 6, são delas que partem os trens até a Amsterdam Centraal. Os comboios saem a cada 30 minutos durante o dia e de hora em hora pela noite. A viagem dura apenas 13 minutos.

Os trens da Intercity

Chegando em Amsterdã: Os trens da Intercity

Alguns trens saem com destino a estação sul, a Amsterdam Zuid, a viagem dura aproximadamente 7 minutos. Vale pegar o trem que fique mais próximo do seu hotel.

Os trens não tem o itinerário na frente, o destino e horário das próximas partidas são informados em painéis eletrônicos ao longo das plataformas. Os trens da NS são bem espaçosos e confortáveis, os vagões tem dois andares, mas se a sua mala estiver pesada, não recomendo ir para o andar de cima, a escadinha é bem apertada e dificulta o acesso.

Note que em nenhum momento você passará por catracas ou validadores de bilhetes antes de embarcar, diferente de outros lugares. Mas tenham sempre seu bilhete em mãos pois eles podem ser solicitados a qualquer momento pelo pessoal da ferrovia. Se você estiver sem o bilhete poderá pagar uma multa de 30 euros.


Deixando Amsterdã


Se você vai deixar Amsterdã pelo aeroporto de Schiphol, todo o procedimento de checkin e despacho e bagagens pode ser feito por você mesmo. O self-checkin não é mistério para ninguém, mas se a sua mala pesar até 25kgs você poderá despachar a mala pelo self service baggage drop off.

Você mesmo pode despachar as suas malas

Chegando em Amsterdã: Você mesmo pode despachar as suas malas

Outra dica importante, é que se o seu vôo for intercontinental, o raio-x só é feito antes de entrar no avião. Por conta disso, cuidado para não perder muito tempo no freeshop e chegar no portão de embarque na última hora.

Leia mais:
Dicas para passar pela imigração na Europa sem medo

Procurando o que fazer na Holanda?


O que fazer em Rotterdam
O que fazer em Amsterdã
Keukenhof: o jardim de tulipas mais bonito da Holanda
Museu Madame Tussauds em Amsterdã
Red Light District em Amsterdã
Jordaan, o bairro mais legal de Amsterdã
A parada das flores na Holanda
Já ouviu falar de Rosendaal, na Holanda?


Programe sua viagem


Chegando em Amsterdã por Schiphol: imigração e transporte
Como ir de trem de Amsterdã para Bruxelas


Procurando hospedagem em Amsterdã?


Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram.


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

147 Comentários

  • Responder dezembro 9, 2015

    João Teófilo

    Olá,

    Viajarei para Zurique agora no final do ano, com escala em Amsterdã, onde passarei pelo controle de imigração. Levarei comigo uma Carta Convite, e minha dúvida é se a carta pode uma impressão a partir de uma carta digitalizada ou se deve ser, obrigatoriamente, a carta original.

    Obrigado!

    • mm
      Responder dezembro 10, 2015

      Fabricio Moura

      Oi João, o ideal é que seja de próprio punho e que tenha o telefone da pessoa que vai te receber, eles costumam ligar para confirmar.

  • Responder dezembro 13, 2015

    Renan

    Olá,

    estive em Amsterdam no ano passado, porém fui por Paris, onde fiz o controle de imigração por lá. Ano passado estive em uma espécie de mochilão, passando por alguns hotéis etc. Porém esse ano vou ficar hospedado em uma casa e estou levando apenas a carta digitalizada, em holandês. Corro algum risco?

    • mm
      Responder dezembro 13, 2015

      Fabricio Moura

      Oi Renan, o ideal é que a carta seja original, escrita de próprio punho e com telefone de contato, eles podem querer telefonar.

      Abraços!

  • Responder janeiro 21, 2016

    andreia goncalves da rosa

    ola meu nome e andreia e vou viajar dia 5 para amsterda visitar meu namorado,o problema e que estou morrendo de medo por nunca ter viajado pra tao longe,e nao falo ingles.entao queria algumas dicas que podessem me ajudar chegando la no aeroporto.por favor me ajude.

    • mm
      Responder janeiro 22, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Andreia, tudo bem?

      Mesmo sem falar inglês, acho que você pode decorar algumas daquelas perguntas básicas que os oficiais de imigração fazem. Tenha toda documentação em mãos, inclusive a passagem de volta e se você for se hospedar com o seu namorado, precisa ter uma carta escrita por ele (em inglês) dizendo que vc vai se hospedar em tal lugar, no período x e todos os dados de contato. Isso é muito importante!

      Boa viagem =)

  • Responder fevereiro 27, 2016

    Joana

    Olá, estarei indo para Milão mas faço conexao em amsterdã, vou pela KLM, gostaria de saber se as pessoas que estão em conexão ficam em um espaço fechado para passar pela imigração , e se não for o caso, gostaria de saber se é muito complicado encontrar o balcão, não falo nada de ingles, estou com muito medo.

    • mm
      Responder fevereiro 27, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Joana, tudo bem?

      Logo após o desembarque, europeus ou não europeus seguem na mesma direção, lá na frente, quem for europeu vai para o lado direito e os demais para o lado esquerdo. Passando pela imigração, você vai direto para o portão de embarque do seu próximo vôo. Quando você sair daqui do Brasil, a KLM já vai te dar o cartão de embarque do segundo vôo, assim, não precisa procurar o balcão deles em Amsterdã. Mas a entrevista na imigração é em inglês, eles fazem perguntas básicas, por isso, seria bom você ter uma noção para responder essas perguntinhas.

    • Responder novembro 2, 2016

      Juriveo

      Oi fabricio blz?fui deportado de portugal no dia 27 outubro 2016 porq tinha carta de expulsao da espanha gostaria de saber se passo por amsterdam sem problema?porque em portugaleles olharam no computador que fica nas cabines de imigracao,amsterdam tem essas cabines?

      • mm
        Responder novembro 2, 2016

        Fabricio Moura

        Putz, amigo. Tem sim e o sistema é todo interligado. Provavelmente eles tem essa informação também.

  • Responder fevereiro 27, 2016

    Joana

    E a bagagem? eu pego em Amsterdã ou so em milão?

    • mm
      Responder fevereiro 27, 2016

      Fabricio Moura

      Só em Milão, vai direto pra lá.

  • Responder fevereiro 27, 2016

    Joana

    Fabricio muito obrigada vc me ajudou bastante, estou muito aliviada. Essa sua página é maravilhosa, parabéns !!

  • Responder fevereiro 27, 2016

    Joana

    Fabricio, eu esqueci de te perguntar … depois que eu chegar em milão eu preciso passar novamente pela imigração ? E quando estiver voltando para o Brasil? Tenho que fazer imigração novamente quando chegar em Amsterdã ?
    Desde já te agradeço !

  • Responder fevereiro 28, 2016

    Andrea Nascimento

    Ola Fabricio
    Como vai ?
    Destino final sera Paria, porem conexao em Amsterdam – (Schiphol), estou bem tensa.
    – Inlges basico, mesmo decorando as frases padrao em Ingles, e facil o entendimento ?
    – a passagem para a conexao sera retirada ainda no Brasil, e facil achar o gate para o proximo embarque ?
    – bem sinalizado ?
    Grata pela ajuda

  • Responder fevereiro 29, 2016

    Renato

    Fabrício, primeiramente obrigado pelas informações!!!!!!

    Cara, vou pra Dublin e conexão em Amsterdam durará 8 horas.

    Circustâncias, rs:

    a) Primeira viagem de avião;

    b) Falo nada de inglês;

    c) Acredito que as tarefas mais simples e rápidas, farei de maneira mais cautelosa possível, consequente vou gastar mais tempo, rs;

    d) Sou bem receoso e me sentiria bem mais à vontade se chegasse com folga de tempo para seguir viagem para Dublin.

    e) Tenho bastante vontade de conhecer.

    Diante disso, será que vale a pena (Tempo e Dinheiro) sair do aéroporto?

    =S

    Um abraço, cara… e mensagens de obrigado são ainda pouco pra agradecer a prestatividade!

    • mm
      Responder fevereiro 29, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Renato, tudo bem? Se você comprou a passagem na KLM para o trecho Brasil (SP ou RJ) até Dublin via Amsterdã, como a Irlanda não faz parte do espaço Schengen, significa que os passageiros não fazem a imigração em Amsterdã, é um procedimento igual ao que eu fiz quando fui para Londres via Amsterdã. Você não sai da sala de embarque internacional de Schiphol, vai sair de um portão e entrar no outro e só vai fazer a imigração quando desembarcar em Dublin.

      Se na volta, for via Amsterdã e você tiver um tempinho, vale sair do aeroporto sim. De trem até Amsterdã são exatamente 15 minutos e a passagem custa uns 5 euros. Dúvidas, me chama aqui, vamos falando.

      • Responder março 12, 2017

        Bruno Mendes

        Bom dia Fabrício!

        Minha situação é bem parecida com a do colega aqui. Vou para Cork na Irlanda e tenho uma conexão de 8hs em Amsterdã. Até comprei um ticket de museu para passear pelo centro durante este tempo, pois ficar 8hs no aeroporto ninguém merece. O que eu não entendi é o que você disse “Você não sai da sala de embarque internacional de Schiphol, vai sair de um portão e entrar no outro e só vai fazer a imigração quando desembarcar em Dublin.”.

        Terei que passar pela imigração para sair do aeroporto logicamente. Ou não posso sair?
        Pode me ajudar? Falo inglês mas esta é minha primeira viagem internacional e estou meio receoso.

        • mm
          Responder março 12, 2017

          Fabricio Moura

          Oi Bruno, desculpa se não fui claro. Para sair do aeroporto você precisa passar pelo processo de imigração. Quem vai para Irlanda ou Reino Unido não precisa fazer a imigração, basta permanecer na sala de embarque, a não ser que queira sair do aeroporto para passear em Amsterdã antes de seguir viagem, o que é o seu caso. O processo é simples, fica tranquilo.

  • Responder março 9, 2016

    Samuel

    Fabrício, farei minha primeira viagem para fora da América do Sul em maio. Meu passaporte está em branco e eu vou para Alicante (Espanha), com conxão em Amsterdã. Imagino que a imigração será na capital holandesa. Essa é uma viagem que planejei durante toda minha faculdade, para me dar de presente ao me formar. Só que estou morrendo de medo de não passar pela imigração. Vou levar um bucado de euro em espécie e o restante do dinheiro estará em reais num cartão pré-pago internacional. O que você acha desse meu planejamento? Na sua opinião, devo ter atenção a quais detalhes? Obrigado.

    • mm
      Responder março 9, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Samuel, tudo bem? Não se preocupe com seu passaporte estar em branco, eu cheguei pela primeira vez em Londres (onde são bem rígidos) com passaporte em branco anos e anos atrás e não tive nenhum problema. Seu panejamento está correto e você tendo a viagem de volta + comprovante de hospedagem, não tem o que temer. A sua imigração vai ser na Holanda mesmo. Vai dar tudo certo, depois conta aqui como foi. =)

  • Responder março 13, 2016

    Carla Rosane Motta

    Olá Fabricio!

    Vou a Portugal e faço conexão em Amsterdã. Fiquei um pouco preocupada por saber que ao passar pela imigração podem me fazer perguntas que não domine a língua para responder.
    Preciso da carta convite? Meu marido já está em Portugal.
    Outro temor é o tempo entre um vô e outro e como saber que direção tomar dentro de um aeroporto tão grande! Tenho medo de me perder.
    PRECISO FAZER CHECK IN NESSE VÔO OU AS MALAS FICAM POR CONTA DA EMPRESA?
    Obrigado.

    • mm
      Responder março 14, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Carla, tudo bem? Vamos lá!

      A entrevista é em inglês e em geral são perguntas básicas, não demonstre ansiedade ou medo, eles ficam desconfiados. SIM, você precisa da carta convite com endereço e telefones, passagens de volta, dinheiro, cartões e seguro viagem, tudo isso pode ser pedido. Leve também algo que comprove seu vínculo com o Brasil. Pode ser que não te peçam nada como na maioria dos casos, mas tem que ir preparado sim, principalmente pq o seu marido já está lá, eles podem achar que é imigração ilegal. Se os vôos forem todos na KLM você não precisa despachar novamente a bagagem. Dentro do aeroporto vc vai seguir primeiro para o controle de imigração, depois tem uma saída para as esteiras de bagagem, alfândega e desembarque e outra onde você volta para a sala de embarque doméstico. Quando você fizer o checkin aqui no Brasil a KLM já vai te dar o cartão de embarque lá de Amsterdã. Fique tranquila, vai dar tudo certo.

  • Responder abril 9, 2016

    Socorro

    Oi Fabricio, boa tarde ! Estarei indo para Milão com apenas uma conexão em Amsterdã. Eu gostaria de saber se faço a imigração em Amsterdã ou em Milão.

    • mm
      Responder abril 10, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Socorro, tudo bem?

      Você vai fazer a imigração em Amsterdã.

      Abraços!

  • Responder abril 11, 2016

    Socorro

    Obrigada e parabéns pela pagina !!

  • Responder abril 17, 2016

    Socorro

    Fabrício, eu tenho outra duvida. Na volta para o Brasil irei fazer conexão em Amsterdã. Vou precisar retirar as bagagens, mesmo que estejam etiquetadas para serem rertiradas so no destino final? Quando descer do avião eu já posso seguir direto para o portão de embarque e fazer a emigração lá? Como funciona isso? me ajude , estou cheia de duvida.

    • mm
      Responder abril 18, 2016

      Fabricio Moura

      Vamos lá, se você for fazer todos os trechos com a mesma companhia aérea e for etiquetada para retirada no destino final, você não precisa retirar e despachar de novo, chegando em Amsterdã, vai sair de um portão e entrar no outro. É bem simples.

  • Responder abril 18, 2016

    Socorro

    É sim Fabricio,Irei pela KLM , estou bem mais tranquila pois não sei nada de ingles e é muito complicado fazer todos esses tramites sem saber falar nada. Olha, mais uma vez muito obrigada e parabens pela página. Você consegue ajudar muita gente.

    • mm
      Responder abril 19, 2016

      Fabricio Moura

      Opa, super obrigado! A única coisa de diferente que pode acontecer, é caso vc não tenha feito o controle de passaporte na cidade de embarque, vai fazer em Amsterdã, mas é só apresentar o passaporte, eles vão bater um carimbo e pronto.

  • Responder abril 25, 2016

    Kenedy Pires

    Oi, Fabricio!

    Me ajuda por favor.

    Eu tenho vasculhado em diversos sites sobre a necessidade de passar na imigração na conexão que farei em Schiphol, com destino final em Londres, Heathrow. Ao descer do avião eu preciso ir à imigração mesmo tendo como destino final Londres? E se sim, os oficiais vão pedir toda a documentação que vou apresentar em Londres?

    Me ajuda, cara.
    Desde já eu agradeço pela força.

    • mm
      Responder abril 25, 2016

      Fabricio Moura

      Nãooo, eu já fiz essa mesma viagem. Saí de um portão em Schiphol e entrei no outro e só fiz a imigração em Londres. Quando fiz o checkin aqui no Brasil, a KLM já me deu 2 cartões de embarque, o daqui e o da Holanda, só me dirigi ao portão de embarque e pronto. Vai tranquilo!

  • Responder maio 2, 2016

    Samile

    Olá Fabrício!

    Minha viagem faz uma conexão em Munique, com destino a Amsterdã.
    A imigração será em qual País?

    • mm
      Responder maio 3, 2016

      Fabricio Moura

      Vai ser em Munique, da Alemanha até a Holanda vai ser um “voo doméstico”.

  • Responder maio 16, 2016

    Winder

    Oi Fabrício…
    Estou indo pra Suécia, Estocolmo mês que vem…

    Vai ser minha primeira viagem e a minha dúvida é a seguinte: Eu não tenho cartão de crédito, só débito, estou levando dinheiro em espécie para trocar na Suécia, existe algum problema?

    Gostaria de saber também que quando efetuei o pagamento das passagens, a KLM me mandou somente um e-mail com um código. Ou seja como faço para mostrar os bilhetes de ida e volta na imigração na holanda?

    Obrigado!

    • mm
      Responder maio 17, 2016

      Fabricio Moura

      Oi, tudo bem? Tendo dinheiro em espécie, não tem problema. O ideal é já levar os Euros. O Email da KLM com o código e as informações sobre o retorno, isso já basta.

  • Responder maio 17, 2016

    Lucas

    oi Fabrício!

    Estou indo para Suécia mês que vem, com uma conexão em Amsterdam, Schiphol. O problema é que não tenho cartão de crédito, só débito. O Banco não me autorizou fazer um de crédito visto que não possuo um trabalho registrado. Posso ser barrado na imigração por não ter um cartão de crédito? Também gostaria de saber se precisa ter vacina contra febre amarela?

    • mm
      Responder maio 17, 2016

      Fabricio Moura

      Tendo o dinheiro, não tem problemas. Não se esqueça do seguro viagem, esse é obrigatório, a vacina não é obrigatória.

  • Responder maio 19, 2016

    Campos

    Boa noite Fabricio,

    Eu e a minha esposa estamos indo para Lisboa, mas fazendo imigração em Amsterdam (Schiphol), a minha esposa é portuguesa eu sendo brasileiro posso ter algum problema com a minha entrada sendo eu ja casado com uma cidadã portuguesa a 15 anos?

    abraços

    • mm
      Responder maio 20, 2016

      Fabricio Moura

      Oi, tudo bem? Problema nenhum, fica tranquilo. Só que ela passa direto e você vai fazer a imigração normalmente. Tendo a passagem de volta, comprovante de hospedagem, seguro viagem, dinheiro e cartões, ta tudo tranquilo.

  • Responder maio 20, 2016

    NADEJE MUHLBEIER

    Olá Fabricio, vou pra Londres com conexao em Amsterdam, preciso passar na imigração em Amsterdam?

    • mm
      Responder maio 21, 2016

      Fabricio Moura

      Se for conexão imediata sem sair do aeroporto de Amsterdã, não. Só faz a imigração em Londres. =)

  • Responder junho 14, 2016

    SUELLEN

    Ola Fabricio,
    tenho algumas duvidas pode me ajudar?
    Vou para Dublin em agosto visitar meu namorado, tenho uma conexão em Amsterdã, estou um tanto preocupada com a imigração pode me dizer como funciona? seria de um portao para outro como vc citou em outros comentarios? meu vôo é pela KLM Sp – Amsterdã depois de Amsterdã – Dublin pela Aer Lingus
    Como é o lance da imigração em Dublin ?
    Mais uma coisas e as malas ? vão direto para o destino final? tanto na ida como na volta?
    Outra duvida que tenho, na volta chego em Amsterdã às 19:55 e meu proximo voo é no outro dia às 10:15, tem algum lugar para indicar para dormir acho que nao quero permanecer no aeroporto todo esse tempo sozinha rsrs !

    • mm
      Responder junho 14, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Suellen, tudo bem? Você comprou todos os trechos pela KLM ou comprou Amsterdã x Dublin separado?

      • Responder julho 12, 2016

        SUELLEN

        todos os trechos pela klm mesmo!
        obg por responder =)

  • Responder junho 22, 2016

    Sulamita reis

    Olá, irei a Amsterdã em agosto, porém só de passagem, porque irei encontrar com familiares que estarão fazendo passeio a outros países da Europa. Logo chegando em Amsterdã precisarei tomar o trem a Paris. Você acha que após a chegada do avião em Amsterdã dá tempo de tomar um trem à Paris após duas horas da decolagem? Gostaria logo de comprar o bilhete do trem para economizar.
    Sairei de São Paulo dia 8 de agosto e chegarei dia 9 por lá às 11:50h. Grata pela atenção

    • mm
      Responder junho 23, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Sulamita, tudo bem? O trem do aeroporto Schiphol até a Amsterdam Centraal, que é a estação de onde saem os trens para Paris dura entre 15 e 20 minutos, é um trajeto bem rápido. O demorado são os trâmites de desembarque (imigração, restituição de bagagens e alfândega), por conta disso, acho 2 horas pouco tempo.

  • Responder junho 28, 2016

    Luis Henrique Possatti

    Olá Fabricio.

    Estou indo para a Holanda estudar no mes que vem e como é minha primeira viagem, tenho algumas dúvidas:

    Sobre a comprovação de moradia:
    Aluguei uma casa para ficar esse tempo, porém o aluguel é a partir de uns 5 dias após minha data de chegada. Durante esse tempo, ficarei em um hotel. Eu vou ter contrato de locação para mostrar caso seja requisitado, porém, quanto a minha primeira estadia no hotel, apenas o voucher de reserva serve ou é necessário algo mais consistente do que isso, como uma declaração ou algo do tipo?

    Sobre a imigração:
    Meu voo sai de Sao Paulo e faz conexão em Frankfurt, na Alemanha. Como eu chego na Zona de Schengen pela Alemanha, a imigração é feita lá mesmo ou em Amsterdã? Ou em ambas?
    Além disso, quanto tempo mais ou menos vc estima a partir do horário de chegada para poder tomar o trem na estação do aeroporto?

    Obrigado pela atenção e parabéns pelo Blog!

    • mm
      Responder junho 30, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Luis, tudo bem? Vamos lá: 1) Com o contrato + voucher do hotel é tudo que você precisa caso peçam comprovante de hospedagem ou moradia. 2) A imigração será em Frankfurt, o voo de lá até Amsterdã será considerado “doméstico” por estar dentro de Schengen. 3) O desembarque em Amsterdã será rápido, em uns 40 minutos (se não atrasarem a restituição de bagagens) você já estará pegando o trem e do aeroporto até a Amsterdam Centraal (escreve assim mesmo rs) leva uns 15 minutos. Boa viagem =)

  • Responder julho 14, 2016

    Cassia

    Olá,
    Estou com uma dúvida. Vou para Itália em novembro e irei fazer uma conexão em Amsterdam e na Itália irei ficar na casa da minha irmã e levarei uma carta convite escrita em italiano, é claro, pelo meu cunhado. Será que eles vão aceitar a carta escrita em italiano?

    E também pretendo sair do aeroporto e visitar um pouco a cidade, será que vai ter algum problema?

    Obrigada!

  • Responder julho 14, 2016

    Cassia

    Ahh, ia esquecendo. Vou ficar em Milão por 5 dias, já com reserva de hotel e aluguel de carro pagos, depois vou à Munique por 3 dias com reserva de hotel paga. E retornarei à Itália para ficar o resto da viagem na casa da minha irmã por 10 dias.

    Com passagens de avião também compradas para fazer todos os trechos.

    • mm
      Responder julho 18, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Cassia, a carta tem que ser no idioma local (no caso holandês) ou no idioma universal, que é o inglês. Essa é a regra, seria bom se essa carta fosse reescrita em inglês. Quanto a sair do aeroporto, problema nenhum. Você vai amar Amsterdã.

  • Responder julho 19, 2016

    Cassia

    Obrigadapela ajuda!!!! Vou pedir para ele reescrever.

  • Responder julho 25, 2016

    Thales

    Olá Fabricio então vou fazer minha primeira viagem internacional para Alemanha e estou querendo ir com a empresa KLM, já que tenho lido que é uma ótima companhia… Então estou com medo deles meio que me barrar na entrada na Imigração , estou indo com Carta convite , Seguro viagem , passagem de ida e volta e pretendo ficar uns 86 Dias.. Agora que vem o problema dizem que eles perguntam o que eu faço no Brasil profissão , como eu nunca trabalhei de carteira assinada e não estou estudando mais , e terminei meu curso que fazia.. Não sei o que falar, vou dizer que terminei o meu curso e minha mãe bancando minha estadia.
    Você sabe mais ou menos o que eles perguntam ? para eu treinar no Inglês ? Ou se eles perguntam isso mesmo , sei que varia do humor de cada dia. Dizem que lá em amsterdam é tranquilo , é verdade ?

    • mm
      Responder julho 26, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Thales, tudo bem? Olha, você está com toda documentação na mão, não existe razão para barrarem a sua entrada. Em geral eles perguntam a profissão, nunca me pediram nenhum tipo de comprovante de emprego. Também perguntam a duração da viagem, motivo da viagem, se conhece algum morador do país de destino. Basicamente isso.

  • Responder julho 30, 2016

    Caroline

    Oi. Pode me ajudar por favor?

    Eu e meu esposo somos brasileiros, meu esposo fez a cidadania Italiana faz 5 meses… moramos na Alemanha desde janeiro de 2016.
    Eu ja tenho minha carteirinha alemã, meu esposo tem emprego registrado tudo certo, residência fixa…

    Minha dúvida:

    Meu pai esta vindo para Alemanha nos visitar em setembro, vai ficar 30 dias em nossa casa, todas as despesas vão ser bancadas por nós, a carta convite tem q ser em nome do meu esposo q tem passaporte europeu e tal ou no meu nome? ??

    Acha que vai dar algum problema na imigração em Amsterdã? Ele não fala nada de inglês e está preocupado.

    Obrigadaaaaa! :=))

    • mm
      Responder julho 30, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Caroline,tudo bem? A carta tem que ser em inglês ou holandês e é melhor que seja no nome do casal. Olha, não quero desanimar mas certamente farão algumas perguntas pra ele sim, se ainda não compraram a passagem, não existe a possibilidade de comprar pela TAP? Assim ele faria a imigração em Lisboa, tudo em português. As vezes vale pagar um pouco mais pra não ter essa dor de cabeça.

  • Responder agosto 11, 2016

    Thales

    Então Logo quando perguntar eu vou dizer que vou ficar na casa do meu amigo e mostrar a carta convite , acho que isso seria bom.
    Vejo pessoas dizendo que se eles não pedirem não mostrar , mais eu vou mostrar, porque meu Inglês é aquele negocio né kkkk… Mais é isso ai to indo com uns 200 euro na mão e uns 1300 euro no Travel money como vou ficar na casa de amigo nem vou gastar muito… Só mesmo com minhas coisas pessoais.
    Isso também varia de cada cara , tem uns que vai com sua cara outros nao, creio eu.

    • mm
      Responder agosto 12, 2016

      Fabricio Moura

      É bem relativo mesmo, mas só responda o que te perguntarem. Na maioria das vezes nem perguntam nada.

  • Responder agosto 12, 2016

    Thales

    Deixa eu te perguntar o que e essa digital que eles pegam no passaporte , que informaçao tem la ? e quando eu coloco o dedo lá no outro aeroporto vai aparecer as informaçoes do passaporte lá no computador deles , é isso ?

    • mm
      Responder agosto 12, 2016

      Fabricio Moura

      Todos os sistemas de imigração do mundo são integrados, por isso que alguns foragidos da justiça são presos quando tentam entrar em outro país. Quando você sai do Brasil a PF já registra essa informação e em qualquer país que a gente entre, aparece no sistema deles todo o histórico do nosso passaporte. Os caras sabem de tudo.

      • Responder agosto 14, 2016

        Thales

        Ah sim… é porque estou com nome sujo to meio assim encucado dessa informação estiver lá , e por isso me barrar, isso não tem nada haver né ?

  • Responder agosto 29, 2016

    Letícia

    Oi Fabricio, vou ficar na Itália por 3 meses e minha conexão será em Amsterdã. Possuo cobertura de seguro viagem de 2 meses pelo meu cartão Visa, porém descobri que não consigo contratar somente 1 mês por uma agência particular. Você acha muito arriscado eu ir somente com esses 2 meses? Pois a contratação para 3 meses tem um valor muito elevado.
    Além disso, estarei indo como AuPair, então terei que apresentar uma carta convite escrita pela família. Ela pode ser impressa? E eles precisam reconhecer ela no cartório de lá?

    • mm
      Responder agosto 30, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Letícia, tudo bem? Olha, o seguro viagem deve cobrir todo o período da sua viagem, eles podem te causar problemas com isso. Faz um seguro com alguma corretora, a Sulamérica deu para os usuários do blog um cupom de desconto de 18%, fiz uma simulação aqui e fica por R$ 372,32 a cobertura de 1 mês. Olha, não acho que seja pouco dinheiro, mas é uma dor de cabeça a menos. Pensa bem. A carta pode ser escaneada e impressa, tem que ter a assinatura do dono da casa, não precisa autenticar em cartório mas tem que constar o telefone, endereço e email deles.

  • Responder agosto 30, 2016

    Aloísio

    Olá Fabrício tudo bem?
    Talvez você possa me ajudar Estou com algumas dúvidas no retorno da minha viagem. Vou à Europa em outubro entrou pela Itália e depois vou a Londres. No meu voo de volta ao Brasil saio de Londres em um vôo KLM “operado pela City Jet”, com destino a Amsterdam, onde pego o vôo pro Brasil. Minha dúvida é a seguinte: haverá algum tipo de controle de passaporte em Amsterdam? Sera que devo despachar novamente a bagagem? Tenho 1h05min para realizar a conexão você acha que é tempo suficiente?
    Grande abraço e obrigado.

    • mm
      Responder agosto 31, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Aloísio, tudo bem? O seu voo deve ser pela KLM City Hopper, o braço regional da KLM. Como o tempo de conexão é inferior a 3h, certeza que a sua mala seguirá direto para o avião que virá para o Brasil. O problema é que 1h05 de conexão em AMS é pouco tempo, considerando que o embarque encerra 20 minutos antes da decolagem, você terá 40 minutos para sair de um avião, passar no Raio-x e entrar no outro. Mas como todos os voos são feitos pela KLM, e seu checkin já terá sido feito em Londres, eles esperam de 15 a 20 minutos por passageiros em conexão, depois fecham a porta a vão embora. Já ouvi casos da mala viajar e o passageiro não, pois não conseguiu chegar a tempo no portão de embarque.

  • Responder setembro 13, 2016

    Laura

    Oi fabricio! Esses tempos meu namorado foi a europa, fez alemanha, paris e polonia! O primeiro país que ele postou foto nas redes sociais foi Alemanha, a foto foi postada dia 16/07, Depois foi pra paris e depois polonia! Porem esses dias eu estava olhando o passaport dele e tinha um carimbo de Amsterdam Schipol com a data de 14/07, perguntei a ele se ele tinha ido a amaterdam e ele nega, se ele fez conexao obviamente ele desceu do aviao e sabia onde estava pisando nao é mesmo?e ele diz que nao fez nem conexao la e que nao lembra. A questao é que gostaria de saber se é necessario fazer conexao em amsterdam? Quando se vai para alemanha, e se ha a possobilidade de o carimbo estar la sem ele ter passado por amsterdam. E mais uma coisa que reparei, no passaport so tem apenas UM carimbo de amsterdam , o da ida, o da volta nao tem, por favor me responda
    Ficarei muito grata pois estou muito desconfiada !

    • mm
      Responder setembro 13, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Laura, tudo bem? Se ele tem o carimbo, SIM, ele fez conexão e imigração em Amsterdã antes de ir pra Alemanha. É impossível alguém fazer conexão em Schipol e não se lembrar. Você sabe qual a companhia ele voou? Também não é normal não ter o carimbo de saída. Se puder te ajudar com algo mais.

  • Responder setembro 22, 2016

    Débora

    Olá Fabricio, td bem?

    Parabéns pela iniciativa, o que vc faz é mais do que uma gentileza, é um serviço de utilidade pública. Li algumas perguntas e vi que vc responde cuidadosamente. O mundo certamente estaria melhor se existissem mais pessoas como vc.
    Como disse li algumas perguntas, mas talvez eu tenha lido rapidamente e não observei se minha dúvida estaria em alguma das perguntas já feitas.

    Você sabe se além do inglês eles falam francês nesse aeroporto em Amsterdã?

    Porque irei agora em outubro para a França encontrar meu marido, que estará em Paris.ele é francês, por isso eu me viro melhor nesse idioma, falo muito mal o inglês e também tenho dificuldade pra entender.

    E, também, gostaria de saber se é fácil conectar a internet dentro desse aeroporto, do que vou precisar, se preciso pedir senha para alguém ou se seria mais fácil ir a um Mac donalds ou um café.

    E a ultima coisa, preciso me preocupar com as bagagens nessa conexão ou elas vão direto a Paris sem precisar que eu as retire e despache novamente?

    Obrigada pela atenção!

    • mm
      Responder setembro 22, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Débora, tudo bem? Fiquei super emocionado com o seu carinho. Eu criei o blog pra ajudar as pessoas a viajarem mais, melhor e sem medo. Mensagens como a sua são o meu maior pagamento. Olha só, dá para se virar com o francês no aeroporto sim, principalmente pq a KLM pertence ao mesmo grupo da Air France e muitos franceses trabalham no aeroporto de Amsterdã. Na imigração, eu sei que eles falam além do holandês só o inglês, mas é tudo muito simples, não acho que você terá problemas. O aeroporto tem wifi grátis por até 1 hora e usar é fácil, só localizar a rede do aeroporto (acho que é Free Schiphol ou algo assim), fazer um cadastro rápido e pronto, a conexão deles é boa. E as suas malas seguem direto pra Paris, não precisa se preocupar com isso. Boa viagem =)

  • Responder outubro 18, 2016

    Tatiana

    Olá, tudo bem?

    Minha viagem é para Portugal, conexão Amsterdã. O tempo de conexão é de 55 minutos.
    Vou fazer a imigração em Amsterdã ou Portugal?

    Obrigada

    • mm
      Responder outubro 18, 2016

      Fabricio Moura

      Em Amsterdã. Se, devido à falta de tempo, você não conseguir pegar seu próximo voo, você será automaticamente transferido para outro voo. Sua bagagem será re-despachada e você não precisará retirá-la e despachá-la novamente para o novo voo. Você poderá recuperar os detalhes de seu novo voo e imprimir seu novo cartão de embarque em uma máquina de check-in automático.

  • Responder outubro 26, 2016

    Talles

    bom dia,
    irei de Florianópolis a Lisboa, porém com conexão em Amsterdã, porém tenho apenas 55minutos para troca de avião (de Amsterdã para Lisboa), esse tempo é suficiente? mesmo tendo passar pela imigração?

    no aguardo, obrigado

    • mm
      Responder outubro 26, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Talles, tudo bem? Não quero te assustar mas esse tempo é muito curto. O desembarque dos voos internacionais e Schiphol costuma ficar um pouco longe do embarque doméstico, apesar de ser tudo em um único terminal e você também terá que fazer a imigração em Amsterdã, o que vai atrasar ainda mais as coisas. Se puder, escolha um voo com maior tempo de conexão.

  • Responder outubro 29, 2016

    Rafaella

    Boa noite! Estou indo para a holanda em dezembro com a KLM para visitar o meu namorado que é holandês e alguns outros amigos também. Será a quarta vez que estou indo para lá, porém sempre fiz conexão em outros países e nunca tive problemas. Sempre digo que estou de férias da faculdade e estou indo visitar alguns amigos por lá (sempre com a carta convite na mão e todos os outros documentos). Mas dessa vez estou ansiosa por fazer a imigração diretamente na Holanda e não sei bem se deveria já falar diretamente que estou indo ver meu namorado ou continuar dizendo amigos e só mencionar o relacionamento caso me perguntem…
    É um medo bobo pois sempre voltei no tempo certo, sempre viajo com todos os documentos e trago até documentos a mais, como uma carta da minha faculdade para mostrar meus vínculos aqui com o Brasil. Você acha que teria algum problema em dizer que estou indo visitar meu namorado ou continuar com a mesma resposta? Tenho medo de dizer amigos e eles me perguntarem sobre algum relacionamento e acabarem achando que estava tentando esconder o relacionamento ou alguma coisa assim.. Já é a quarta vez que estou indo para lá, acho que eles já devem estar começando a desconfiar desses meus ”amigos” apesar de sempre ser bom revê-los também quando viajo rs.
    Agradeço desde já!!

    • mm
      Responder outubro 30, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Rafaella, tudo bem? Dizer que está viajando para visitar namorados ou noivos pode ser um motivo a mais para questionamentos dependendo do país. Na Espanha, Portugal e Itália por exemplo, é certo que te encheriam de perguntas. Os holandeses são um pouco mais tranquilos, mas se fosse você, manteria a versão de ir visitar amigos e fazer turismo. Boa viagem =)

  • Responder novembro 2, 2016

    Juliana

    Oii Fabricio, então dia 13/03/17 vamos para Faro em Portugal, com conexão em Amsterdã, vamos pela KLM eu meu namorado e um amigo. Meu inglês é o básico, mas eles não falam nada! Minhas dúvidas são
    1- vamos passar pela imigração um por vez?
    2- é tranquila a imigração?
    3- por meu inglês ser básico, tenho medo de ficar nervosa e dar um branco na hora, se isso acontecer tem tradutores?
    Obg e parabéns pelo blog 🙂

    • mm
      Responder novembro 2, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Juliana, tudo bem? Podem passar os três juntos sim. A imigração em Amsterdã é tranquila, os caras em geral fazem as perguntas básicas como o tempo de permanência, o destino, etc. Como tem um tempinho ainda, tenta estudar um pouco. Tem um livrinho muito bom da Folha chamado “Guia de Conversação para Viagens”, custa 17 reais e eu sempre indico para quem tem dificuldades com inglês para viagens. Abraços!

  • Responder novembro 8, 2016

    Luiz Carlos Junior

    Olá Fabricio, primeiramente parabéns pelo Blog, ajuda muito mesmo, Parabéns!!!
    Gostaria de um dica/ajuda, vou para Lisboa em Março/17, vou pela KLM e terei uma parada de 5 horas em Amsterdãm .
    Será que é possível sair do aeroporto e conhecer um pouco da cidade nesse pouco tempo ?
    Uma outra dúvida é se a imigração irá questionar essa saída entre os voôs…
    Desde já agradeço a ajuda, muito Obrigado

    • mm
      Responder novembro 9, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Luiz, tudo bem? Chegando em Amsterdã você já vai perder uns 40min para fazer a imigração, depois, você até pode sair do aeroporto sem problemas, mas desconte aí 1h perdida e também considerando que você vai ter que estar de volta ao aeroporto pelo menos 1h30 antes da partida do seu voo (para passar novamente pelo raio-x e entrar na sala de embarque), acho que é um tempo muito curto para visitar a cidade. Descontando o tempo de trem do aeroporto até a cidade (ida e volta) você teria no máximo umas 2hrs para visitar a cidade, honestamente, acho que não vale a pena.

  • Responder novembro 8, 2016

    Mariana Figueiredo da Silva

    Olá. Só lendo as perguntas e respostas consegui sanar muitas dúvidas. Adorei. Eu vou pra Dinamarca com conexão em Amsterdam, mais ou menos 4h30min. Gostaria de saber se tem lugares pra comer, assim, mais baratos como McDonald’s. E qual o padrão das tomadas no aeroporto? É possível achar lugares pra carregar o celular? Tô super preocupada com isso.

    • mm
      Responder novembro 9, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Mariana, tudo bem? O padrão de tomadas é o Europeu, eu comprei um adaptador no Mercado Livre por 14,00 e serve no mundo todo. Vale levar um desses. Se não me engano tem McDonalds e Burger King no aeroporto, também tem uma lanchonete tipo Subway que também é bem legal e o preço não é caro.

  • Responder novembro 12, 2016

    Edina

    Ola Fabricio, vou para espanha ,mas tenho .conexao em amsterdam, e obrigatorio a carta convite estar em ingles o holandês? Espero resposta obg! Excelente seu blog.

    • mm
      Responder novembro 18, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Edina, pode ser em inglês. Obrigado pela mensagem.

  • Responder novembro 21, 2016

    sergio sousa

    Ola Fabricio,,eu morei muitos anos nos EUA ,depois fui deportado,so que ja faz dez anos isso.voce acha que terei problema em ir passear em amsterdam?ser

    • mm
      Responder novembro 21, 2016

      Fabricio Moura

      Se o passaporte não for o mesmo, acredito que não, mas tenha todos os documentos que comprovem vínculo com o Brasil e passagem de volta em mãos, além do restante que pode ser exigido.

  • Responder novembro 27, 2016

    Stéfanny

    Oi, Fabricio, tudo bem?
    Vou para a Espanha em Janeiro, farei uma conexão de 9h em Amsterdam. Estou querendo sair do aeroporto. Você acha que tenho tempo suficiente?
    Outra dúvida é quanto ao dinheiro. Levo tudo em espécie ou levo um pouco em espécie e um cartão? me preocupo em não conseguir usar o cartão (estou pensando em fazer um “conta super” da mastercard). Poderia me ajudar com essas dúvidas?
    Muito Obrigada

    • mm
      Responder novembro 28, 2016

      Fabricio Moura

      Quanto tempo de conexão? Leve tudo em espécie, é melhor do que pagar IOF depois.

      • Responder novembro 30, 2016

        Stéfanny

        9 horas de conexão

        • mm
          Responder novembro 30, 2016

          Fabricio Moura

          Sim, pode sair.

  • Responder dezembro 2, 2016

    Rafael

    Fabricio, tudo bem?

    Estou indo para a Alemanha porém com escala em Amsterdam. Minha esposa mora na Alemanha e trabalha legalmente. A carta convite precisa ter algo específico? Outra coisa, estou indo com passagem de ida e volta, porém vou ficar por lá legalmente com ela. Devo informar isso em algum momento. É melhor nao mencionar que somos casados? Estou com um pouco de receio pois o meu ingles nao é muito bom e tenho de medo de ficar nervoso se fizerem perguntas demais, embora eu esteja com toda a documentacao.

    Obrigado

    • mm
      Responder dezembro 2, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Rafael, tudo bem?

      Cara, sendo bem honesto, acho que a carta convite em nome da sua esposa e você dizendo que só vai para passear, mesmo tendo a passagem de volta na mão, os caras podem interpretar de outra forma e achar que você ficará ilegal. Minha dica: faça uma reserva num hotel, hostel ao algum lugar bem barato e cancele depois.

      Abs.

  • Responder dezembro 7, 2016

    Marlon Turial Lamas

    Olá, Fabrício. No próximo dia 20 de dezembro viajo de São Paulo para Milão, com conexão em Amsterdã. Vou ficar hospedado por 30 dias na casa de uma amiga na cidade de Novara, norte da Itália, próximo a Milão. Como vou passar pela imigração em Amsterdã, pergunto se o procedimento realmente é simples, se o oficial vai me pedir comprovante de hospedagem ou carta convite ou se vai pedir somente o passaporte e fazer as perguntas de praxe.
    Muito obrigado e parabéns pela postagem.
    Abraço

    • mm
      Responder dezembro 7, 2016

      Fabricio Moura

      Marlon, tudo bem? Ele pode pedir o que ele quiser para comprovar que você não está tentando por exemplo imigrar ilegalmente. Por isso, tenha sempre em mãos a carta convite (em inglês ou holandês), seguro viagem, passaporte com validade de pelo menos 6 meses após a sua data de retorno, passagem de volta, dinheiro e cartões de crédito. Não dá pra correr o risco de chegar na Europa e ser mandado de volta por conta de pequenos detalhes. Obrigado pela mensagem.

  • Responder dezembro 8, 2016

    Willian

    Boa noite, Fabrício. Tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo blog e por ser tão atencioso com as mais diversas dúvidas do pessoal! Devo ter lido todas as respostas e já consegui sanar muitas dúvidas!!

    Estou indo para a Finlândia visitar minha namorada na próxima semana e farei conexão em Amsterdã, que será/está previsto das 12:00 às 20:00. Você acha que é um bom tempo para aproveitar e visitar o centro de Amsterdã? Se sim, que horário você me indicaria para eu pegar o trem de volta para o aeroporto? (Visto que existe todo um processo para efetivamente embarcar no novo avião. Estou sem noção nenhuma de quanto tempo vão demorar os processos lá, pois nunca fiz nenhum voo para fora e bate aquele medo de rolar um atraso de algo e perder o voo).

    Outra dúvida, vou ficar na casa dela por 30 dias, porém não conseguirei uma carta (original) dela de próprio punho até a data de embarque. Ela poderia escrever a mesma à mão, escanear e me mandar para imprimir aqui? Ou é melhor levar a impressão da digitada mesmo? E quanto à questão das perguntas de imigração, você acha que eles podem interpretar de forma ruim se eu falar que estou indo para ficar 30 dias na casa da minha namorada? Ou nesse caso é melhor falar outra coisa?

    Desculpe tantas perguntas! haha

    Agradeço desde já a atenção e parabéns mais uma vez pelo trabalho!

    Abs!

    • mm
      Responder dezembro 10, 2016

      Fabricio Moura

      Oi William, tudo bem? Vamos lá!
      – O trem do aeroporto ao centro da cidade é super rápido, uns 15 minutos de viagem. Dá para sair sim e em 4 horas mais ou menos vai dar pra passear bastante. Como seu voo parte às 20hs e certamente você já vai estar com o cartão de embarque, pode voltar pro aeroporto por volta das 17h30-18h, os procedimentos de embarque em Amsterdã não são muito demorados, 2 horas mais do que suficiente para chegar e embarcar.
      – É melhor ter a carta escaneada do que digitada.
      – Sobre as perguntas, eles sempre vão estranhar quando dizemos que estamos indo visitar um parente ou namorada(o), é parte do trabalho deles. Leve comprovante de vínculos com o Brasil, um contrato de trabalho, uma carta do seu empregador (eu já levei), passagem de volta, etc.

      Espero ter ajudado

      Abraços

  • Responder dezembro 8, 2016

    Angra

    Boa tarde Fabricio! Estarei viajando para Milão dia 17/12/2016 vou pegar o voo em Vitória de lá pego o voo no Rio de Janeiro e em seguida para Londres e e enfim o voo para Milão. A minha pergunta é : Mesmo que eu não fique em Londres e não saia do aeroporto, eu preciso passa pela imigração??? Estou com receio. Dizem que são bem rígidos.

    • mm
      Responder dezembro 10, 2016

      Fabricio Moura

      Oi, tudo bem? Nesse caso você não precisa passar pela imigração, quando desembarcar vai se dirigir a àrea de trânsito do aeroporto e acessar a sala de embarque se for no mesmo terminal, ou pegar o transfer entre terminais. Só faz a imigração se for sair do aeroporto.

  • Responder dezembro 10, 2016

    Maiara

    Oi, Fabrício, tudo bem? Eu e meu namorado vamos para a Europa no fim de janeiro, faremos um intercâmbio de quatro semanas em Malta, mas o vôo é pela KLM e faz conexão de quase 24hrs em Amsterdam. Neste caso, passaremos pela imigração lá, né? Com todos os documentos certinhos, da acomodação e da escola em Malta, passagem de volta, dinheiro, seguro e etc, vc acha que será tranquilo? No Brasil, eu estou desempregada no momento. Acha que isso pode atrapalhar? Ele trabalha. Passaremos pela imigração juntos ou separados? Além disso, após o fim do intercâmbio, ficaremos mais uma semana na Europa para conhecer Londres e Amsterdam, sendo que o vôo de volta para São Paulo sai de Amsterdam. Vc acha que isso dificultará a minha passagem pela imigração? Ou é normal? Nunca viajamos para fora e estamos um pouco receosos… Muito obrigada!!

    • mm
      Responder dezembro 13, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Maiara, tudo bem? Sim, vocês farão a imigração em Amsterdã, com todos os documentos na mão, não precisa se preocupar. Não diga que está desempregada, se perguntarem, fale só qual é a sua profissão. Vocês podem passar juntos sim, eles vão te dar um visto de 3 meses, dentro desse período você pode viajar para onde quiser dentro do espaço Schengen.

      • Responder dezembro 21, 2016

        Maiara

        Muito obrigada, Fabricio! Só tenho mais um medo: tive meu visto americano negado duas vezes neste ano e meu namorado uma vez. Eles têm acesso a esta informação? Você sabe se isso pode nos prejudicar? Obrigada mais uma vez e parabéns pelo site, é muito legal o trabalho que você faz por aqui =)

        • mm
          Responder dezembro 26, 2016

          Fabricio Moura

          Olha, eu não sei se os caras tem esse tipo de informação, mas eu acho que sim. Quando eu fui tirar o meu visto americano esse ano aqui em SP, uma moça na minha fente teve o visto negado pois ela já tinha sido deportada da Irlanda e no sistema do consulado apareceu essa informação.

  • Responder dezembro 12, 2016

    Philippe

    Bom dia Fabricio
    Tudo bem?

    Eu e minha namorada vamos viajar para França este mês e fazer conexão em Amsterdã, estamos em união estável e eu sou cidadão europeu ( Português) devo apresentar minha união estável no serviço de emigração para facilitar a entrada dela?
    Posso passar no serviço de emigração com ela?
    Que documentos são necessários?

    Desde já agradeço pela resposta

    • mm
      Responder dezembro 13, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Philippe, tudo bem? Certamente vocês vão se separar na imigração pois seu passaporte é europeu e o dela não. Mas não se preocupe, basta que ela leve a passagem de volta, comprovante de hospedagem, comprovante financeiro, seguro viagem e se tiver como comprovar o vínculo com o Brasil, melhor ainda.

  • Responder dezembro 20, 2016

    Dayse de Albuquerque Marques

    Oi Fabrício, boa tarde!
    Amei o blog e confesso que estava cheia de dúvidas pois vou viajar em junho/17 com meu esposo.
    Meus voos são: Rio/Milão, Roma/Dublin e Dublin/Rio. De Milão vou de transporte rodoviário até Roma. Tanto o Rio/Milão quanto o Dublin/Rio têm conexão em Amsterdam. Assim, por favor só me informe se entendi direitinho os posts acima:
    1º voo – faço conexão em Amsterdam, lá faço a imigração pois meu destino é Milão. Tenho passaporte europeu e nesse caso eu posso passar direto mas meu marido passa pela imigração.
    2º voo – Roma / Dublin – Nova imigração em Dublin (como é a imigração em Dublin?)
    3º voo – Dublin/Rio – Saída de Dublin, não faço imigração em Amsterdam pois estou saindo (ou faço?).
    Meu muito obrigada.

    • mm
      Responder dezembro 20, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Dayse, tudo bem? Vamos lá

      Em todos os casos abaixo, você por ter passaporte europeu, vai passar direto, só seu marido que vai fazer o procedimento.

      1º voo – Sim, ele faz imigração em Amsterdã, pois o destino final é Milão e tanto Holanda quanto Itália são países que fazem parte do Acordo de Schengen.
      2º voo – Como a Irlanda não faz parte do Acordo de Schengen, certamente ele vai fazer a “imigração de saída” em Roma, que nada mais é que um carimbo dizendo que ele saiu da Europa continental. Chegando em Dublin, ele vai fazer a imigração de novo.
      3º voo – Saindo de Dublin, rola aquela “imigração de saída” também, chegando em Amsterdã (se você estiver voando pela mesma empresa e não retirar a mala para despachar de novo) você só faz imigração se quiser sair do aeroporto, se for ficar só na área de trânsito, não precisa passar pela imigração de novo.

      Espero ter ajudado.

  • Responder dezembro 23, 2016

    Dayse de Albuquerque Marques

    Meu muito obrigada!
    Está difícil hoje encontramos pessoas de boa vontade para dar uma ajudinha.
    Parabéns! Um Feliz Natal e um bom Ano Novo, com muitas viagens de preferência.

  • Responder janeiro 9, 2017

    Carina

    Olá, parabéns pela página.
    Vou para Madrid com conexão em Amstradã de apenas 50 min, comprei tudo pela KLM. Esse tempo é suficiente?

    Obrigada!

    • mm
      Responder janeiro 11, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Carina, é pouco tempo =( já que você vai fazer a sua imigração em Amsterdã e aquele aeroporto é enorme. Mas se você perder seu voo eles automaticamente te colocam no próximo, a KLM é muito correta.

  • Responder janeiro 10, 2017

    frank mayccol

    ola tudo bem tenho uma grande duvida,fui barrado na franca por falta de reserva de hotel e me mandarão de volta ao brasil,moro na alemanha a 4 anos sempre ia e vinha e nunca tive esse problema, mas sera que se eu voltar pela franca ou holanda ou qual quer outro pais do espaço shenguem sera que terei problemas de entrada,antes de vir falei com policiais la na franca se teria que ficar algum tempo sem voltar a franca eles me disserao que poderia voltar sim mas teria que ter todos os papeis em mao pra poder entrar o que vc acha sera que corro risco se ir com tudo em dia e certo.obg

    • mm
      Responder janeiro 11, 2017

      Fabricio Moura

      Oi, tudo bem? Se você estiver morando legalmente na Alemanha, não vejo problemas. Se estiver ilegal, eu evitaria entrar pela França pois fica tudo registrado.

  • Responder janeiro 12, 2017

    Mateus Dias

    Olá Fabrício, irei para Londres com conexão em Amsterdã, o tempo que tenho para conexão é de 1h40 min, tempo suficiente para fazer a conexão tranquilo? Pelo que li, vc falou que é apenas se dirigir para outra porta de embarque, portanto não precisa passar por nenhum trâmite de checar o passaporte ou algo do tipo?
    Obs: Tanto meu voo do Brasil para Amsterdã como de Amsterdã para Londres serão pela KLM

    • mm
      Responder janeiro 13, 2017

      Fabricio Moura

      Isso mesmo, Mateus. Eu fiz esse mesmo voo em 2014, é só sair de uma porta e entrar em outra.

  • Responder janeiro 13, 2017

    Brenda

    Olá Fabrício,estou pensando em ir para Amsterdam agora em março,tenho a passagem de ida e volta apenas, lá me encontro com meu namorado que chegará de Dublin e lá ele cobrirá meu gastos com comida e estádia, porém tenho medo de ser barrada na imigração pelo fato de ter nenhuma reserva e nenhuma carta convite o que eu faço ? Me ajuda rs

    • mm
      Responder janeiro 15, 2017

      Fabricio Moura

      Recomendo fazer uma reserva em algum hotel pelo Booking e cancelar depois sem multa. É mais garantido

  • Responder janeiro 20, 2017

    Carina

    Fabricio, na verdade me enganei, meu voo de ida é SP-MAD com conexão em Amsterdã de 1h:50min, é tranquilo e fácil chegar até a imigração? A volta eu faço LIS-SP com conexão também em Amsterdã, só que com 50 min de duração apenas, é suficiente né?

    Obrigada!

    • mm
      Responder janeiro 21, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Carina, tudo bem? Na ida tudo bem, na volta se tiver um mínimo de atraso vai complicar a sua vida, Schiphol é enorme.

  • Responder fevereiro 7, 2017

    HIRTON BLEGNISKI SOARES

    Olá,

    Vou para Amsterdam como meu último destino vou chegar lá a partir de Londres e depois retornarei ao Brasil. Quanto tempo você acha que deve levar todo o processo de desembarque do avião até estar “liberado” para pegar o metro? É que na verdade dou utilizar o Connexxion Schiphol Hotel Shuttle e preciso agendar um horário entende.

    Abraço

    • mm
      Responder fevereiro 7, 2017

      Fabricio Moura

      Em torno de 1h ou 1h20. Depende do movimento da hora do seu desembarque.

  • Responder fevereiro 9, 2017

    Regina Pereira da Silva

    Olá Fabrício, estou indo de São Paulo para Berlim, com conexão em Amsterdã. Gostaria de saber se tenho que passar pela imigração de Amsterdã, E se é dentro ou fora do aeroporto ? Aguardo resposta.

    • mm
      Responder fevereiro 12, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Regina, tudo bem?

      É tudo dentro do Aeroporto.

  • Responder fevereiro 16, 2017

    Gabriela Salib

    Oi Fabrício, bom dia! Parabéns pelo blog! Estou indo fazer um intercâmbio em Malta em Junho, depois passar alguns dias na Itália. Minha dúvida é quanta à volta: minha conexão é curtísissima, apenas 1h05min. Sendo que estou voltando para meu país de origem, a imigração faz muitas perguntas? Será que é mais rápido do que quem está chegando na Europa? Já sei que se não der tempo posso ser realocada tranquilamente, mas se conseguisse pegar o voo original seria ótimo!

    • mm
      Responder fevereiro 17, 2017

      Fabricio Moura

      Gabriela, onde é a sua conexão?

  • Responder fevereiro 17, 2017

    Luiz Carlos

    Olá Fabricio, vou para Republica Tcheca pra morar com minha esposa que é tcheca, porém vou com passagem de ida e volta e carta convite autorizada pelo governo tcheco. Você acha que terei problemas na imigração? Devo falar que vou visitar a minha esposa? Ouvi dizer que a imigração é chatinha mas nunca tive problemas com isto.

    • mm
      Responder fevereiro 19, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Luiz, tudo bem? Se você falar que está indo morar com sua esposa, e se você não tiver visto de residência, certamente eles irão te barrar. Se você falar que vai visitar a sua esposa, também será suspeito. A imigração em Amsterdã não é das piores, os caras são muito práticos, uma vez que passei lá eles só me perguntaram quantos dias eu ia ficar em Amsterdã e só.

  • Responder março 18, 2017

    Juliana

    Boaa noite.
    Estou indo pra Noruega e vou passar por amsterdã…vou ficar na casa de uma amiga. A carta convite vai ter que ser digitalizada pois ela está lá na Noruega e eu no Brasil…estou levando dinheiro( real mesmo) além disso cartão de crédito. Mais é pouco dinheiro…será que vou ter problemas? Como consigo esse seguro viagem que lí que vc disse ser obrigatório. ..estou perdidazinha contudo, até pq não sei inglês. …acho que sou é doida fazer uma viagem dessa…estou com medo de voltar do meio do caminho(seria frustante).😞dar um help.

    • mm
      Responder março 23, 2017

      Fabricio Moura

      Bom, vamos lá. Não leve Real pois você não vai conseguir trocar em lugar nenhum, leve Euros. Seguro viagem você pode fazer na Sulamérica, Mondial, etc. No blog tem um post sobre seguro viagem, dá uma pesquisada. Se você entrar por Amsterdã a entrevista da imigração vai ser em inglês.

  • Responder março 18, 2017

    Juliana

    Quando fui por Portugal não precisou do seguro viajem..pelo jeito minha viagem dançou.

    • mm
      Responder março 23, 2017

      Fabricio Moura

      Precisa, pode ser que não tenham pedido, mas é obrigatório o seguro viagem no valor de 30 mil euros.

  • Responder março 22, 2017

    Jennifer Fernandes da Silva

    Olá Fabrício, que post bombado heim?! E quanta gentileza sua em responder a todos, parabéns pelo blog, super utilidade pública, li todos os comentários meio que de forma dinâmica, sanei mts dúvidas.
    Vou pra Londres com conexão em Lisboa, já entendi que só farei a imigração em Londres correto?
    Daí depois vou pra Amsterdã de voo interno e de Amsterdã pra Berlim, terei que passar por algum processo de imigração em Amsterdã e Berlim?
    Obrigada
    Abraço

    • mm
      Responder março 23, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Jennifer, super obrigado =) Sim, na ida você só vai fazer a imigração em Londres. Quando voltar para o continente, vai fazer a imigração em Amsterdã. Chegando em Berlim já vai ser considerado um trecho doméstico.

  • Responder abril 17, 2017

    cristian

    ola, estou indo para istambul com conexão em amsterda de 3h, tenho um E-visa (visto para turquia) preciso fazer a imigraçao em amsterdã ?

    • mm
      Responder abril 18, 2017

      Fabricio Moura

      Só se você quiser sair do aeroporto para visitar Amsterdã, o que eu não recomendo por ser pouco tempo.

  • Responder maio 5, 2017

    marilena

    Olá Fabrício. Parabéns pela página. Farei minha segunda viagem internacional, mas a primeira foi de excursão então fico mais preocupada agora com detalhes! Vamos a Paris, depois Amsterdã e por último Roma. Nosso voo sai do Brasil com escala em Milão. Passaremos pela imigração lá e ao chegar em Paris de novo? E esses vôos entre Paris Amsterdã e Roma são domésticos, tem imigração ? Minha maior preocupação hoje é com os nomes nas passagens.Comprei com primeiro nome e último sobrenome. Em todas as companhias aéreas em chat on line me disseram que era o suficiente: KLM, TAP, Azul, Bristish airways, Air Europa. É isso mesmo? Não há agnomes nos sobrenomes(junior, filho, etc)

    • mm
      Responder maio 7, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Marilena, tudo bem? A imigração você só vai fazer uma vez, em Milão. Depois, todos os trechos são considerados voos domésticos. Sobre o nome, tem que estar de acordo com seu passaporte.

  • Responder maio 7, 2017

    Rodrigo P. A. Neto

    Ola, Fabrício, ótimas dicas. Tenho uma dúvida, cidadão europeu passa direto sem imigração e perguntas, mesmo com passaporte em branco? Tirei cidadania Portuguesa recentemente porém não utilizei meu passaporte ainda. Abraço!

    • mm
      Responder maio 7, 2017

      Fabricio Moura

      Olá, tudo bem? Sim, chegando na Europa todos os aeroportos tem areas só para passaportes europeus e a maioria dos grandes aeroportos tem máquinas automáticas, igual as que foram instaladas para Brasileiros em Guarulhos.

  • Responder maio 15, 2017

    Ana

    Ola, tudo bem? Vou para Belgica em junho com conexão em Amsterdan. Estou com medo, pois é a primeira vez que passo pela imigração sozinha. Tenho 3 viagens internacional. Mas sempre fui acompanhada com meu namorado.
    Mas dessa vez ele vai uma semana antes de mim, pq vou estar em semana de provas da faculdade.
    Vou levar apenas dinheiro pq não tenho cartão. Mas meu namorado vai estar com mais dinheiro e com cartao de credito internacional. Acha que consigo mesmo assim?
    Meu ingles é pessimo, não sei se devo dizer que meu namorado ja esta la, pq eles podem achar estranho.
    O que voce sugere?

    • mm
      Responder maio 20, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Ana, fala a verdade. Diz que vocês foram em voos separados mas que ele está te esperando. Dá o nome do hotel, mostra a reserva e tá tudo certo. Só não se esqueça de ter em mãos o seguro viagem, passagem de volta, a reserva do hotel e se possível, algo que comprovante seu vínculo com o Brasil, algo da faculdade serve.

  • Responder maio 15, 2017

    pablo

    Boa noite Fabricio,

    Estou pensando em ir para Lisboa via Amsterdam, entretanto notei que o voo tem apenas 55 min de conexão em Amsterdam, como tem que fazer imigração estou achando pouco tempo. Oque vc acha? passaporte é brasileiro.

    Abraço e desde já obrigado

    • mm
      Responder maio 16, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Pablo, não dá tempo. Acho melhor você procurar uma alternativa, não sei como as empresas oferecem essas conexões com tão curto espaço de tempo, se é praticamente impossível desembarcar, fazer imigração, raio-x e voltar pra sala de embarque em 55min.

  • Responder maio 21, 2017

    Carina Campos

    Boa noite, vou para Portugal em agosto pela KLM saindo do Brasil com conexão em Amsterdam, entendi que irei passar pela imigração na ida, você sabe me dizer se na volta Faro conexão em Amsterdam destino Brasil passo pela imigração novamente?

    • mm
      Responder maio 26, 2017

      Fabricio Moura

      Na saída é só o controle de passaporte pra atestar a sua saída da Europa. Só carimbam o passaporte e pronto.

  • Responder maio 24, 2017

    bianca

    Boa noite eu gostaria de saber se é obrigatório seguro viagem e quanto custa mais ou menos ?

Deixe uma resposta