Como é voar para Santiago com a Gol em classe econômica

Como é voar para Santiago com a Gol

Eu estava devendo para vocês uma resenha das rotas internacionais da Gol. Eu já voei com eles duas vezes entre o Brasil e a Argentina e acabei não fazendo nenhum post. Mas agora eu vou pagar a minha dívida e contar para vocês como é voar para Santiago com a Gol.

A Gol opera três serviços diários de domingo a sexta-feira e um voo aos sábados entre São Paulo e Santiago. Todas as rotas estão sendo operadas com o Boeing 737-800 equipados com a cabine Gol Premium, uma espécie de premium economy da Gol. Eu vou contar como é voar com a Gol para Santiago nesta cabine em outro post. Hoje é dia de voar de classe econômica.

Leia outras avaliações aqui

Gol anuncia voos de São Paulo para Quito no Equador

Como é voar para Santiago com a Gol


Como é voar para Santiago com a Gol


Eu escolhi voar para Santiago com a Gol por causa do melhor preço, mas nem sempre os valores praticados pela companhia são os mais atraentes. Recentemente Gol e Latam perderam a concorrência da Emirates que operava quatro serviços semanais entre São Paulo e Santiago. Era um prolongamento do voo que vinha de Dubai no Boeing 777-200LR. Agora este voo está saindo do Rio de Janeiro, uma ótima opção para os cariocas. A título de informação, o voo diário da Emirates para São Paulo no Airbus A380 segue firme e forte.

Eu comprei a passagem pelo site da Gol, escolhi a tarifa mais barata, aquela que não dá direito a despacho de bagagem ou marcação de poltrona. Eu sempre escolho essa tarifa, pois como meu status no Smiles é Gold, ele permite o despacho de bagagem, marcação de poltrona, uso da Sala VIP da Gol e prioridade de embarque mesmo comprando a tarifa light.


Check-in, sala vip e embarque

Eu fiz o check-in pelo app da Gol, o procedimento foi simples e intuitivo. Como não despachei bagagem, eu cheguei no Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo faltando duas horas para a partida.

A Gol opera os seus voos internacionais no Terminal 2 de Guarulhos e o setor internacional do terminal estava vazio. Não tinha ninguém na fila para o raio-x e controle de imigração. Eu não levei nem 5 minutos para fazer todos os procedimentos.

Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos

Depois eu fui esperar pelo embarque na Sala Vip Smiles da Gol. Achei o espaço bom, tinha uma boa variedade de comidas e bebidas. Um bom buffet de café da manhã estava a disposição dos clientes.

Sala vip da Gol

Faltando 40 minutos para o embarque eu desci para o portão, a aeronave não estava no finger, mas o povo já estava fazendo fila. Qual é a lógica disso, gente?

Não demorou muito e trouxeram a aeronave até o finger. O embarque seguiu as prioridades por lei, seguido dos passageiros voando na Gol Premium e membros Gold e Diamante do programa de fidelidade da Gol e das companhias aéreas parceiras.

Este Gol ainda com a pintura antiga estava indo para Buenos Aires

A aeronave

A aeronave que opera a rota é o Boeing 737-800, que já é velho conhecido dos passageiros que viajam com a Gol. A diferença é que essas aeronaves são equipadas com 16 lugares na Gol Premium no layout 3-3 com a poltrona do meio bloqueada e 154 lugares na classe econômica, também no layout 3-3.

Cabine do Boeing 737-800

As poltronas são bem bonitas, revestidas em couro cinza, com detalhe em laranja no padrão da Gol. O espaço entre elas não era o melhor, mas nada insuportável para um voo de cerca de 4 horas.

Nas poltronas tinham travesseiros e cobertores, um ponto positivo, até porque, em se tratando da Gol, qualquer mimo é bem vindo. Estas aeronaves são equipadas com internet wi-fi e o sistema de entretenimento da Gol, que é acessado por dispositivos mobile. As poltronas também são equipadas com portas USB.

Mantas e travesseiros nas poltronas

Aqui vocês conseguem ver bem o espaço entre as poltronas

Achei o sistema de entretenimento bom, tinha uma variedade bacana de filmes, séries e sinal de TV ao vivo. Além de acesso a um mapa de navegação básico. Nas poltronas também tinham uma cópia da revista da Gol.

Folheto do Gol Online

Display indicando o wi-fi

Revista da Gol


Voo e serviço de bordo

O voo deixou o finger em Guarulhos no horário, mas o longo táxi até a pista e o tráfego do horário fez com que o avião decolasse com um pouquinho de atraso. Mas honestamente, nada muito crítico.

A caminho da pista

Logo após a decolagem eu fui explorar o sistema de entretenimento, assisti um pouco de TV, uma série e logo em seguida começou o serviço de bordo.

Decolagem em Guarulhos

Mais uma da decolagem

Sim, o voo entre São Paulo e Santiago teve serviço de bordo gratuito e pasmem, uma refeição quente. Eu não me lembro se tinha mais de uma opção, mas eu comi o frango acompanhado de arroz com brócolis e legumes. Na bandeja veio um pão, que estava bem gostoso, manteiga e pudim de sobremesa. Também fiquei surpreso com as várias opções de bebidas como cerveja, vinho, sucos, refrigerantes e água. Copos e talheres eram de plástico.

Como é voar para Santiago com a Gol: Serviço de bordo

Estava be gostoso

Depois do almoço eu fui ver um pouco mais de TV, até que começamos a sobrevoar a Argentina e em seguida o momento mais esperado da viagem: a Cordilheira dos Andes.

Sistema de entretenimento

Sistema de entretenimento e os valores cobrados pelo wi-fi

O formulário da alfândega foi distribuído antes do pouso

Sobrevoar a cordilheira é sempre um momento muito esperado, com paisagens lindas e de encher os olhos. Mesmo com a neve praticamente toda derretida – esse voo foi em março – ainda é lindo. Essa travessia sempre tem turbulência, por tanto, não se assustem.

Sobrevoando a cordilheira

Sobrevoando a cordilheira

Logo depois já fizemos uma curva à esquerda e iniciamos a descida até o Aeroporto Internacional Santiago. A chegada foi bem tranquila e o pouso no horário previsto.

Chegando em Santiago com o novo terminal do aeroporto ao fundo


Conclusão

Voar para Santiago com a Gol foi uma experiência muito boa e me surpreendeu o fato da empresa oferecer manta, travesseiro e refeição quente neste voo. Eu certamente voltaria a voar com eles, desde que o preço fosse bom, claro. Mas um voo com mais de 4 horas de duração já seria um caso a ser pensando.


Vídeo


No canal do Vou na Janela no Youtube eu já publiquei um vídeo completo desse voo. Confira abaixo:


Onde se hospedar em Santiago


Aqui no blog tem um post super completo com dicas de onde se hospedar e onde não se hospedar em Santiago. Leia aqui

Ou você pode olhar a nossa lista completa de hospedagem em Santiago: clique aqui ou no box de ofertas abaixo. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso.



Booking.com


Leia mais sobre Santiago


Planejando a sua viagem

Chegando em Santiago: imigração e transporte
Como chegar a Valparaíso e Viña de Mar
Onde ficar em Santiago
Transfer para Brasileiros do aeroporto até o centro da cidade
10 dicas grátis em Santiago

O que ver em Santiago

O que fazer em Santiago
Cerro Santa Lucía
Cerro San Cristóbal
Sky Costanera, o prédio mais alto da América do Sul
Parque Quinta Normal e seus museus
Valle Nevado em temporada de inverno

Passeios

Termas Colina e Embalse El Yeso em Cajón del Maipo
Valparaíso e Viña del Mar
Vinícola Emiliana, a maior vinícola orgânica do mundo
Casa de Pablo Neruda em Isla Negra


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.