Como é voar na classe economy plus da TAP no Airbus A330-900neo

economy plus da TAP

Olá viajantes! Neste post eu vou contar como é a voar na classe Economy Plus da TAP de Lisboa para São Paulo e mostrar se vale a pena pagar por essa poltrona.

***

Com a introdução dos novos Airbus A330-900neo em sua frota, a TAP Air Portugal passou a oferecer aos passageiros as poltronas Economy Xtra, ou Economy Plus nos voos para o Brasil.

Trata-se de um assento com custo adicional, que cobrado quando fazemos a marcação da poltrona e que oferece mais espaço para as pernas, além de reclinar um pouco mais.

Eu voei nos A330neo da TAP de São Paulo para Lisboa na classe econômica tradicional e na volta eu comprei a Economy Plus da TAP ao fazer o check in pelo site. 

Leia outras avaliações aqui

A330neo da Tap economy plus da TAP

A330neo da TAP


Como é voar na economy plus da TAP


Compra da passagem e check-in

Eu comprei a passagem direto no site da TAP, foi uma promoção imperdível que eu encontrei para Frankfurt por pouco mais de R$1.500,00 ida e volta na tarifa light já com as taxas de embarque. A tarifa light não permite despacho de bagagem, apenas uma mala de mão de até 10 quilos e um item pessoal que pode ser uma mochila. Para mim, bastava, mas é preciso ficar atento a esses detalhes na hora de comprar a sua passagem.

Eu fiz o check-in pelo site da empresa e durante o procedimento eu decidi comprar a poltrona economy plus da TAP, para ter um pouco mais de conforto no meu voo de retorno ao Brasil e claro, para poder contar aqui no blog.

Eu paguei 40 euros pela poltrona, o que deu menos de 200 reais na época. Achei um bom custo benefício. O preço pode variar de acordo com a rota ou a demanda.

O embarque começou aproximadamente 45 minutos antes do horário de partida. A TAP organiza o embarque por grupos em 4 filas: prioridades e aqui entram os passageiros voando em classe executiva; uma segunda fila com passageiros sem bagagem de mão; e os grupos A e B, onde os passageiros do grupo B correspondem aos lugares na última cabine do avião e os passageiros do grupo A na cabine do meio.


Como é a Economy Plus da TAP

Eu já falei amplamente sobre o A330neo da TAP no post onde falei da viagem de ida, recomendo a leitura para você entender o que esse novo avião oferece. 

A classe econômica desses aviões foi distribuída no layout 2-4-2. Onde as primeiras 12 poltronas correspondem a Economy Plus. São as fileiras 10 a 21, totalizando 96 lugares e são as poltronas identificadas com detalhes em vermelho.

economy plus da TAP

Economy plus

economy plus da TAP

O espaço generoso da primeira fileira da Economy Plus da TAP

economy plus da TAP

Na primeira fileira da Economy Plus da TAP, as TVs ficam no bulkhead

economy plus da TAP

E por conta da distância, essas poltronas tem controle remoto

Além de mais espaço e de reclinar um pouco mais, essas poltronas tem bagageiro exclusivo, tomadas elétricas e portas USB. As poltronas da classe econômica tradicional não tem tomadas, só as portas USB.

No mais, é tudo igual a classe econômica, ou seja, mesmos itens de conforto (travesseiros, mantas e fones de ouvido), mesmo sistema de entretenimento e mesmas refeições. Passageiros voando na Economy Plus da TAP não tem nenhuma prioridade de embarque e tão pouco acesso a sala vip, já que a Economy Plus não é uma cabine superior.

economy plus da TAP

Internet a bordo: a troca de mensagens é gratuita, mas… não estava funcionando

economy plus da TAP

Mantas, travesseiros e fones de ouvido em todas as poltronas

A minha dica aqui é reservar as poltronas da fileira 10, pois são as que tem o melhor espaço para as pernas. Eu voei na 10A e foi uma escolha muito certeira.

Todas as poltronas são equipadas com telas individuais de 14 polegadas touch-screen com o novo sistema de entretenimento da TAP. Esse novo sistema representa um salto gigante em relação ao entretenimento dos aviões mais antigos.


Voo e serviço de bordo

O voo saiu de Lisboa com muita chuva e bastante atraso, algo infelizmente comum em Lisboa por conta da saturação daquele aeroporto. Mas logo que subimos para a altitude de cruzeiro, o tempo abriu e a vista ficou linda. Olha a imagem abaixo.

economy plus da TAP

Sobrevoando o Oceano Atlântico Norte

Pouco mais de 1 hora após a decolagem a tripulação serviu o almoço. Tinham como opções carne ou massa. Escolhi a carne e veio bem servida e acompanhada de arroz. De entrada tinha uma saladinha e um picadinho de presunto e queijo de cabra. A sobremesa era um arroz doce e para acompanhar tinha um pão tipo australiano e manteiga. Para beber tinha uma grande variedade de bebidas, eu escolhi o vinho tinto. Os copos são de plástico e os talheres de metal. A comida estava boa e achei tudo bem farto, mais um ponto positivo pra TAP.

economy plus da TAP

Almoço

economy plus da TAP

Almoço

economy plus da TAP

Uma rodada de café ou chá

Depois do almoço  tripulação serviu uma rodada de café e eu fui assistir TV e em seguida dormir um pouco. Mesmo sendo um voo diurno, eu consegui dormir por algumas horas.

Pouco antes do pouso em São Paulo a tripulação começou o segundo serviço, que era o mesmo serviço de café da manhã que a TAP oferece. Tinha uma bandeja de frios, pão, bolo, fatias de laranja e um chocolatinho. Para beber uma boa variedade de bebidas,  eu fui de café e suco.

economy plus da TAP

A segunda refeição

economy plus da TAP

Chocolatinho retrô

Apesar do atraso na saída de Lisboa, chegamos em São Paulo no horário correto. Um pouso suave depois de um voo excelente.

economy plus da TAP

Quase chegando em São Paulo


Conclusão

Vale muito a pena pagar um pouco mais para voar na Economy Plus da TAP. O espaço a mais das poltronas e o reclino maior fazem bastante diferença na hora de descansar. Eu não pensaria duas vezes em reservar essa poltrona novamente.


Vídeo


No canal do Vou na Janela no Youtube eu já publiquei um vídeo completo desse voo. Confira abaixo:


Outros flight reports sobre a TAP e imigração em Portugal


Como é voar no novo A330neo da TAP
Como é voar no A320neo da TAP
Como é voar para Portugal nos Airbus A340 da TAP
Como é voar para Portugal com a TAP no Airbus A330
Como é voar na classe executiva da TAP
Como é voar dentro da Europa com a TAP
Como é voar com a TAP Express para a África
Como é a imigração em Lisboa
Como é a imigração no Porto


Posts com o que fazer em Lisboa


O que fazer em Lisboa em 4 ou 5 dias
O quer em Lisboa em uma conexão de poucas horas
Onde se hospedar em Lisboa
Guia de Lisboa para Download


Onde ficar em Lisboa


Confira o nosso post super detalhado explicando as melhores áreas para se hospedar em Lisboa e também lugares para serem evitados, clique aqui.



Booking.com

Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Veja a lista completa de hotéis aqui:  Clique aqui


Ingressos de passeios em Lisboa e Sintra


Compre aqui seus passeios em Lisboa e fique livre das filas


Guia de Lisboa para download


Aproveite para baixar a versão em PDF do Guia de Lisboa, para ler no tablet, celular ou computador quando quiser.

O guia para download economy plus da TAP

O guia para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.