A belíssima Catedral de Notre Dame e a Île de la Cité em Paris

Catedral de Notre Dame

Paris é cortada pelo Rio Sena e no rio existem duas ilhas, a Île de la Cité e a Île de St-Louis, uma ligada a outra e ambas bem conectadas a cidade por pontes e até uma estação de metrô. Mas o que torna esse pedacinho de Paris tão especial, é que foi lá que a cidade surgiu e onde fica a maior joia da arquitetura gótica, a Catedral de Notre Dame.

Conciergerie

Por ser onde Paris foi criada, a Île de la Cité é a parte mais medieval da cidade, é quase como um universo a parte do restante da cidade quando falamos em arquitetura e urbanismo.

É lá que, além da Catedral de Notre Dame, fica a Sainte Chapelle e a Conciergerie. E além desses monumentos lindos, andar pela ilha é um programa muito gostoso para um dia em Paris. Especialmente em um dia de sol, explorando as ruelas com pouco trânsito e descobrindo vários cantinhos.

As ruazinhas

Os famosos cadeados de Paris

E tome cadeados


E a Catedral de Notre Dame?


Mas o ponto alto, é sem dúvidas a visita a Catedral de Notre Dame. Construída entre 1163 e 1245 é um dos lugares mais visitados de Paris. Andar pelo interior da igreja é uma viagem no tempo e claro, não deixe de subir até as torres de 69 metros de altura e conferir o campanário onde viveu o Corcunda de Notre Dame e as famosas gárgulas. Esculturas imensas, assustadoras e que fazem parte do sistema coletor de água da igreja.

A Catedral de Notre Dame

Não é difícil imaginar que a Catedral de Notre Dame não tem elevador, né? São 387 degraus até lá em cima e são super pequenos e inclinados, não é uma subida fácil. Mas vale a pena e dependendo do número de pessoas subindo, a jornada pode demorar facilmente 1 hora. Um guarda me disse que na altíssima temporada, a escalada pode demorar até 2 horas.

Eu fui no outono e estava tudo aceitável. Mas só essa informação já seria motivo para eu desistir de subir nas torres da Catedral de Notre Dame na alta temporada.

A belíssima catedral

O altar da catedral

Detalhes dos vitrais da catedral

Uma das gárgulas


Procurando hospedagem em Paris?


Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui.



Booking.com


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.