viajar para a França
O que é preciso para viajar para a França? Pensando em viajar pora Paris? Saiba quais são as regras para brasileiros viajando para a França.

A França está aberta para receber brasileiros vacinados, uma ótima notícia para quem pretende visitar um dos mais charmosos países do mundo. Entenda neste post o que é preciso para viajar para a França.

***

A França está com as fronteiras abertas para receber brasileiros completamente vacinados e sem a necessidade de quarentena. A notícia é ótima, porém, existem algumas regrinhas tanto para viajar para a França, como para retornar ao Brasil.

Leia mais:
Regras e documentos para entrar na França
30 lugares o para visitar em Paris
O que fazer em Paris em 4 ou 5 dias
Como visitar a Torre Eiffel
Como visitar o Museu do Louvre sem pegar filas
Dicas para visitar o Museu do Louvre pela primeira vez
Como visitar o Arco do Triunfo
Île de La Cité e Catedral de Notre-Dame
O que fazer em Montmartre
Cemitério do Père-Lachaise


O que é preciso para viajar para a França


1) Vacinas e certificado de vacinação

A França está aceitando apenas as vacinas que foram autorizadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Que são elas:

  • Pfizer
  • Moderna
  • AstraZeneca
  • Janssen

A vacina da AstraZeneca aplicada no Brasil é a Covidshield, que foi aprovada pelo governo francês. Por tanto, quem tomou essa vacina no Brasil está autorizado a entrar na França.

Por outro lado, a Coronavac ainda não foi autorizada e, pelo menos por enquanto, quem tomou a vacina não pode entrar na França. Contudo, a Coronavac é aceita como dose de reforço.

É importante sinalizar que é preciso esperar 7 dias após tomar a segunda dose da vacina da Pfizer, Moderna ou Astrazeneca e quatro semanas após receber a dose única da Janssen.

Após receber a segunda dose ou a dose única, é possível emitir pelo app ConecteSUS o certificado de vacinação, disponível em português, inglês e espanhol. O documento em inglês será obrigatório para viajar para a França.


2) Exames

Atualização: Desde 12 de fevereiro, visitantes com o esquema vacinal completo (duas doses) não precisam mais apresentar teste com resultado negativo para Covid-19 para entrar na França.

Atualmente é exigido o exame do tipo RT-PCR realizando em até 72 horas antes do embarque ou Antígeno, feito em até 24 horas antes de viajar para a França. Veja aqui onde fazer o teste no Aeroporto de Guarulhos.


3) Formulários

Preencher a Declaração de Honra, um documento onde você diz que não esteve em contato com pessoas infectadas nos 14 dias anteriores a sua viagem e que não apresentou sintomas nas últimas 48 horas. Você pode baixar o arquivo aqui.

Também é necessário preencher o Preencher o Digital Passenger Location Form (DPLF) com todos os dados da sua viagem. O sistema gera um document com QR Code que pode ser solicitado durante a sua viagem. Você pode preencher o formulário aqui. Após o procedimento, salve este documento em seu celular ou imprima a página com o QR Code.


4) Seguro viagem

Atualmente a França está exigindo dos visitantes o Seguro viagem com cobertura Covid de até 30.000 EUR. Faça aqui uma cotação para o seu seguro viagem.


5) Passe Sanitaire

A França exige o Passe Sanitaire para poder visitar museus, restaurantes, cafés, bares, restaurantes, centros comerciais e atrações turísticas. O Passe Sanitaire é um documento que precisa ser solicitado em uma das farmácias credenciadas na França. O custo é de 36 Euros.

Minha experiência: Eu não fiz o Passe Sanitaire e em todas as ocasiões em que me pediram o documento, eu mostrei o meu certificado do ConectSUS em inglês e foi aceito. Desde o Starbucks aos museus.

Para solicitar o documento, é preciso seguir algumas regras:

  • Não morar na União Europeia 
  • Ter mais de 18 anos
  • Ter recebido a imunização completa, respeitando os prazos de 7 dias após a segunda dose da Pfizer, Moderna e AstraZeneca ou 4 semanas após a dose única da Janssen.
  • Ter recebido a dose de reforço caso a 2ª dose tenha sido tomada há mais de 7 meses.

Documentos necessários para pedir o Passe Sanitaire:

  • Cópia da folha do passaporte onde estão os dados pessoais
  • Certificado de vacinação em inglês emitido pelo ConecteSUS

6) Saiba escolher o seu voo

É preciso ter muita atenção ao escolher o seu voo, já que muitos países ainda estão fechados para brasileiros onde até mesmo a conexão não é permitida. Para evitar transtornos, a melhor opção é escolher voos diretos do Brasil para a França.

A Latam Airlines opera voos diretos de São Paulo para Paris e a Air France voa direto de São Paulo e do Rio de Janeiro para Paris. Desde outubro passado a empresa voa direto de Paris Charles de Gaulle para Fortaleza.

viajar para a França
O que é preciso para viajar para a França

Outros documentos para viajar para a França


Além disso, é preciso os documentos normais de uma viagem para a Europa. São eles:

  • Passaporte válido
  • Passagem de retorno ao Brasil ou de saída da Europa
  • Comprovante de hospedagem
  • Comprovante financeiro (dinheiro e cartões de crédito)
  • Comprovante de vínculo com o Brasil (carta do empregador, holetire ou contrato social caso seja empresário).

Sim, são muitos documentos e nunca me pediram tudo isso, entretanto é importante levar para evitar contratempos.


Requisitos para voltar ao Brasil


Atualmente o governo brasileiro exige a apresentação de um teste negativo do tipo RT-PCR realizado em até 72 horas antes do embarque ou Antígeno, feito em até 24 horas.

O site da Air France tem um mapa com todos os laboratórios autorizados a realizar o teste em Paris e em vários lugares do mundo.  O custo médio é de 50 Euros. A Farmácia do Boulevard Haussmann (Haussmann Opera pharmacy) faz o PCR com resultado em até 24 horas e não precisa agendar.

Já o teste do tipo Antígeno pode ser feito nas farmácias, também não precisa de agendamento. Todas oferecem o serviço e a maioria emite o laudo em inglês e francês. Mas certifique-se antes de fazer o teste. O custo é de 25 Euros e o resultado sai em 15 minutos.

Minha experiência: Eu fiz o teste do tipo antígeno na farmácia pertinho do meu hotel no dia do meu retorno ao Brasil. Foi prático e bem mais barato do que fazer o RT-PCR.

Também é necessário preencher a Declaração de Saúde do Viajante no site da Anvisa em até 72 horas antes do seu retorno. Você pode preencher aqui. E em questão de segundos o sistema enviará para o seu email o comprovante.

Dica importante: preencha o formulário em inglês, para que você tenha o comprovante em inglês. Depois de preenchido, não tem como escolher o idioma.

Se você fizer conexão em algum país que exija o preenchimento do Digital Passenger Location Form (DPLF) ele pode ser preenchido através do link: https://app.euplf.eu/#/form

A minha conexão foi em Portugal e o país exige o preenchimento do documento. No email que s TAP me enviou avisando sobre a abertura do check-in, eles já mandaram o link para preenchimento do documento.

Todos estes documentos deverão ser apresentados no momento do check-in no aeroporto, em eventuais conexões e também na chegada ao Brasil. Sem a apresentação dos mesmos, o passageiro não conseguirá embarcar de volta ao Brasil.

***


Se você estiver procurando onde ficar em Paris, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Veja aqui. Mas deixo algumas dicas abaixo.

Na minha primeira vez em Paris me hospedei no hotel Bonséjour Montmartre, que tinha nada menos que 4 estações do metrô perto e ficava a uns 15 minutos de caminhada da Gare du Nord. Eu paguei o equivalente a 280 reais na diária com café da manhã.

Já na minha segunda vez em Paris eu fiquei no sensacional Hotel Saint-Louis Pigalle. O hotel também fica em Montmartre, coladinho na estação Pigalle do metrô. Entretanto o que eu mais gostei nesse hotel, é que os quartos tem uma atmosfera de casa. 

Tem hotéis que não tem como errar e o Mercure Paris Pigalle Sacre Coeur é certamente um deles. O hotel fica coladinho na Basílica de Sacré-Coeur e com estação de metrô ao lado. 

A rede Novotel não tem como errar, são hotéis confortáveis e com preços acessíveis. A dica aqui é o Novotel Paris Les Halles, que fica pertinho do Louvre e tem instalações modernas e muito confortáveis.

Hotel Opera Maintenon é um verdadeiro achado, um hotel duas estrelas, mas com conforto de hotel 4 estrelas e ótimo preço. 

Já pensou, ficar hospedado do lado da Torre Eiffel em Paris e sem pagar uma fortuna? A dica é o Hotel Royal Phare, um hotel super charmoso e confortável localizado a uma quadra da Champ de Mars e a uns 700 metros da Torre Eiffel. 

Outro hotel que é um pequeno achado em Paris, o Hotel De Suede Saint Germain é pequeno, aconchegante e fica em uma rua bem tranquila de Paris.


Como ir do Aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris
Como ir do aeroporto de Orly até o centro da cidade
Como é passar pela imigração em Paris
Como usar o metrô de Paris
Conheça os 5 golpes mais comuns em Paris


30 lugares para visitar em Paris
O que fazer em Paris em 4 ou 5 dias
Como visitar a Torre Eiffel
Como visitar o Museu do Louvre sem pegar filas
Dicas para visitar o Museu do Louvre pela primeira vez
Como visitar o Arco do Triunfo
Île de La Cité e Catedral de Notre-Dame
O que fazer em Montmartre
Cemitério do Père-Lachaise










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

9 thoughts on “Todos os documentos: o que é preciso para viajar para a França?

  1. Ola Fabricio, tenho uma duvida sobre o seguro viagem que mencionou com cobertura Covid-19. Eu nao encontrei nenhuma informacao relacionada em sites oficiais, caso tenho o link poderia compartilhar? Talvez nao seja mais exigido? ja que que quase todas a restricoes na EU foram retiradas.
    Obg!

  2. Boa tarde Fabrício!

    Chegarei por Paris, ficando uma semana e após, já com carro alugado irei para Normandia.
    O EU Digital Passenger Locator Form (dPLF) foi preenchido para estadia em Paris.
    Na Normandia ainda não tenho definido o local, hotel, que ficarei. Penso que até em mais de um.

    Como fica este documento EU Digital Passenger Locator Form (dPLF)?

    Agradeço sua atenção!

    1. Um amigo teve um problema semelhante, ele fez dois documentos, um com os dados de Paris e o outro com os dados do segundo destino dele na França.

      1. Oi Fabricio irei a Paris dia 12 me tira uma dúvida tomei a 2 dose em dezembro porem não consta a 2 dose do conecteSus porem tenho a carteira de vacinação e o p certificado no poupa tempo da 1 e 2 dose se caso eu fizer o o exame de PCR antes de viajar é válido também ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.