Como é a viagem de trem de Oslo para Estocolmo, na Suécia

Dando continuidade no meu roteiro pelos países da Escandinávia, neste artigo eu compartilho com vocês como é a viagem de trem de Oslo para Estocolmo, na Suécia. Um trajeto confortável e muito prático de ser feito.

***

Durante a minha viagem na Noruega e Suécia, eu fiz dois trechos de trem. O primeiro foi de Bergen para Oslo, que é considerada uma das viagens de trem mais bonitas do mundo. Aliás, algo que eu recomendo muito, especialmente durante o outono ou inverno, é quando as paisagens ficam ainda mais bonitas com a neve.

Entretanto, antes de aprofundar neste assunto, vou deixar aqui abaixo alguns links para facilitar a organização e o planejamento da sua viagem pela Noruega.

O que fazer em Oslo (roteiro de 2 dias)
Onde se hospedar em Oslo
O que fazer em Bergen
Onde se hospedar em Bergen
Como ver a Aurora Boreal na Noruega
O que fazer em Tromso
Onde se hospedar em Tromso

Aliás, recomendo assistir o vídeo da viagem de trem de Oslo para Estocolmo.

Como é a viagem de trem de Oslo para Estocolmo

Como é a viagem de trem de Oslo para Estocolmo


Compra da passagem

Os trens são operados pela SJ da Suécia e as passagens podem ser compradas pelo site da SJ, mas também pelo site da VY, que é a operadora de trens da Noruega. 

Existem dois tipos de trens, o SJ High-speed train que como o nome já diz, é o trem mais rápido e o SJ InterCity, que é um trem mais antigo e que faz mais paradas ao longo do caminho. E em ambos os trens existe o serviço de primeira e segunda classe.

Ao comprar a passagem, existe a opção com marcação de assento. Na passagem vem indicando o vagão e o número da poltrona. Chegando na estação é só procurar pelo vagão determinado e achar a sua poltrona.

Como é a viagem de trem de Oslo para Estocolmo
Trem InterCity

Como é o trem

Eu comprei o vagão de segunda classe, que na ocasião foi a metade do preço do vagão de primeira classe e não me arrependi. A poltrona era larga, confortável, com apoio para os pés, tomadas elétricas, mesa e conexão wi-fi gratuita. 

Como é a viagem de trem de Oslo para Estocolmo
Segunda classe do trem

Nas extremidades dos vagões ficam os racks para malas grandes. Malas menores e mochilas podem ser acomodadas no compartimento acima das poltronas. O trem possui calefação, então você não vai ficar congelado no inverno escandinavo. Eles também possuem um vagão bar/restaurante com alguns snacks que fica localizado no meio do trem. 

Minha dica é comprar alguma coisa para comer e beber nas lojinhas das estações, pois o que é oferecido no vagão restaurante, além de bem mais caro, não tem muita variedade.

Como é a viagem de trem de Oslo para Estocolmo
Eu aproveitei a mesa enorme para trabalhar

Como é a viagem de trem de Oslo para Estocolmo

O trem parte da Oslo S, a estação central de trens de Oslo e chega na Stockholm Central. A Oslo S tem vários restaurantes, cafés, mercadinhos e lojas para você comprar alguma coisa para comer antes de embarcar.

Chegando na estação, basta olhar em um dos vários telões para saber de qual plataforma o seu trem irá sair. Depois, basta descer até a plataforma e entrar no trem. Não precisa mostrar o passaporte ou fazer qualquer tipo de controle de segurança. Essa praticidade de viajar de trem pela Europa é sem dúvidas sensacional. O trem sai pontualmente e a conferência das passagens é feita já com o trem em movimento.

Trem de Oslo para Estocolmo

A viagem passa por paisagens lindas, mas não é como o trem de Bergen a Oslo que inegavelmente passa por cenários belíssimos nos vales nevados da Noruega. Contudo, não deixa de ser uma viagem bonita.

O trem faz a viagem em pouco mais de 500 km em 5h20 e faz algumas paradas ao longo do caminho, já em território sueco.  Durante a minha viagem o trem partiu bem vazio de Oslo, mas depois que entramos na Suécia ele encheu. 

Lembrando que como a Noruega e a Suécia fazem parte do tratado de Schengen, não precisamos fazer o controle de passaporte nas viagens entre os países do tratado. Se você não sabe como funciona o tratado de Schengen e a imigração na Europa, recomendo ler este artigo onde eu explico tudo.

Estação central de Estocolmo

Vale a pena fazer a viagem de trem de Oslo para Estocolmo?


Certamente! A viagem é tranquila, inegavelmente mais confortável que o avião e sobretudo, mais prática. Só de não ter que se deslocar até os aeroportos – o de Oslo fica distante 56 km da cidade e o de Estocolmo 45 km – e não ter que fazer todas as burocracias de um aeroporto, já vale muito a pena.

Sobretudo, considerando o tempo de antecedência que precisamos chegar ao aeroporto, a viagem de trem de Oslo para Estocolmo acaba levando o mesmo tempo que eu gastaria fazendo o trajeto de avião. Aliás, é mais barato!


Reserve aqui os seus passeios em Estocolmo



mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, sou designer gráfico que cansou da vida no escritório e decidiu abraçar o mundo. Nestas andanças já foram 65 países e a sede por novas descobertas é cada vez maior. Venham descobrir o mundo comigo!

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.