Guia de viagens: Berlim, Alemanha

Berlim

Uma cidade fascinante, é assim que eu consigo descrever Berlim em uma frase curta. Uma cidade passou por guerras, foi dividida em duas e renasceu das cinzas, literalmente, para se tornar uma das mais vibrantes capitais européias do nosso tempo.

Em Berlim a gente consegue caminhar pela história. Uma cidade com energia carregada de toneladas de história,  é impossível passar por uma rua, uma estação de trem e não se deixar envolver.

Mesmo 20 anos depois da queda do muro, ou 70 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, essa história continua muito viva.

Berlim também olha para o futuro, sem esquecer do presente, vem comigo conhecer mais essa cidade apaixonante no Guia de Berlim do Vou na Janela.


O essencial de Berlim


 

Muro de Berlim e East Side Galery

Um trecho de mais de mil metros do antigo muro transformado em uma das maiores galerias de arte a céu aberto do mundo.

 

Ilha dos Museus

Um pedacinho na capital alemã que é parada obrigatória para qualquer amante da arte e história da humanidade, é a Ilha dos Museus ou Museumsinsel.

 

Check Point Charlie

Um dos lugares mais emblemáticos quando falamos de Guerra Fria e da Alemanha Oriental e Ocidental. Essa era a fronteira entre esses dois mundos.

 

Memorial do Holocausto

O Memorial do Holocausto é formado por 2.711 blocos de concreto de diferentes tamanhos para representar os 6 milhões de judeus mortos pelos nazistas.

 

Tiergarten

O Tiergarten fica no coração de Berlim, são mais de cinco quilômetros de verde que são cortados por algumas das mais importantes avenidas da cidade.

 

Tempelhof

O aeroporto de Hitler que virou um dos maiores parques públicos da Europa. Esse é apenas um resumo do que é Tempelhof.

 


Roteiros em Berlim


Berlim é tão fascinante, que diferente de outras cidades, nós criamos dois roteiros: um dedicado a cidade do Terceiro Reich e Segunda Guerra Mundial, e outro da Berlim Oriental, da época em que a cidade era dividida em duas.

Terceiro Reich e Segunda Guerra Mundial

Esse roteiro não existe oficialmente, não é fácil encontrar muitas informações, foram muitas e muitas pesquisas para descobrir lugares que estão fora de todos os guias.

 

Berlim da Alemanha Oriental

Um roteiro pela Alemanha Oriental, oficialmente chamada de RDA – República Democrática Alemã ou DDR – Deutsche Demokratische Republik.

 


Planejando a sua viagem


icon1

Chegando em Berlim

Tudo o que você precisa saber para chegar na cidade pelo Aeroporto Schönefeld e com chegar ao centro pela linha de trem que atende ao aeroporto. (clique aqui)

 

icon2

Que moeda levar

A moeda oficial da Alemanha é o Euro. Não tem mistério, aqui no Brasil a gente já consegue uma boa cotação. Se seu cartão de crédito permitir saques internacionais sem taxas abusivas, pode ser uma boa ideia para fugir das taxas das casas de câmbio.

 

icon3

Como usar o metrô

Berlim tem uma imensa rede de metrô e trens, com eles é possível chegar em qualquer parte da cidade com facilidade.  Aqui no blog tem um super post com tudo que você precisa saber. (clique aqui)

 

icon4

Onde se hospedar

Escolher uma boa localização para se hospedar é um ponto essencial para garantir uma boa experiência em qualquer cidade. Quer mais dicas de hospedagem? Confira a nossa lista aqui

 

Quando ir

Está na dúvida sobre quando é a melhor época do ano para visitar Berlim? Aqui eu respondo todas as suas dúvidas. (clique aqui)

 

Quantos dias ficar

Quantos dias são necessários para conhecer Berlim? Aqui eu respondo as suas dúvidas com algumas sugestões de passeios. (clique aqui)

 


O que eu achei de Berlim


É praticamente impossível você conhecer uma cidade intimamente em um curto período de tempo, as vezes, precisamos de anos e olhe lá. Mas tem lugares quem possuem uma energia tão forte que e em pouco tempo a gente já consegue criar uma conexão com o lugar.

Continue lendo

Portão de Brandemburgo

 

 


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar