Um passeio por Havana Velha, o coração da capital cubana

Havana Velha

Habana Vieja, ou Havana Velha é o centro histórico da capital cubana e a região mais vibrante da cidade. Eu cheguei em Havana vindo de uma cansativa viagem de carro desde Varadero, tive problemas com o hotel e confesso que cheguei em Havana Velha com um inevitável mau humor, mas a energia daquele lugar é tão intensa que em questão de poucos minutos meu mau humor tinha ido embora.

A luz do fim do dia, os músicos de rua tocando a contagiante música cubana, os bares e restaurantes cheios – de turistas, é verdade – e o vai e vem de pessoas nas ruas, ruelas e becos que respiram história é certamente o melhor cartão de visitas de Havana.

Bodeguita

La Bodeguita del Medio

O bairro começou a ser construído no século 16 e acredite, ainda tem muitas construções dessa época e por essas e outras, Havana Velha é considerada Patrimônio da Humanidade desde 1982.

Muitas pessoas dizem que caminhar por Havana é como fazer uma viagem o tempo, é verdade e por mais que a gente já veja carros modernos pelas ruas, dentro de Havana Velha é um mundo à parte.

É onde estão os mais belos casarões, muitos parecem ter sido reformados recentemente. Entenda, existe uma diferença entre restaurado e reformado. Mas ainda passa uma imagem de lugar abandonado, nem tanto como em outras regiões da cidade. Mas isso é o mais interessante e o que atrai tanta gente.

O que fazer em Havana

Havana Velha

As cores são vibrantes e muitos lugares bem charmosos ficam em Havana Velha, como a Plaza de Armas, que foi a primeira da cidade, construída no século 16 junto com a fundação do bairro e está muito bem conservada. Ela também é um bom ponto começar a explorar Havana Velha.

Ao lado da Plaza de Armas fica o Castillo de la Real Fuerza. Um forte construído em 1582 para proteger a entrada da Baía de Havana de ataques de piratas. É uma visita bacana, especialmente por ser um lugar bem cuidado e com uma vista bem legal da entrada da Baía de Havana.

Ali na Plaza de Armas começa a Calle O’Reilly, é a principal rua e também a mais famosa de Habana Vieja. A rua de paralelepípedos só permite pedestres e atravessa toda Havana Velha até o Museu Nacional de Bellas Artes. É a rua com os casarões em melhor estado e está sempre apinhada de gente.

saber antes de visitar Cuba

Havana Velha

Visite também a Plaza de la Catedral, onde fica a Catedral de Havana e que por muitos anos, conservou as cinzas de Cristóvão Colombo. Ali do lado fica a famosa Bodeguita del Medio, o bar onde Ernest Hemingway, Fidel Castro e até Nat King Cole tomavam o melhor Mojito de Cuba. E os caras ainda servem o drink por 5 CUCs (5 dólares).

Em Havana Velha fica o Capitólio Nacional, o Gran Teatro de La Habana que para mim, é o prédio mais bonito de Havana. O Paseo del Prado, um enorme calçadão arborizado que fica no meio da Avenida Paseo de Martí e circunda Havana Velha até o Malecon e o Museu de La Revolución.

E depois de explorar Havana Velha, você pode terminar o seu dia no La Bodeguita, ou no El Floridita, outro bar que ficou famoso em Havana por ser onde Hemingway tomava seus Daiquiris. Ou você pode simplesmente passear pelo Malecón, o calçadão a beira mar vendo o belíssimo pôr do sol de Cuba.


Como visitar Havana Velha


Eu recomendo se hospedar em Havana Velha, pois quase tudo para fazer em Havana fica nessa região. Mas se você se hospedar em outra região da cidade, recomendo começar o seu passeio pelo Castillo de la Real Fuerza e seguir pela Calle Obispo ou Calle O’Reilly.

Certamente você chegará em Havana Velha de taxi, pois é o único meio de transporte para os turistas, peça para o taxista te deixar nessa região e bom passeio.


Vídeo


Confira o nosso vídeo com o que fazer em Havana.


Mais sobre Cuba


Planejando a sua viagem

Que moeda levar para Cuba
15 coisas que você precisa saber antes de visitar Cuba
Visitar Cuba é caminhar por seus dois mundos paralelos
Como conseguir o visto para Cuba
Como é passar pela imigração em Cuba
Quando visitar Cuba
Onde se hospedar em Havana
Como se locomover por Cuba
Como usar a internet em Cuba

Mais coisa para fazer em Cuba

O que fazer em Havana (Roteiro completo)
Fortaleza de La Cabaña
La Bodeguita del Medio
Museu da Revolução Cubana
Varadero e as praias cubanas


Guia de Havana para download


Guia de Havana para download


Procurando hospedagem em Havana?


Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui.


Booking.com


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar