Tudo o que você precisa saber para visitar a Holanda

visitar a Holanda

Esse pedacinho lindo da Europa é um dos destinos mais procurados aqui no blog, diariamente eu recebo várias perguntas sobre como é chegar em Amsterdã, visto, imigração, como é andar pelo país, se é frio… enfim, eu realmente estava devendo um resumão tudo o que você precisa saber para visitar a Holanda.


Saiba antes de visitar a Holanda


Como chegar

A boa notícia é que existem voos diretos e diários do Brasil para Amsterdã operados pela KLM. As partidas acontecem em São Paulo e no Rio de Janeiro. O tempo de viagem do Brasil até Amsterdã é de aproximadamente 11h40.

Boeing 777-200 da KLM no gate em Guarulhos

Boeing 777-200 da KLM no gate em Guarulhos. Curiosidade: aeronave que faz uma homenagem as Cataratas do Iguaçu

Em Guarulhos a empresa opera com aeronaves Boeing 777 (série 200 e 300 dependendo da demanda) e no Rio de Janeiro com os novíssimos Boeing 787-9 Dreamliner.

Para você saber, os Dreamliners são aeronaves incríveis que incorporaram uma série de inovações tecnológicas que fazem do voo uma experiência super agradável. Eu nunca voei nos 787 da KLM, mas aqui no blog tem um post sobre como é voar com essas aeronaves da LATAM (clique aqui).

Com a KLM eu já voei de São Paulo a Amsterdã no Boeing 777-300 e tem um review aqui no blog sobre a viagem:

Como é voar para a Europa com a KLM

Mas claro, você pode chegar a Amsterdã fazendo conexão em alguma outra capital da Europa, como Paris via Air France, que é parceira da KLM.

Se você não mora no Rio ou São Paulo, a KLM e Air France tem parceria com a Gol, o que facilita muito a conectividade para quem vem de outras partes do Brasil.


Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Holanda e nem nos demais países da Europa, isso é maravilhoso. O visto de turismo é concedido na chegada e tem validade de 90 dias para circulação em todos os países que fazem parte do tratado de Schengen, veja a lista completa aqui.

Na prática, isso significa que você pode desembarcar em Amsterdã e circular por até 3 meses por todos os países que fazem parte do espaço Schengen com um único visto.

O passaporte precisa também ter pelo menos 3 meses de validade após a sua data de chegada ao país.

Quem pretende estudar, trabalhar ou estender a permanência na Holanda por outras razões, precisa garantir um visto ainda no Brasil direto nos consulados. Confira aqui a lista das representações diplomáticas da Holanda no Brasil: brasil.nlembaixada.org/organization


Imigração

A chegada em Amsterdã é no Aeroporto Schiphol, eu já passei pela imigração lá duas vezes e sempre foi muito tranquilo. Se você não fala holandês, os oficiais falam inglês claramente.

A dica, assim para todos os países no qual você fizer os processos imigratórios, é ter toda documentação necessária, mas que documentação é essa, Fabricio? Dá uma olhada no post abaixo que tem todas as dicas para passar pela imigração em qualquer país da Europa:

Dicas para passar pela imigração na Europa sem medo

Além disso, tem outro post aqui no blog sobre como é chegar a Amsterdã no Aeroporto Schiphol, hub da KLM, com mais dicas de como sair do aeroporto usando o transporte público e dicas também para a sua saída da Holanda.

Chegando em Amsterdã por Schiphol: imigração e transporte


I Amsterdam Card

Ele é um cartão de benefícios para quem visita Amsterdã, eu achei caro no começo, mas depois, fazendo as contas, vi que valia a pena o investimento já que com ele eu pude visitar 34 atrações, incluindo museus famosos, fazer um tour de barco pelos famosos canais de Amsterdã e ainda usar o transporte público ilimitado durante a validade do cartão.

Além disso, ele garante 25% de desconto no aluguel de uma bicicleta, descontos em restaurantes, cafés e no Heineken Experience. Ponto negativo: não vale para o Riijksmuseum e a Casa da Anne Frank, dois lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Para 24 horas, o cartão custa 57 euros; 48 horas sai por 67 euros; 72 horas está com um desconto (fevereiro de 2017) e está custando 73,15 euros; 96 horas custa 87 euros.

Você pode comprar o cartão no Aeroporto Schiphol ou na Amsterdam Centraal. A lista completa de atrações inclusas e valores atualizados você encontra no site: https://www.iamsterdam.com


Quando visitar a Holanda

Em qualquer época do ano, mas se você não gosta de frio, a melhor época é entre abril e setembro. Lembrando que de junho a agosto é o verão no hemisfério norte e por conta disso a temperatura fica mais alta. Já tive uma ocasião em que peguei 30 graus na Holanda.

Essa época também é de alta temporada e por conta disso, tudo fica mais cheio e consequentemente mais caro.

Um período bom é março e abril, que não vai estar tão frio e não será na alta temporada, assim como setembro e outubro. Ah, o outono em Amsterdã é lindo!

Amsterdã é linda em qualquer época do ano

Amsterdã é linda em qualquer época do ano


Como andar pela Holanda

De trem! Os trens holandeses são operados pela NS, são baratos, extremamente pontuais e rápidos. Foi assim que eu conheci Rotterdam, Haia, Rosendaal e ainda fiz um bate-volta até Bruxelas.

No site da NS você consegue consultar os horários e tarifas: nshispeed.nl

Na época em que eu visitei a Holanda, só era possível comprar passagens no site quem tinha um cartão de crédito emitido na Europa, por conta disso, eu comprei as passagens no balcão da Amsterdam Centraal, a estação central de trens de Amsterdã e foi um pouco mais caro que os preços no site.

Hoje (2 anos depois) dá para comprar pelo site e pagar com cartões American Express ou Visa.  Mastercard só se for emitido na Europa.

Aqui tem um post sobre como é viajar de trem pela Holanda:
Como é ir de trem de Amsterdã para Bruxelas


Idioma

Não fala Holandês? Sem drama, até porquê, ainda não conheci um brasileiro que falasse o idioma dos caras, mas a boa notícia é que dá para se virar no inglês muito bem.

O idioma é praticamente uma segunda língua, mas em cidades pequenas como Rosendaal, nem todo mundo fala o idioma. Se você não fala inglês, vai ter que apelar para a mímica.

Os holandeses são muito simpáticos e vão se esforçar para te entender, mas faça um esforço também.

Viajar de trem na Holanda é muito prático e rápido

Viajar de trem na Holanda é muito prático e rápido


Drogas e prostituição?

Amsterdã é uma cidade vanguardista e liberal, se você não vive em marte, deve saber que a maconha é liberada nos cafés, e a prostituição é legalizada. Mas as moças não podem exercer o ofício nas ruas, por isso, elas se exibem nas famosas vitrines emolduradas por muito neon vermelho, como pequenas lojas.

Também não vai achando que as ruas estão cheias de junkies e gente louca usando tudo que pode e o que não pode, pois não é assim.


Procurando o que fazer na Holanda?


O que fazer em Rotterdam
O que fazer em Amsterdã
Keukenhof: o jardim de tulipas mais bonito da Holanda
Museu Madame Tussauds em Amsterdã
Red Light District em Amsterdã
Jordaan, o bairro mais legal de Amsterdã
A parada das flores na Holanda
Já ouviu falar de Rosendaal, na Holanda?


Procurando hospedagem em Amsterdã?


Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram.


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar