Guia compacto: Porto, Portugal

Guia compacto: Porto, Portugal

Nunca tinha passado pela minha cabeça conhecer o Porto, até que um dia, na fila do supermercado eu vi uma daquelas revistas de viagem e turismo com uma foto sensacional da cidade, tirada de um ponto alto de onde a gente conseguir ver e se imaginar tomando um vinho no Cais da Ribeira.

Pois aquela revista me motivou a atravessar o Oceano Atlântico para conhecer a cidade e percorrer boa parte de Portugal. Ponto para a revista que soube me fisgar direitinho e eu gostei de ser fisgado. Portugal e o Porto me conquistaram, e agora, revendo as imagens para fazer esse guia, eu sinto saudade daqueles últimos dias de inverno e a vontade de voltar apenas para ficar sentado na margem do Douro vendo a vida passar.

Guia compacto do Porto


Chegando no Porto


O Aeroporto Sá Carneiro, quase deserto.

O Aeroporto Sá Carneiro, quase deserto.

Eu cheguei no Porto vindo de um vôo direto de São Paulo. A TAP Portugal tem duas frequências semanais a partir do Aeroporto de Guarulhos, na terça-feira e no sábado. Os vôos são operados com aeronaves Airbus A330. Apesar do Porto ser a segunda maior cidade do país, o Aeroporto Sá Carneiro não tem muito movimento. Quando meu vôo chegou, era o único naquele horário e falando nisso, a minha experiência na chegada ao Porto não foi a mais tranquila, como eu já falei aqui no blog.

Como é passar pela imigração portuguesa no Porto?
Como é voar para Portugal com a TAP

O aeroporto e si é super moderno, melhor que o Aeroporto da Portela, em Lisboa. Amplo, bem iluminado, tem um free-shop (só no embarque) bem razoável, com boas opções de alimentação e acessibilidade.

O Metrô do Porto chega até o aeroporto e o bilhete pode ser comprado no balcão de informações turísticas no saguão de desembarque. Basta seguir as placas e não tem erro.


Como se locomover no Porto


metro_porto

O moderno e simpático metrô do Porto.

Apesar do Porto ser uma cidade grande, tudo que interessa para o turista está muito perto e pode ser facilmente acessado caminhando. As linhas do metrô privilegiam os bairros distantes e distritos do entorno da cidade. Você certamente só usará a rede caso fique hospedado em algum bairro afastado ou no trajeto do aeroporto Sá Carneiro até o centro da cidade. Vale dar uma conferida no post:

Como usar o metro do Porto


O que fazer no Porto


O Porto, visto de Vila Nova de Gaia

O Porto, visto de Vila Nova de Gaia

Passear pelo porto é uma viagem no tempo e não faltam atrações. Do alto da Torre dos Clérigos ou Mosteiro da Serra do Pilar, do outro lado do Douro, em Vila Nova de Gaia, podemos ver uma cidade encantadora e acolhedora. Nada como andar pelos becos antigos que preservam sua herança medieval e chegar até o Cais da Ribeira para comer um belo bacalhau. São só algumas coisas que podemos fazer na cidade. Confira meu post completo:

O que fazer no Porto: roteiro de 2 dias


City Tours e passeios


Yellow Bus

Yellow Bus

Eu não sou muito fã de city tours, com eles, a gente acha que conhece as cidades por completo, mas é uma vaga impressão. Nada como como caminhar pelas ruas, becos e parques. Mas no Porto, onde a rede de metrô não chega a todos os lugares, usar e abusar dos city tours é uma boa escolha. Dois passeios que você não pode deixar de fazer é o Porto dos Castelos com a Yellow Bus e o Cruzeiro das 6 Pontes pelo Douro. São imperdíveis e eu explico melhor no post abaixo:

Porto, Portugal: City tours e passeios
Cruzeiro pelo Rio Douro


Onde se hospedar


Praça da Liberdade

Praça da Liberdade

Em razão da facilidade de acesso e da ótima oferta de hotéis, o melhor lugar para se hospedar no Porto é na região central, no entorno da Avenida dos Aliados e Praça da Liberdade. A região é democrática, com hotéis para todos os bolsos além de bons restaurantes, cafés, estação do metrô, ônibus e bonde. Com certeza é o melhor lugar para se hospedar e se locomover com comodidade pela cidade.

Eu fiquei hospedado no Hotel Internacional, um 3 estrelas que fica na Rua da Almada, em uma esquina com vista para a Praça da Liberdade. É um hotel bem antigo, mas confortável e conservado e foi um ótimo custo/benefício que eu encontrei na época. Os quartos são super amplos, com ar condicionado, TV e ótimo banheiro. O café da manhã servido no hotel também foi uma boa surpresa. Definitivamente eu o recomendaria.


Onde comer


Jantar no Cais da Ribeira

Jantar no Cais da Ribeira

Não dá para pensar em Portugal e não lembrar do bacalhau e doces a base de ovos e visitar a terrinha sem comer essas delícias é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. Preparei um post especial com dicas de café da manhã, almoço e jantar na cidade.

Onde comer no Porto


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

12 Comentários

  • Responder agosto 13, 2015

    Cris

    Oi!! Que bom que a minha cidade do coração te encheu o coração. Acabei de passar lá uns dias! Tudo de bom como sempre. Praia, rio, cultura, museus, comida e aquele ambiente muito próprio.

  • Responder agosto 31, 2015

    Luísa Ferreira

    O Porto <3

  • Responder dezembro 7, 2015

    Cabeça de Frade

    ei Fabricio, nós também adoramos o Porto! das cidades grandes, a melhor com certeza! íamos ficar 3 dias e ficamos 5!! o guia e todo o site está muito bom! abraço!

    • mm
      Responder dezembro 7, 2015

      Fabricio Moura

      Amei o Porto, quero voltar um dia. Obrigado pessoal!

  • Responder fevereiro 4, 2016

    marcelo

    fala, amigo. eu de novo hehe
    a respeito da acomodação, estou com muita dúvida: encontrei um loft, muito bem recomendado (nota 8 no booking), com uma localização fantástica , tv, geladeira e outras coisas. mas, o fato de não haver portaria 24h ou alguém a quem recorrer imediatamente me causa certo receio, apesar do grande interesse . comparando com um hotel, o preço está excelente , além de o tamanho do loft (30m), com direito a vista da cidade, bem próximo da torre dos clérigos e da são bento.
    pretendo ficar 11 noites no porto, fazendo da cidade a minha base para visitar outras regiões de trem ou ônibus. por isso, quando leio sobre hotéis, apesar das comodidades e do fato de haverfuncionários para auxílio , o tamanho dos quartos em geral me desanima.
    eu, diante de uma estada longa, estou pensando mais no conforto do abrigo mesmo, claro, o preço também é melhor no loft, sem portaria, café e afins.
    diga-me: tendo como referência o hotel onde vc ficou, bem parecido com os que eu já pesquisei, acha que dá para encarar 11 noites em hotéis como o seu, ou o loft pode ser a melhor solução? abs

    • mm
      Responder fevereiro 5, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Marcelo, tudo bem? Para 11 noites, eu ficaria no Loft, Mesmo não tendo a comodidade do hotel, o Loft tende a ter um clima mais de casa e menos impessoal como no hotel. Mas regra de quem aluga flat ou loft é ter alguém como contato em caso de problemas, se não tiver, desconfie.

  • Responder fevereiro 28, 2017

    Patricia Alves

    Estou morando em Portugal e estou achando esta experiência fantástica. Amo morar em Portugal

    • mm
      Responder março 3, 2017

      Fabricio Moura

      Eu amo Portugal, sempre que chego me sinto em casa.

  • Responder abril 23, 2017

    Carolina

    Obrigada pelas dicas! Especialmente sobre a imigração, eu estava com alguns detalhes impressos mas não ia levar tudo. Agora já sei que é melhor montar a pasta com todos os documentos.

  • Responder maio 11, 2017

    ademir das graças pimentel

    chegamos no porto dia 11/04 , tranquilo imigração tranquila tudo certo ,ficamos na rua santa catarina em apartamento alugado em 2016, no meio do centro comercial fizemos base para visitar a espanha e o porto, gostamos bastante ,local bem servido de bares e restaurantes para todos os bolsos. voltamos em maio já com vontade voltar, aki apanhei todas as orientações apesar de ter 67 anos mais sempre atento as recomendações deste blog. inclusive partindo para fatima e lisboa pegando metro la em 7 pontes ao cais do sodré lisboa, povo educado e prestativos, assim que der ano que vem irei de novo .obrigado.

    • mm
      Responder maio 13, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Ademir, que bom que deu tudo certo! E que bom que as dicas ajudaram.

  • Responder maio 29, 2017

    Patr[icia Alves

    Excelente! Obrigado pelas informações, amo morar em Portugal

Deixe uma resposta