Como ir do novo Aeroporto de Istambul até o centro da cidade?

Como ir do novo Aeroporto de Istambul até o centro

Inaugurado no fim de 2018, o novo Aeroporto Internacional de Istambul tem operado em fase de testes recebendo poucos voos desde então. Depois de alguns meses de adaptação e solucionando problemas operacionais, a Turkish Airlines se prepara para migrar as suas operações do Aeroporto Ataturk para novo aeroporto. E aí vem a dúvida: como ir do novo aeroporto de Istambul até o centro cidade?

***

O Aeroporto Ataturk vai deixar de ser o hub da Turkish Airlines a partir do próximo dia 6 de abril. Quem já passou pelo Ataturk sabe que o aeroporto não suportava mais as operações da Turkish. Eram problemas para todos os lados, como falta de lugares para sentar, gates para embarques e desembarques, as filas quilométricas na imigração ou no embarque.

O novo aeroporto está sendo inaugurado por fases, a primeira fase está pronta e já deve melhorar muito a experiência do passageiro voando com a Turkish Airlines. Leia mais sobre o novo aeroporto aqui.

Antes de explicar como ir do novo aeroporto de Istambul até o centro da cidade, vamos esclarecer algumas dúvidas?

Ilhas de check-in da Turkish


Vou viajar para Istambul, em qual aeroporto eu vou chegar?


Primeiro você precisa ficar atento ao código IATA do aeroporto que consta na sua reserva ou boarding pass. O Aeroporto Ataturk tem o código IST, e o novo aeroporto tem o código ISL.

Se você vai voar com a Turkish Airlines a partir do dia 6 de abril, seu voo chegará no novo Aeroporto Internacional de Istambul. Fique muito atento caso você tenha conexão com outra companhia aérea e com código localizador diferente.

Verifique em qual aeroporto a sua companhia aérea estará operando. Lembrando que além do Ataturk, Istambul tem o Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen (código SAW) e muitos voos saem de lá, principalmente as low-costs.

A Turkish Airlines passa a operar no novo aeroporto a partir de 6 de abril


Como ir do novo aeroporto de Istambul até a cidade?


Infelizmente o novo aeroporto de Istambul não tem acesso ao metrô da cidade, pelo menos por enquanto. Diferente do Ataturk que é atendido por uma estação do metrô, a proximidade com o centro da cidade era o único ponto positivo dele. O novo aeroporto fica distante 54 quilômetros do centro de Istambul e por enquanto, a única maneira de fazer essa viagem é de carro, ônibus ou vans.

De ônibus regular

Várias linhas regulares de ônibus estão fazendo a viagem entre a cidade e o novo aeroporto. Vou colocar aqui as principais:

  • Linha H2: Novo aeroporto x Mecidiyeköy. São 16 frequências diárias em cada sentido. Veja os horários aqui
  • Linha H3: Novo aeroporto x Halkalı. São 14 frequências diárias em cada sentido. Veja os horários aqui
  • Linha H4: Novo aeroporto x Aeroporto Ataturk. São 24 frequências diárias em cada sentido. Ideal para quem for fazer conexão no antigo aeroporto. Veja os horários aqui

Ônibus regulares

De ônibus expresso

  • Linha IST-1: Novo aeroporto x Yenikapi. São 13 frequências diárias em cada sentido. Esta estação fica no centro de Istambul e com acesso ao metrô e a rede de bondes. Certamente será a linha mais usada para quem for visitar Istambul.
    Preço: 18 liras (13 reais). Veja os horários aqui
  • Linha IST-7: Novo aeroporto x Kozyatağı. São 9 frequências diárias em cada sentido. Esta estação fica a meio caminho do Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen.
    Preço: 25 liras (17 reais).Veja os horários aqui
  • Linha IST-19: Novo aeroporto x Taksim. São 14 frequências diárias em cada sentido.O ponto final é na Praça Taksim, certamente outro caminho muito usado por quem for visitar Istambul.
    Preço: 18 liras (13 reais).Veja os horários aqui

Ônibus expresso

Vale lembrar que os dados acima foram enviados pela administração do novo aeroporto e podem ser alterados para melhor se adequarem com as necessidades dos passageiros. E vai precisar!


O que fazer?


Se vocês consultarem as tabelas de horários, perceberão que os últimos ônibus saem do aeroporto em direção a Istambul às 21h40. É inacreditável que não existam ônibus depois das 22h, justamente quando chegam em Istambul a maioria dos voos de longa distância da Turkish, incluindo o voo que vem do Brasil.

Com isso, a única opção para ir e vir do aeroporto depois desse horário são os transfers, que custam em média 60 euros o trecho dependendo da empresa que faz essa operação ou o táxi.

O Uber poderia ser uma opção, mas, acreditem, o serviço não chega até o novo aeroporto. Vejam que eu fiz a simulação abaixo, na primeira imagem eu coloquei o trecho entre o novo aeroporto e o Sultanahmet no centro de Instambul e no segundo print a viagem saindo do Aeroporto Ataturk.

Como ir do novo Aeroporto de Istambul até o centro da cidade

Sendo assim, a única opção para ir do novo aeroporto de Istambul até o centro da cidade nos horários que não são atendidos pelos ônibus é de transfer ou táxi, preparem o bolso.

Imagens: divulgação


Hospedagem perto do novo aeroporto


Se você está em busca de lugares para ficar perto do novo aeroporto de Istambul, recomendo ler este post. E logo abaixo eu já deixei as melhores opções de hospedagem em torno do aeroporto.

Yotelair Istanbul Airport Airside

Este hotel fica dentro do aeroporto, é perfeito para quem está em conexão e não quer ou não precisa sair de dentro do terminal para nada. Ele fica dentro da área fechada do aeroporto, depois do controle de passaporte.

Clique aqui

YOTEL Istanbul Airport Landside

Este hotel foi inaugurado recentemente, ele fica distante 5km do aeroporto e oferece quartos bem confortáveis e bem mais barato que o Yotelair. Por enquanto o hotel ainda não oferece transfer para o aeroporto, mas você pode pegar um táxi que vai custar pouco.

Clique aqui

Park Inn by Radisson Istanbul Airport Odayeri

Este Radisson também é uma excelente opção para quem precisa ficar perto do novo Aeroporto de Istambul. A diária lá é bem mais barata que dos outros dois hotéis que eu citei aqui no post. Ele fica um pouco mais distante do aeroporto, são 13 quilômetros, mas acho que o preço das diárias compensam.

Clique aqui


Planejando a sua viagem


Como é voar para Istambul com a Turkish Airlines
Como é passar pela imigração em Istambul
Como usar o metrô e os bondes de Istambul
Onde se hospedar em Istambul
O que fazer em Istambul


Onde se hospedar em Istambul


Aqui no blog tem um post com várias dicas de onde se hospedar em Istambul de forma econômica e com muito conforto. Leia aqui o post.

Ou confira as sugestões do Booking abaixo:



Booking.com


Compre aqui seus passeios em Istambul



Resolva aqui a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

4 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.