A Biblioteca Nacional do Qatar e seus tesouros históricos

Biblioteca Nacional do Qatar

Bibliotecas não costumam ser os lugares mais visitados de algumas cidades, entretanto a Biblioteca Nacional do Qatar certamente deve fazer parte da lista de lugares para entrar no seu roteiro na capital do Qatar.

***

A Biblioteca Nacional do Qatar ocupa um prédio novíssimo dentro da Cidade da Educação de Doha. Um lugar que abriga os campus de importantes universidades de todo o mundo. O novíssimo edifício abriu as portas em 2018 e surpreende pela arquitetura e também pelos tesouros que abriga.

Biblioteca Nacional do Qatar

Mais do que uma simples biblioteca, a Biblioteca Nacional do Qatar guarda a mais importante coleção de textos e manuscritos da civilização árabe-islâmica do Oriente Médio. São textos escritos por exploradores que passaram pela região há séculos, manuscritos árabes, mapas, globos, instrumentos de cartografia e fotos históricas.

A biblioteca ocupa uma área de 42 mil metros quadrados

E esse tesouro do Qatar ganhou lugar de destaque no prédio de 42 mil metros quadrados da biblioteca. No centro de tudo, em um piso inferior que remete a uma escavação arqueológica. 

Biblioteca Nacional do Qatar

Tesouros literários do Qatar

O lugar é espetacular

Na terra da Copa do Mundo de 2022, a arquitetura interna da Biblioteca Nacional do Qatar me lembra um estádio, onde a seção dos manuscritos ocuparia parte do gramado e as arquibancadas abrigam o acervo de 800 mil livros físicos e mais de meio milhão de livros digitais.

Tesouros do Qatar


Como visitar a Biblioteca Nacional do Qatar


A melhor forma de visitar a biblioteca é de Uber, já que ela fica em Al Rayyan, um pouco afastada do centro de Doha. Eu visitei o lugar com a Luci do DohaExperience, uma guia brasileira que trabalha em Doha e que fez com que a minha experiência no Qatar fosse perfeita. Recomendo muito o trabalho dela.


Vídeo


Confiram o nosso vídeo com 10 coisas para fazer em Doha:


Onde ficar em Doha


Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Doha e também onde evitar. Recomendo a leitura.



Booking.com


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram



mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.