Voando para Doha com a Qatar Airways na classe executiva

Voando para Doha

Entre setembro e outubro de 2019 eu fiz uma viagem de volta ao mundo. O primeiro trecho dessa viagem foi voando para Doha com a Qatar Airways. Eu vou publicar todos os posts da volta ao mundo aqui. Hoje, vou contar como foi o voo de São Paulo até Doha no Qatar.

***

São Paulo x Doha – Qatar Airways – Classe Executiva
Doha x Bangkok – Qatar Airways – Classe Executiva
Bangkok x Krabi x Bangkok – Thai Airways – Classe econômica
Bangkok x Seul x Tóquio – Korean Air – Classe Executiva
Osaka x Seul – Korean Air – Classe Executiva (em breve)
Seul x Seattle – Delta Airlines – Classe Executiva (em breve)
Seattle x Vancouver – Delta Airlines – Primeira Classe (em breve)
Vancouver x Toronto – Air Canada – Classe econômica (em breve)
Toronto x São Paulo – Air Canada – Classe econômica (em breve)

***

A Qatar Airways voa diariamente de Doha para São Paulo com continuação até Buenos Aires. Sendo uma ótima opção para chegar tanto na Argentina, como na Ásia, Oceania, África e Oriente Médio.

O voo de São Paulo até Doha tem duração média de 16 horas, é o voo mais longo saindo do Brasil. Confesso que estava bem ansioso para fazer uma viagem tão longa naquela que é hoje a melhor classe executiva do mundo, a Qsuite.

Eu já voei algumas vezes na executiva da Qatar, inclusive na Qsuite de Singapura até Doha no Airbus A350-1000. Mas ficar 16 horas nessa suíte era muito tentador.

A Qsuite trouxe o padrão de primeira classe para a executiva e seu lema é justamente este, “First in Business”. As poltronas ficam em pequenas suítes individuais com portas para total privacidade. Só que o mais bacana é que o layout foi projetado de modo que até 4 poltronas podem ser conjugadas, se transformando em um único ambiente. Ideal para casais, famílias ou até mesmo o povo de negócios fazerem as suas reuniões a bordo.

Leia outras avaliações aqui

Voando para Doha

Voando para Doha com a Qatar Airways na classe executiva


Voando para Doha com a Qatar


Compra da passagem

Eu emiti a passagem usando o Smiles & Money do Smiles. Eu paguei 26.000 milhas + R$ 2.850 reais. Achei um excelente negócio já que essa passagem em classe pagante custa em média R$ 16.000 o trecho. Claro que ida e volta esse preço melhora, mas não era o meu caso e eu jamais pagaria tanto dinheiro em uma passagem aérea.


Check-in e Sala Vip

E cheguei no Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo por volta das 23h. O voo estava programado para decolar às 3h15 da manhã. O check-in da Qatar já estava aberto e tinha uma pequena fila para o check-in da executiva e uma fila quilométrica para a classe econômica.

O check-in foi demorado, o funcionário da Qatar me fez várias perguntas sobre o meu roteiro, talvez por eu estar indo apenas com a passagem de ida, já que eu deixaria o Qatar em um voo para a Tailândia.

O atendente perguntou se eu já tinha o visto para o Qatar. Gente, brasileiros não precisam mais de visto para entrar no Qatar desde 2017. Ou o cara era muito despreparado ou ele queria fazer alguma pegadinha comigo. De qualquer forma, não é o comportamento que a gente espera de um funcionário da melhor companhia aérea do mundo, não é mesmo?

Depois de uns 8 minutos ele despachou a minha mala, me entregou o cartão de embarque e eu segui para o raio-x e controle de passaporte.

A Qatar está usando a sala vip da Mastercard. Essa sala foi inaugurada recentemente. A sala é grande e estava bem cheia. Achei poucas opções de comida e bebida, mas nem fez tanta diferença pois eu queria comer no avião. 

Voando para Doha

Voando para Doha: Boarding pass


Embarque

Quando eu cheguei no portão o embarque já tinha começado, a Qatar embarca primeiro as prioridades por lei, seguido dos passageiros voando na business e status dos programas de fidelidade. Por fim, embarca a classe econômica.

Ao embarcar a gente já tem aquele choque de qualidade da Qatar, o atendimento é sempre impecável. Uma comissária me acompanhou até a minha poltrona e em seguida a chefe de cabine se apresentou e perguntou o que eu gostaria de beber como welcome drink. Eu pedi champanhe e veio com uma toalha quente para a higiene das mãos.

Voando para Doha

Welcome drink


A aeronave e conforto

O voo QR774 é operado com um Boeing 777-200LR (LR = long range) que é a única aeronave da frota da Qatar capaz de operar essa rota desde o embargo dos países vizinhos, obrigando aos voos da Qatar a percorrerem uma distância maior.

Essas aeronaves foram retrofitadas recentemente para receber a Qsuite, ficando com 42 suítes na executiva e 230 poltronas na classe econômica. A executiva segue o layout 1-2-1 e na econômica as poltronas estão distribuídas no layout 3-4-3. Eu já expliquei bem como a Qsuite funciona em outro post, recomendo a leitura.

como é voar na Qsuite da Qatar Airways Voando para Doha

QSuite

Voando para Doha

Voando para Doha: Amplitude da cabine

Voando para Doha

Controles da poltronas, tomadas e portas USB

Voando para Doha

Detalhe da luminária

Na minha poltrona tinha um cobertor super gostoso, um travesseiro grande e um menor com frases de viagem que a Qatar dá de presente aos passageiros depois do voo. Além disso tinha o novo amenity kit da Brics. A bolsa é de couro e linda! Dentro dela os produtos são os mesmos dos kits anteriores. Tinha um par de meias, máscara de dormir, protetor de ouvidos, creme anti idade, spray facial e lip balm da marca italiana Castello Monte Vibiano Vecchio. A Qatar deixa os kits com escova e creme dental, barbeador e creme de barbear nos banheiros.

Voando para Doha

O novo amenity kit é muito lindo

Voando para Doha

Necessaire da Brics

Em seguida me entregaram os pijamas que a Qatar oferece nos voos noturnos na classe executiva. Os pijamas são da The White Company de Londres e são bem confortáveis, tenho usado o meu em casa todos os dias. Além do pijamas veio um par de pantufas.

Em um dos compartimentos da poltrona tinha uma garrafa de água Evian, fones de ouvido com redução de ruído e as revistas de bordo da Qatar.

Voando para Doha

Gente, deve ser muito bom ser rico, né?


Voo e serviço de bordo

Pouco antes da decolagem, a comissária trouxe o cardápio das opções de refeição a bordo e a carta de vinhos. Eu acho bacana que na Qatar você escolhe em qual momento do voo quer comer, é o chamado Dinner on demand.

Voando para Doha

Cardápios

Eu escolhi o que ia querer de café da manhã e pedi para ser servido aproximadamente 3 horas após a decolagem.

Pouco depois iniciamos o push-back e decolamos pontualmente às 3h15 da manhã. Pouco depois da decolagem a comissária trouxe o vinho que eu tinha escolhido, acompanhado de nozes aquecidas.

Como não ia comer imediatamente e estava sem sono, eu fechei a porta da suíte e fui explorar o sistema de entretenimento da Qatar, chamado de OrixOne. A tela touchscreen é imensa, mas como a TV fica longe, a Qsuite conta com um controle remoto interativo. Dá até para assistir a programação pela telinha do controle. As poltronas tem também várias portas USBs e tomadas, achei isso ótimo. O Oryx One tem uma infinidade de filmes, séries, documentários, jogos e claro, os mapas de voo. Em algumas aeronaves eles têm também câmeras externas, mas não era o caso do 777-200LR.

Voando para Doha

Sistema de entretenimento OryxOne

Voando para Doha

Controle remoto interativo, parece um iPhone

Voando para Doha

Compartimento lateral com água, fones de ouvido e as revistas da Qatar

Voando para Doha

A revista da Qatar é excelente

Essas aeronaves estão equipadas com internet wi-fi, a primeira hora é gratuita e depois a gente pode comprar um pacote para continuar usando. O preço é de 10 USD para uso durante todo o voo. Mas atenção, por proibição de alguns países, a internet não funciona na parte final do voo, quando saímos do Mar Mediterrâneo e começamos a sobrevoar o Oriente Médio. Mas deu para usar a conexão por mais de 12 horas com boa qualidade, claro, enquanto eu não estava dormindo.

Eu assisti um filme, usei a internet, curti muito a poltrona e 3 horas depois chegou o meu café da manhã.

Voando para Doha

Café da manhã

Eu escolhi os ovos mexidos e veio acompanhado de dois rolinhos de queijo e uma crostinha de parmesão. Além disso tinha uma cestinha de pães com manteiga e geleia. Para beber um capuccino e suco de laranja.

Depois desse belíssimo café da manhã, a comissária preparou a minha cama. O Turn-down Service. Ela coloca uma fronha de algodão no travesseiro maior, coloca a poltrona em posição cama e encaixa nela uma espécie de colchonete que deixa a cama super macia e confortável. E aí amigos, eu dormi por umas 5 horas e quando acordei, já estávamos sobrevoando a África.

Voando para Doha

Nada mal, né?

Comecei a ver mais um filme e pouco depois bateu uma fominha. Chamei a comissária e pedi um light meal, uma das opções de refeição leve que a Qatar oferece nos voos de ultra longa distância da QSuite. Eles chama de “one bite”, ou chamaria de tira-gosto hahaha. Mas estava gostoso e acompanhado espumante que eu tinha escolhido.

Voando para Doha

Mais comida

Quando eu terminei de comer, já estávamos com pouco mais de 10 horas de voo e ainda tínhamos umas 6 horas pela frente. E o que eu fiz? Me acomodei na cama e dormi mais.

Duas horas antes do pouso a comissária me acordou para servir o jantar, ou seria o almoço? Entre as opções tinha até feijoada com farofa! Sério! Mas de entrada eu escolhi umas torradinhas umas pastinhas e azeitonas para acompanhar. Tinha também a cesta de pães e outra opção de vinho tinto que eu escolhi.

Voando para Doha

Entrada

Voando para Doha

Voando para Doha: Prato principal

Voando para Doha

Estava maravilhoso

O prato principal era uma carne acompanhada de molho e abobrinha grelhada. Estava tudo muito bom, vocês nem imaginam. Como eu estava explodindo e vocês podem imaginar, eu não pedi a sobremesa ou o prato de queijos. Mas ainda assim, depois de tanta comilança ainda veio um café com uma caixinha de chocolates Godiva.

Voando para Doha

Chocolates Godiva

Logo após o café já iniciamos os procedimentos de descida até o Aeroporto Internacional Hammad em Doha. Pousamos antes da meia noite, horário local. E pela primeira vez, eu não fui para a conexão, pois eu fiquei 5 noites em Doha conhecendo a cidade e me apaixonei.

Voando para Doha

Uma última olhadinha na poltrona antes do desembarque

Voando para Doha

O famoso urso amarelo do aeroporto de Doha

Eu fiz um post onde eu falo como é a imigração em Doha, especialmente para quem voa em classe executiva ou first, que é completamente diferente (e inusitada) de quem voa em cabine econômica.

***

Voar na Qsuite da Qatar foi a melhor experiência que eu tive em um avião. Certamente é a melhor cabine executiva da atualidade. Seja pelo conforto, atendimento e serviço de bordo. Eu já tinha amado o voo de Singapura até Doha, agora voando 16 horas nessa cabine, foi um sonho que eu já estou louco para repetir de novo.


Vídeo


Confiram o vídeo dessa viagem


Onde ficar em Doha


Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Doha e também onde evitar. Recomendo a leitura.



Booking.com


Reserve aqui os seus passeios em Doha


Compre aqui seus passeios em Doha, ganhe tempo e evite filas.


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.