Xochimilco

Xochimilco

Eu começo esse post dizendo que não existe nada mais típico que Xochimilco! A região alagada nas cercanias da Cidade do México está...

Eu começo esse post dizendo que não existe nada mais típico que Xochimilco! A região alagada nas cercanias da Cidade do México está intimamente atrelada a história do país. Naqueles canais os Astecas se locomoviam, nas ilhas artificiais eles plantavam legumes e verduras para alimentar a população de Tenochtitlan, a grande cidade asteca que existia onde hoje está a capital mexicana.

Mais que um lugar turístico, o passeio pelos canais de Xochimilco é um programa que os mexicanos fazem. É nos barquinhos que famílias inteiras tomam café da manhã, almoçam, fazem suas festas e até mesmo casamentos. Basta juntar a família, os amigos, trazer a comida e contratar um barquinho com mariachis para garantir a música. E não é incomum ver esse tipo de festa, eu vi várias em um único dia.

Leia mais:
Atenção: Seguro viagem é obrigatório para visitar o México. Faça o seu aqui
O que fazer na Cidade do México (roteiro de 4 ou 5 dias)
Onde se hospedar na Cidade do México
Como usar o metrô da Cidade do México
Como é passar pela imigração na Cidade do México
Como ir do aeroporto até o centro da cidade

Escolha a sua trajinera
Bem vindo a bordo da Camila Nicole, certamente o nome veio de alguma novela mexicana

Os barquinhos são conhecidos como trajineras, são super coloridos, todos tem nomes de mulheres e bandeiras de países. Eles sobem e descem os canais, as vezes rolam umas colisões, mas nada grave, nada sério. O passeio é lento, animado e curioso. Uma coisa que você vai aprender visitando o México é que lá ninguém tem pressa e passear de barco em Xochimilco é exatamente assim. Devagar e sempre.

Barcos com comidas e bebidas passam oferecendo seu peixe, os mariachis cobrando um punhado de pesos para tocar uma música, brasileira, inclusive.

Eu adorei a experiência de conhecer e passear por Xochimilco, algo que eu realmente recomendo para quem for a Cidade do México, mas existem algumas dicas bem importantes para você ter uma experiência mais bacana, é o que eu trato abaixo.

Os mariachis providenciando o som
As vezes a coisa fica bem tumultuada
Mas todo mundo consegue passar
E tem a ilha das bonecas
Bizarro!

Como chegar a Xochimilco


Xochimilco é longe, fica fora da Cidade do México, mas na região metropolitana da capital. Dá para chegar até lá combinando o metrô + trem, algo que eu não recomendo pois você vai gastar facilmente 2 horas para ir e mais 2 horas para voltar. Além de uma caminhada da estação até onde ficam as trajineras.

A melhor maneira de chegar a Xochimilco é de táxi, Uber ou Cabify e foi o que nós fizemos. Da região central da Cidade do México até Xochimilco nós pagamos 200 pesos no trajeto de aproximadamente 1 hora de Uber, como estávamos em 4 pessoas, saiu 50 pesos por pessoa (menos de 9 reais).

Chegando no pier das trajineras você vai ver centenas delas e algumas dezenas de barqueiros oferecendo o passeio. Nunca aceite o primeiro preço, um valor justo é de 350 pesos por hora. Nós nos encontramos com mais duas pessoas que já estavam lá esperando por nós e contratamos 2 horas de passeio por 700 pesos (117 reais), que deu menos de 20 reais para cada um, já que estávamos em um grupo de 6 pessoas.

Falando nisso, o bacana é fazer o passeio com um grupo de amigos. Tanto para diluir o preço, quanto pelo quesito “animação”.



Aqui no Vou na Janela tem um post super completo com dicas de onde ficar na Cidade do México. Recomendo a leitura, mas você pode conferir as principais dicas aqui embaixo:

Eu me hospedei no hotel One Ciudad de Mexico Alameda. É uma rede e para quem não conhece, é tipo um Ibis melhorado, vale super a pena. O quarto tinha um bom tamanho, cama confortável, bom banheiro. O café da manhã é simples, mas atendia bem. 

Nesta mesma região, outro hotel muito bem recomendado é o NH Mexico City Centro Historico. O hotel oferece restaurante, academia, bar e lounge. O NH Mexico City Centro Historico é o tipo de hotel para você não ter dor de cabeça.

Quem busca uma excelente opção no coração do cetro histórica da Cidade do México, a minha dica é Santo Domingo Hotel Boutique. O hotel funciona em um casarão antigo que foi revitalizado.

Hilton Mexico City Reforma é ideal para quem busca conforto, busca uma hospedagem na região do centro histórico e pode pode investir um pouco mais em hospedagem. 

Agora, quem busca hospedagem confortável e com preços baixos, o City Express Ciudad de Mexico Alameda é uma excelente opção.

Se você procura luxo, mas em quebrar o cofrinho, O St.Regis Mexico City é uma excelente opção. Conhecido como um dos melhores hotéis da Cidade do México, o St.Regis Mexico City tem quartos grandes e confortáveis, 3 restaurantes, piscina, academia e amenidades de luxo.

Mexico City Marriott Reforma Hotel é uma excelente opção de hospedagem na Cidade do México da região da Reforma. 


10 coisas que você precisa saber antes de visitar o México
Quanto custa viajar para o México
Como é passar pela imigração Mexicana
Como ir do Aeroporto da Cidade do México ao centro
Dicas de onde se hospedar na Cidade do México
Como usar o metrô da Cidade do México
Dica de chip e internet no México


30 coisas para fazer na Cidade do México
Como é a visita às pirâmides de Teotihuacan
Museu Frida Kahlo
Museu Nacional de Antropologia
Monumento e Museu da Revolução Mexicana
O Museu Memória e Tolerância na Cidade do México
Bosque e Castelo de Chapultepec
Como chegar e como é o passeio a Xochimilco
Um passeio pelo Zócalo, o Centro Histórico da Cidade do México










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.