Se você está planejando visitar o México, as chances de entrar no país pela capital é grande, e como ir do aeroporto da Cidade do México ao centro da cidade é uma das maiores dúvidas da maioria das pessoas.
Mas muita calma nessa hora, a boa notícia é que existem boas opções para chegar ao centro da cidade. Mas antes, sugiro ler meu post sobre a chegada no México:
Como é passar pela imigração no México, alfândega, conexões
Como ir do aeroporto da Cidade do México ao centro da cidade
Para ir do aeroporto da Cidade do México ao centro da cidade existe uma linha de metrô, ônibus de linha e serviços executivos, taxi e você também pode optar por um Uber. Mas cada opção tem suas vantagens e desvantagens.
Metrô
O Aeroporto Benito Juarez é servido pela linha 5 do metrô da cidade do México. Ele oferece uma ligação direta com o centro da cidade, localizado a aproximadamente 10 quilômetros de distância.
A estação que atende o aeroporto se chama Terminal Aérea e fica ligada ao Terminal 1. Se você chegar pelo Terminal 2, existe um monotrilho que faz a ligação entre os dois terminais.
O metrô também é a opção mais rápida, pois as vezes o trânsito a Cidade do México pode ser bem caótico. Ele também é a opção mais barata, custando apenas 5 pesos a viagem, o que dá menos de 1 real.
A desvantagem do metrô é que, assim como no Brasil, ele pode ficar bem cheio nos horários de pico ao longo do dia. Eu não é uma boa opção para quem já está cansado da viagem e ainda arrastando mala pelas estações.
Outro ponto negativo é que a maioria das estações do metrô da Cidade do México não tem escadas rolantes e elevadores. Imagina subir uma infinidade de escadas arrastando mala, ou andando pelos longos corredores lotados?
Eu recomendo usar o metrô como forma de ir do aeroporto da Cidade do México só se você estiver realmente precisando economizar e estiver viajando com pouca bagagem.
Leia aqui o post completo de como usar o metrô da Cidade do México
Ônibus
O Metrobús é um serviço de ônibus executivo que liga o aeroporto da Cidade do México ao centro da cidade em aproximadamente 30 minutos e os ônibus circulam por faixas exclusivas, fugindo do trânsito intenso da cidade.
As linhas saem do Terminal 1 (portão 7) e Terminal 2 (portão 2) e seguem até as paradas no Paseo La Reforma, Bellas Artes e no Museo de la Ciudad. Nessas paradas é possível fazer a baldeação com metrô até o seu destino.
Para quem vai ficar hospedado nessa região, o Metrobús é uma excelente opção, bem mais confortável que o metrô e bem barato também. A passagem custa 30 pesos, o que dá uns 6 reais.
Táxi
Certamente a opção mais cômoda, mas também é a mais cara, mas sendo bem sensato, nem é tão caro assim. A corrida do aeroporto ao centro da cidade custa aproximadamente 200 pesos, o que dá uns 35 reais.
A dica principal é pegar os taxis do aeroporto. Certamente você vai ver alguns caras oferecendo o serviço no desembarque, são na maioria taxis piratas e já li relatos de pessoas que tiveram problemas e sofreram golpes com eles.
Os taxis da Transportes Terrestres são oficiais do aeroporto, são carros brancos, com as portas amarelas e tem um pictograma de um avião na porta.
A corrida tem preço fixo e a gente paga no balcão da Sitio 300. Procure pelos balcões que ficam em algumas áreas dos Terminais 1 e 2, geralmente perto do desembarque.
Já o tempo da viagem vai depender muito das condições do trânsito, as vezes é imprevisível.
Imagem de capa: Shutterstock
Procurando hospedagem na Cidade do México?
Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui
Daniela
Adorei o post Fabricio!! Muito esclarecedor!
Estou indo para a Cidade do México no final do mês e estou cheia de dúvidas!hehehe
Você utilizou o Uber por lá? É seguro?
E questão de moeda, você aconselharia a levar mais dólares ou pesos mexicanos?
Parabéns pelo blog! Abraços!
Fabricio Moura
Oi Daniela, tudo bem? Usei muito o Uber e além de seguro, é super barato. Moeda você pode levar o Real e trocar lá, a maioria das casas de câmbio aceitam Reais, o que é uma maravilha. Câmbio de Pesos Mexicanos aqui é ruim e levado dólar a gente perde duas vezes na cotação.
Rozembergue
Olá Fabrício!
Você se recorda se é possível pagar o metrô com cartão de crédito? Tenho uma conexão de dia inteiro por lá, quero dar uma volta pelo centro cidade e depois voltar para pegar a conexão. Acha tranquilo?
Abraço!
Fabricio Moura
Tranquilo é, mas não dá pra pagar o bilhete do metrô com cartão de crédito. Só dinheiro.
Aline
Olá Fabrício pretendo viajar com meu esposo e 2 filhos passar pela imigração la e tranquilo? Ou corre algum risco de ser deportado de la rsrs obrigado…
Fabricio Moura
Foi tranquilo sim, tem um post no blog sobre a imigração no México http://www.vounajanela.com/aeroportos/como-e-passar-pela-imigracao-no-mexico/
Bethania Villela
Olá Fabrício,
Amei seus post sobre o México. Vou pra lá dia 14/12/17 e, como tive muito pouco tempo pra me programar, acabei utilizando quase que exclusivamente as suas dicas. Muito boas, claras e direto no ponto! Parabéns.
Como foi tudo muito útil, voltei aqui hoje pra ver se vc não tinha uma parceria com empresa seguradora e, parece que não tem. Queria dar uma força, já que vc ajudou muito na minha pesquisa.
Ainda não fiz seguro, mas nunca deixo de fazer. Uma pena e fica a dica. Todos os blogueiros fazem isso, né?
Grande abraço e Viva México!
Bethania Villela
Fabricio Moura
Oi Bethania, tudo bem? Fiquei super feliz com a sua mensagem, que bom que meus posts ajudaram. Ontem eu vi uma promoção pro México e quaaaase comprei, fui em setembro e já estou louco pra voltar. Eu estou no momento em negociação com uma seguradora, a anterior tinha algumas reclamações dos meus leitores e eu rompi meu acordo com eles pois eles estavam falhando na prestação dos serviços. Se você quiser/puder ajudar, pode fazer as reservas via Booking usando a caixa de busca do blog. =) Grande abraço!