metrô da Cidade do México

Taquillas

Sobrevoando a Cidade do México, a gente entende a razão dela ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo em termos de população. São bairros e mais bairros subindo e descendo as montanhas no horizonte. E para atender a essa demanda de mais de 20 milhões de pessoas que vivem na região metropolitana, o metrô da Cidade do México é igualmente grande… e cheio.

A rede do metrô da Cidade do México é formada por 12 linhas, separadas por números e cores, que cobrem toda a cidade e seguem para os outros municípios da região metropolitana. São 195 estações e mais de 200 quilômetros de rede.

O metrô chega até ao Aeroporto Internacional Benito Juarez, sendo uma opção de transporte para quem estiver chegando na cidade. Mas eu não recomendo e você já já vai entender o porquê.

Leia mais:
Atenção: Seguro viagem é obrigatório para visitar o México. Faça o seu aqui
O que fazer na Cidade do México (roteiro de 4 ou 5 dias)
Onde se hospedar na Cidade do México
Como é passar pela imigração na Cidade do México
Como ir do aeroporto até o centro da cidade

Como ir do aeroporto da Cidade do México ao centro de metrô

Como usar o metrô da Cidade do México


É muito simples usar o metrô da Cidade do México, para quem vive em São Paulo ou já andou por aqui, não vai ter nenhuma dificuldade. Mas mesmo que você não esteja acostumado a usar esse tipo de transporte, vai ser bem simples.

O primeiro passo é comprar o bilhete, chamado de boleto, nas bilheterias, que são chamadas de Taquillas. A notícia ruim é que o metrô da Cidade do México não tem passes para um dia ou mais. Para cada viagem, você precisa comprar um bilhete. A boa notícia é que o bilhete é muito barato, cada viagem custa 5 pesos (menos de 1 real).

Taquilla
Bilhete do metrô

A dica é comprar vários bilhetes para você não perder tempo nas filas antes de embarcar.

Comprado o bilhete, basta inserir na catraca para ter acesso a parte fechada das estações.

Nas plataformas tem o nome da estação e o sentido para onde o trem estiver indo, você vai encontrar vários mapas da rede com facilidade nas plataformas. Mas vale ter um mapinha salvo no celular, já que eles não distribuem os mapas impressos.

Display com as estações da linha com pictogramas referentes das localidades

O metrô da Cidade do México tem vagões exclusivo para mulheres e crianças, eles ficam na extremidade dos trens. A medida foi criada por conta do assédio nos vagões, mas sendo bem honesto, eu não vi isso acontecer em nenhum momento, nem na rua.


O que você precisa saber

O metrô da Cidade do México é bem antigo e mal cuidado. Bastante sujo e todos os vagões que eu peguei não tinham ar condicionado. Um amigo mexicano disse que no horário de pico é comum as pessoas desmaiarem por conta do calor e do aperto.

Falando nisso, o metrô da Cidade do México é cheio, muito cheio. Sabe a Linha Vermelha do Metrô de São Paulo em horário de pico? É tipo assim, mas quase o dia todo. Dificilmente você vai encontrar onde se sentar.

Até que esse estava vazio

Entrar no metrô com mala é uma missão quase impossível. A integração entre as estações são longas e não tem elevadores ou escadas rolantes. Agora você pode entender por que eu não recomendo usar o metrô para sair ou chegar no aeroporto.

Dentro das estações você verá algumas placas dizendo “estação segura”, é que são estações preparadas para aguentar terremotos, algo bem comum no México. Eu estava lá no terremoto de setembro de 2017 (leia aqui).

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta: das 5h à meia-noite.
Sábados: das 6h à meia-noite.
Domingos e feriados: das 7h à meia-noite.

Evite usar o metrô nos horários de pico, que acontece no começo da manhã e no fim do dia. No mais, vale a pena aguentar o aperto e gastar quase nada para se locomover pela Cidade do México.

Mapa da rede


Aqui no Vou na Janela tem um post super completo com dicas de onde ficar na Cidade do México. Recomendo a leitura, mas você pode conferir as principais dicas aqui embaixo:

Eu me hospedei no hotel One Ciudad de Mexico Alameda. É uma rede e para quem não conhece, é tipo um Ibis melhorado, vale super a pena. O quarto tinha um bom tamanho, cama confortável, bom banheiro. O café da manhã é simples, mas atendia bem. 

Nesta mesma região, outro hotel muito bem recomendado é o NH Mexico City Centro Historico. O hotel oferece restaurante, academia, bar e lounge. O NH Mexico City Centro Historico é o tipo de hotel para você não ter dor de cabeça.

Quem busca uma excelente opção no coração do cetro histórica da Cidade do México, a minha dica é Santo Domingo Hotel Boutique. O hotel funciona em um casarão antigo que foi revitalizado.

Hilton Mexico City Reforma é ideal para quem busca conforto, busca uma hospedagem na região do centro histórico e pode pode investir um pouco mais em hospedagem. 

Agora, quem busca hospedagem confortável e com preços baixos, o City Express Ciudad de Mexico Alameda é uma excelente opção.

Se você procura luxo, mas em quebrar o cofrinho, O St.Regis Mexico City é uma excelente opção. Conhecido como um dos melhores hotéis da Cidade do México, o St.Regis Mexico City tem quartos grandes e confortáveis, 3 restaurantes, piscina, academia e amenidades de luxo.

Mexico City Marriott Reforma Hotel é uma excelente opção de hospedagem na Cidade do México da região da Reforma. 


10 coisas que você precisa saber antes de visitar o México
Quanto custa viajar para o México
Como é passar pela imigração Mexicana
Como ir do Aeroporto da Cidade do México ao centro
Dicas de onde se hospedar na Cidade do México
Como usar o metrô da Cidade do México
Dica de chip e internet no México


30 coisas para fazer na Cidade do México
Como é a visita às pirâmides de Teotihuacan
Museu Frida Kahlo
Museu Nacional de Antropologia
Monumento e Museu da Revolução Mexicana
O Museu Memória e Tolerância na Cidade do México
Bosque e Castelo de Chapultepec
Como chegar e como é o passeio a Xochimilco
Um passeio pelo Zócalo, o Centro Histórico da Cidade do México










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


8 thoughts on “Como usar o metrô da Cidade do México: guia completo

  1. Não recomendo jamais o metrô da Cidade do México. Como dito no post, é LOTADO o dia todo, com as pessoas se espremendo e cheio de ladrōes de celular que se aproveitam do empurra empurra para enfiar a mão no seu bolso ou mochila para roubar celulares que são vendidos na cara dura dentro das próprias estações que são sujas, sem ventilação e mal projetadas. Hoje com Uber, recomendo muito mais este meio de transporte que garante muito mais segurança e não sai caro.

  2. Estou em CDMX neste momento. Metro ontem, metro hoje, metro sempre! Se vc usa metro em SP, usará aqui sem problemas nem frescura pagando 25% (1 real! 1 REAL) do valor daqui e com uma cobertura que dá vergonha do transporte sobre trilhos das cidades brasileiras. Vai na fé, vai sem medo.

  3. Boa tarde Fabricio! Caso eu queria fazer transferência de uma linha para outra, terei que comprar outra passagem ou consigo fazer essa transferência sem custo?

  4. Bôa Tarde!
    Pretendo passar na Cidade 10 dias propriamente.
    Quero saber pôr obséquio, se posso comprar
    vários bilhetes do metrô em um dia e eles
    servirem para os dias posteriores.
    Sem Mais,
    Muito Obrigado,
    Cesar Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.