10 coisas que você precisa saber antes de visitar o México

visitar o México

Por mais que a gente se prepare para uma viagem, tem muitas coisas que a gente só descobre quando chegamos lá. E para ajudar vocês, eu resolvi fazer esse post com 10 coisas que você precisa saber antes de visitar o México.

Leia mais:
Atenção: Seguro viagem é obrigatório para visitar o México. Faça o seu aqui
O que fazer na Cidade do México (roteiro de 4 ou 5 dias)
Onde se hospedar na Cidade do México
Como usar o metrô da Cidade do México
Como é passar pela imigração na Cidade do México
Como ir do aeroporto até o centro da cidade


10 coisas que você precisa saber antes de visitar o México


1 ) Visto: Brasileiros não precisam de visto para entrar no México. Na chegada a gente ganha o que eles chamam de “permiso” que permite que a gente fique no país por 6 meses.

2 ) Idioma: se você arranha no portunhol e acha que vai conseguir se virar bem no México, está enganado. Eles falam rápido, não compreendem esse “idioma” e a gente precisa fazer um esforço dobrado para compreendê-los.

3 ) Clima: O clima no México é uma salada, bem semelhante as diferenças climáticas que a gente tem aqui no Brasil de região para região. Na Cidade do México o clima é ameno ou frio em boa parte do tempo, mas também é bem seco. No norte é calorão seco, no litoral é calor úmido, assim como no sul.

A melhor comida de rua

4 ) Comida: A melhor comida mexicana é a de rua e você pode comer sem medo. Mas fica ligado pois tudo é extremamente apimentado e mesmo que você peça sem “salsa”, ainda assim vai vir levemente ou moderadamente picante. Falando nisso, a comida original mexicana não tem nada a ver com o que a gente conhece como comida mexicana aqui no Brasil.

5 ) Terremotos: É bem mais comum do que a gente imagina, eles acontecem sempre, mas na maioria das vezes, sem gravidade. Eles estão super acostumados, mas se você ver um mexicano aparentando nervosismo, aí você pode se preocupar porque a coisa é séria.

Zona segura em casos de terremotos

6 ) Propina: Lá, a gorjeta é chamada de “propina” e tem que dar a tal propina mesmo. Se não, pode esperar uma cara feia. É algo tradicional e que eles esperam e contam com isso. Para você não ficar perdido, pode calcular 10% da conta.

7) Avião é barato: O México vive um ótimo momento na aviação com várias companhias aéreas regionais e low-costs, por conta disso o mexicano está viajando muito dentro do país. As tarifas são super baixas e não vale a pena fazer trajetos de ônibus, que são mal cuidados e sem conforto.

8 ) Museus: A Cidade do México tem nada menos que 160 museus, é a cidade com maior número de museus do mundo e certamente você precisaria de meses para conhecer todos.

9 ) Chaves e Chapolin: Se você acha que os mexicanos são apaixonados pelos personagens do Roberto Gomes Bolaños e que eles conhecem todas as piadas e episódios, se engana! Isso é coisa de brasileiro. O único “chapulin” que não sai da boca do povo são esses grilos fritos.

Chapulins

10 ) Além da tequila: Sim, a tequila é sinônimo de México mas existem outras bebidas bem típicas e igualmente alcóolicas como o Mezcal, uma espécie de tequila mais rústica; o Agave, uma espécie de licor e o Pulque, uma bebida extraída do miolo do Nopal, um tipo de cacto.



Aqui no Vou na Janela tem um post super completo com dicas de onde ficar na Cidade do México. Recomendo a leitura, mas você pode conferir as principais dicas aqui embaixo:

Eu me hospedei no hotel One Ciudad de Mexico Alameda. É uma rede e para quem não conhece, é tipo um Ibis melhorado, vale super a pena. O quarto tinha um bom tamanho, cama confortável, bom banheiro. O café da manhã é simples, mas atendia bem. 

Nesta mesma região, outro hotel muito bem recomendado é o NH Mexico City Centro Historico. O hotel oferece restaurante, academia, bar e lounge. O NH Mexico City Centro Historico é o tipo de hotel para você não ter dor de cabeça.

Quem busca uma excelente opção no coração do cetro histórica da Cidade do México, a minha dica é Santo Domingo Hotel Boutique. O hotel funciona em um casarão antigo que foi revitalizado.

Hilton Mexico City Reforma é ideal para quem busca conforto, busca uma hospedagem na região do centro histórico e pode pode investir um pouco mais em hospedagem. 

Agora, quem busca hospedagem confortável e com preços baixos, o City Express Ciudad de Mexico Alameda é uma excelente opção.

Se você procura luxo, mas em quebrar o cofrinho, O St.Regis Mexico City é uma excelente opção. Conhecido como um dos melhores hotéis da Cidade do México, o St.Regis Mexico City tem quartos grandes e confortáveis, 3 restaurantes, piscina, academia e amenidades de luxo.

Mexico City Marriott Reforma Hotel é uma excelente opção de hospedagem na Cidade do México da região da Reforma. 


10 coisas que você precisa saber antes de visitar o México
Quanto custa viajar para o México
Como é passar pela imigração Mexicana
Como ir do Aeroporto da Cidade do México ao centro
Dicas de onde se hospedar na Cidade do México
Como usar o metrô da Cidade do México
Dica de chip e internet no México


30 coisas para fazer na Cidade do México
Como é a visita às pirâmides de Teotihuacan
Museu Frida Kahlo
Museu Nacional de Antropologia
Monumento e Museu da Revolução Mexicana
O Museu Memória e Tolerância na Cidade do México
Bosque e Castelo de Chapultepec
Como chegar e como é o passeio a Xochimilco
Um passeio pelo Zócalo, o Centro Histórico da Cidade do México










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

4 Comentários

  • Responder outubro 24, 2017

    Lyara Freitas

    Muito legal a lista e 160 museus na cidade? Caraca! Deve ter museu sobre todos os tipos de assuntos né hehehe

    • mm
      Responder outubro 26, 2017

      Fabricio Moura

      Nossa, tem museu pra tudo que a gente possa imaginar hahhaha

  • Responder novembro 17, 2017

    Ana Castro

    Oi Fabrício! Estou planejando uma viagem ao México e seus posts tem ajudado muito! Sobre as viagens de ônibus dentro do país, vi outros viajantes elogiando muito a empresa ADO. Você conheceu? Ou ela não faz a região que vc visitou?

    • mm
      Responder novembro 21, 2017

      Fabricio Moura

      Eu vi esses ônibus sim, pareciam bons, mas o problema do México são as estradas ruins. Eu optei pelo avião, até em trajetos curtos, pois era muito barato.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.