10 coisas que você precisa saber antes de visitar o México

visitar o México

Por mais que a gente se prepare para uma viagem, tem muitas coisas que a gente só descobre quando chegamos lá. E para ajudar vocês, eu resolvi fazer esse post com 10 coisas que você precisa saber antes de visitar o México.


10 coisas que você precisa saber antes de visitar o México


1 ) Visto: Brasileiros não precisam de visto para entrar no México. Na chegada a gente ganha o que eles chamam de “permiso” que permite que a gente fique no país por 6 meses.

2 ) Idioma: se você arranha no portunhol e acha que vai conseguir se virar bem no México, está enganado. Eles falam rápido, não compreendem esse “idioma” e a gente precisa fazer um esforço dobrado para compreendê-los.

3 ) Clima: O clima no México é uma salada, bem semelhante as diferenças climáticas que a gente tem aqui no Brasil de região para região. Na Cidade do México o clima é ameno ou frio em boa parte do tempo, mas também é bem seco. No norte é calorão seco, no litoral é calor úmido, assim como no sul.

A melhor comida de rua

4 ) Comida: A melhor comida mexicana é a de rua e você pode comer sem medo. Mas fica ligado pois tudo é extremamente apimentado e mesmo que você peça sem “salsa”, ainda assim vai vir levemente ou moderadamente picante. Falando nisso, a comida original mexicana não tem nada a ver com o que a gente conhece como comida mexicana aqui no Brasil.

5 ) Terremotos: É bem mais comum do que a gente imagina, eles acontecem sempre, mas na maioria das vezes, sem gravidade. Eles estão super acostumados, mas se você ver um mexicano aparentando nervosismo, aí você pode se preocupar porque a coisa é séria.

Zona segura em casos de terremotos

6 ) Propina: Lá, a gorjeta é chamada de “propina” e tem que dar a tal propina mesmo. Se não, pode esperar uma cara feia. É algo tradicional e que eles esperam e contam com isso. Para você não ficar perdido, pode calcular 10% da conta.

7) Avião é barato: O México vive um ótimo momento na aviação com várias companhias aéreas regionais e low-costs, por conta disso o mexicano está viajando muito dentro do país. As tarifas são super baixas e não vale a pena fazer trajetos de ônibus, que são mal cuidados e sem conforto.

8 ) Museus: A Cidade do México tem nada menos que 160 museus, é a cidade com maior número de museus do mundo e certamente você precisaria de meses para conhecer todos.

9 ) Chaves e Chapolin: Se você acha que os mexicanos são apaixonados pelos personagens do Roberto Gomes Bolaños e que eles conhecem todas as piadas e episódios, se engana! Isso é coisa de brasileiro. O único “chapulin” que não sai da boca do povo são esses grilos fritos.

Chapulins

10 ) Além da tequila: Sim, a tequila é sinônimo de México mas existem outras bebidas bem típicas e igualmente alcóolicas como o Mezcal, uma espécie de tequila mais rústica; o Agave, uma espécie de licor e o Pulque, uma bebida extraída do miolo do Nopal, um tipo de cacto.


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar