O excelente Museu Memória e Tolerância na Cidade do México

O Museu Memória e Tolerância

Confesso que eu não esperava encontrar na Cidade do México um lugar como o Museu Memória e Tolerância, um espaço que trata de crimes de ódio que assombraram a humanidade. É que lugares assim, geralmente estão instalados em países que fizeram parte do contexto histórico que eles retratam, o que não é o caso do México.

O Museu Memória e Tolerância conta de forma impecável algumas das páginas e capítulos mais tristes da nossa história, estão lá o holocausto, o genocídio de Ruanda, do Camboja, Darfur, Guatemala e Iugoslávia.

Mas é o extermínio de judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial que chama mais a nossa atenção. É a maior exposição, a mais completa e por onde o passeio começa. Mostrando exatamente como os alemães chegaram ao ponto de exterminar cerca de dois terços dos nove milhões de judeus que residiam na Europa antes do Holocausto.

Nazismo no Museu Memória e Tolerância

Cópia original de Mein Kampf, o livro escrito por Hitler

Fotos, vídeos, testemunhos de sobreviventes, projeções, objetos originais e cenários ajudam a contar essa triste história. Mas quando a gente fica frente a frente e entra em um vagão de trem que transportou judeus para campo de concentração de Auschwitz a pele arrepia e o ar fica denso.

O vagão é original, foi usado para levar prisioneiros para a Polônia. Ele foi doado, restaurando e depois levado para o México. Entrar naquele vagão foi forte, imaginar quantas vidas perdidas ali dentro.

Vagão original

Tudo muito bem explicado

Aparelhos médicos usados pelos Nazistas

Talvez seja exatamente esse o sentimento e a sensação que o Museu Memória e Tolerância queira despertar na gente. O Holocausto aconteceu nem nem faz tanto tempo assim e no mundo volátil que vivemos, será possível que tudo volte a acontecer? Acho que basta ligar o noticiário para ter certeza.

O museu é um espaço para a gente entender como a discriminação e a violência geraram alguns dos piores crimes contra a humanidade.

Reprodução de um Gueto

Museu Memória e Tolerância

Imagem e capa: divulgação


Como visitar o Museu Memória e Tolerância


O Museu Memória e Tolerância fica na Plaza Juarez no centro da Cidade do México, perto do Zócalo. Vale combinar a visita com o roteiro que eu escrevi sobre o centro histórico da Cidade do México. Reserve pelo menos mas 3 horas para a visita.

A entrada custa 75 pesos (13 reais). O museu funciona de terça a sexta das 9h às 18h e sábado e domingo das 10h às 19h. Tem visitas guiadas ou você pode fazer por conta própria, o que eu acho melhor.

A estação de metrô mais próxima é o Bellas Artes. Para saber como usar o metrô da Cidade do México, leia esse post.


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar