O que fazer na Cidade do México (Roteiro de 4 ou 5 dias)

O que fazer na Cidade do México

A Cidade do México é uma das maiores cidades do mundo e a sua magnitude é diretamente proporcional ao número de atração que nela estão concentradas. É impossível conhecer a cidade em menos de 10 dias, mas como eu sei que nem todo mundo tem todo esse tempo, eu vou fazer um roteiro com o que fazer na Cidade do México em 4 ou 5 dias.

Falando isso, quanto tempo ficar na Cidade do México?

Eu recomendo no mínimo 4 dias cheios, desconsiderando o dia da chegada e o da partida. A não ser que seu voo chegue bem cedo e o voo de retorno saia bem tarde da Cidade do México. Assim daria para aproveitar o essencial o que a capital mexicana tem a oferecer.


O que fazer na Cidade do México


Dia 1

Eu acho que a melhor maneira de começar a sua visita a capital mexicana é indo direto até o coração dela. O centro histórico ou Zócalo, um lugar que reúne de um lado as ruínas astecas, o povo que habitava o país antes da chegada dos colonizadores e sobreposto a tudo isso vem a arquitetura colonial erguida pelos espanhóis após a conquista, a Nova Espanha, como era chamada a Cidade do México.

No Zócalo ficam as ruínas de Tenochtitlan, a cidade Asteca e o Templo Mayor ao lado da Catedral Metropolitana e da Plaza de la Constituição. Ali também fica o Palácio do Governo, o Palácio dos Correios também está ali pertinho, um prédio belíssimo que ainda é a sede dos Correios do México.

Leia o roteiro completo pelo Zócalo aqui

centro histórico da Cidade do México

O que fazer na Cidade do México: Zócalo


Dia 2

Eu sei que você vai estar provavelmente ansioso para ir visitar as pirâmides de Teotihuacán, mas antes disso, vale muito visitar o Museu Nacional de Antropologia no seu segundo dia. Por que? Pois é lá que toda a civilização pré-colombiana e os povos mexicanos estão bem explicados. Entendendo melhor como era a civilização Asteca, a visita a Teotihuacán vai fazer bem mais sentido.

Calendário Asteca ou Pedra do Sol, no nome verdadeiro

Depois do Museu Nacional de Antropologia, recomendo atravessar a Avenida Paseo de La Reforma e visitar o bosque e o Castelo de Chapultepec.

O Bosque é uma imensa e bem cuidada área verde no coração da cidade e nele fica o belíssimo Castelo de Chapulpetec.

Leia mais aqui:

Bosque e o Castelo de Chapultepec
Museu Nacional de Antropologia

Castelo de Chapultepec

O que fazer na Cidade do México: Castelo de Chapultepec


Dia 3

No seu terceiro dia eu recomendo ir para Teotihuacan. Andar por lá é caminhar por séculos – talvez milênios – de história, é o mais importante sítio arqueológico do México.

De longe o que já chama atenção é a Pirâmide do Sol, com 65 metros de altura. Mas poderia ter sido ainda mais alta, pois lá em cima havia um templo. De longe vemos a fila de pessoas subindo e ocupando o topo, parecem formigas.

Pirâmides de Teotihuacan no México

Teotihuacán foi um dos lugares mais extraordinários em que eu já pisei, tem uma aura de mistério e uma energia muito forte. Aqui no blog tem um post completo falando como é a visita e explicando como chegar.

Como é a visita às pirâmides de Teotihuacan

Eu recomendo dedicar o dia inteiro a Teotihuacán, para explorar as ruínas sem pressa, mas só toma cuidado com o sol, que na maior parte do ano é de castigar e lá não tem sombra.

Pirâmide do sol ao fundo

Depois de voltar para a Cidade do México, um programa legal para o fim de tarde é visitar o Monumento e Museu da Revolução. Ele tem um mirante incrível e de onde você vai ter um belíssimo pôr do sol da Cidade do México. Leia o post completo com todas as informações abaixo:

Monumento e Museu da Revolução Mexicana

Vista da Cidade do México


Dia 4

No quarto dia eu recomendo um passeio de barco pelos canais de Xochimilco. Mais que um lugar turístico, o passeio pelos canais é um programa que os mexicanos fazem. É nos barquinhos que famílias inteiras tomam café da manhã, almoçam, fazem suas festas e até mesmo casamentos.

Eles juntam a família, os amigos, levam a comida e contratam um barquinho com mariachis para garantir a música.

Xochimilco fica afastado do centro da Cidade do México, dá pra chegar até lá de metrô e trem, mas eu recomendo ir de taxi ou Uber, pois além de barato, você vai ganhar tempo, pois o trajeto de metrô leva mais ou menos duas horas.

Leia o post completo sobre o passeio aqui e como chegar

Xochimilco

O que fazer na Cidade do México: Xochimilco

Depois de Xochimilco, pegue um carro e vá para Coyoacán, o bairro onde viveu e morreu Frida Kahlo. Aproveite para almoçar no centrinho histórico, tem alguns restaurantes ótimos, mas o melhor são as comidas de rua.

Depois do almoço visite o Museu Frida Kahlo. Eu adorei o museu, mas se você estiver procurando ver muitas obras da artista, vai se decepcionar. O museu é bacana para a gente mergulhar um pouco na vida da artista.

O que fazer na Cidade do México: Coyacán

É a mesma casa onde ela cresceu e onde ela passou os últimos anos de vida. Foi no estúdio do segundo piso que Frida pintou algumas de suas obras mais importantes e está tudo lá. A cadeira de rodas, as muletas, as tintas, pincéis, cavaletes, livros, os objetos inspiradores e o enorme mundinho dela.

Leia o post completo aqui

Estúdio de Frida


Dia 5

Caso você tenha um quinto dia na Cidade do México, vale conhecer o Museu Soumaya. Um museu de arte que só o seu prédio já é uma atração a parte. Outro lugar que vale a pena a visita é a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, um dos maiores templos católicos do mundo.

O que fazer na Cidade do México: Soumaya

Outro lugar bacana é o Museu Casa-Estúdio de Diego Rivera e Frida Kahlo. Os artistas tiveram essa propriedade composta de três casas, onde ambos tinham residências separadas e interligadas por uma ponte. Foi lá que eles viveram antes de se mudarem para a primeira casa e Frida, onde hoje é o Museu Frida Kahlo.

Outro lugar bacana é o Museu Dolores Olmedo, ela foi amiga íntima de Frida e Diego, e por conta disso o museu que leva o seu nome possui diversas obras do casal.


Planejando a sua viagem


calendario

Quando ir

Em qualquer época do ano. O clima em geral é ameno e seco. De agosto a setembro costuma ser bem chuvoso e até mesmo frio. Já o inverno a temperatura fica na casa dos 10 graus, e o clima fica mais seco.

 

carro

Como chegar

Existem voos diretos do Brasil até lá desde São Paulo com a AeroMéxico e Latam Airlines. Outras opções são via Cidade do Panamá com a Copa Airlines ou via Bogotá com a Avianca. (Veja como é voar com a Latam para o México).

 

icon1

Chegando

Tudo o que você precisa saber para chegar na Cidade do México: Visto, imigração, e transporte do aeroporto para o hotel (clique aqui).

 

icon2

Que moeda levar e quanto custa

A moeda oficial é o Peso Mexicano e a gente encontra a moeda aqui no Brasil. Mas uma dica bacana é levar reais e trocar lá no México. Aproveite e confira o nosso post sobre quanto custa visitar o México. (clique aqui).

 

icon3

Como se locomover

A Cidade do México tem uma excelente rede de metrô, trem, ônibus, além de táxis e Uber.  Confira o post com tudo que você precisa saber para usar o metrô da cidade. (clique aqui)

 

icon4

Onde se hospedar

Escolher hospedagem na Cidade do México é crucial para uma boa experiência. São milhares de opções para todos os bolsos e estilos. Aqui tem um post com os melhores lugares e onde evitar  (clique aqui)

10 coisas

Visto, documentos, moeda, clima, costumes? Confira a nossa lista de 10 coisas que você precisa saber antes de visitar o México  (clique aqui)

 


Procurando hospedagem na Cidade do México


Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com:



Booking.com

Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Veja a lista completa de hotéis aqui:  Clique aqui


Mais posts sobre a Cidade do México


Como é a visita às pirâmides de Teotihuacan
Museu Frida Kahlo
Museu Nacional de Antropologia
Monumento e Museu da Revolução Mexicana
O Museu Memória e Tolerância na Cidade do México
Bosque e Castelo de Chapultepec
Como chegar e como é o passeio a Xochimilco
Um passeio pelo Zócalo, o Centro Histórico da Cidade do México

Planejando sua viagem

10 coisas que você precisa saber antes de visitar o México
Quanto custa viajar para o México
Como é passar pela imigração Mexicana
Como ir do Aeroporto da Cidade do México ao centro
Dicas de onde se hospedar na Cidade do México
Como usar o metrô da Cidade do México
Dica de chip e internet no México


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

11 Comentários

  • Responder novembro 6, 2017

    Thais

    Olaaa,

    Que post completo!!! adorei.
    A Cidade d Mexico deve ser muito legal de conhecer.
    Obrigada por compartilhar.
    Thais

    • mm
      Responder novembro 6, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Thais, que bom que curtiu =) obrigado pela mensagem.

  • Responder novembro 7, 2017

    Adelaide

    Olá,
    andei planejando uma viagem ao México mas adiei porque fiquei na dúvida se visitar ou não a Cidade do México.
    Teu artigo veio a calhar. Ótimas dicas para quem vai pela primeira vez como eu.
    Vou dar uma olhada nas outras dicas.
    Obrigada!

    • mm
      Responder novembro 7, 2017

      Fabricio Moura

      Oie! Olha, a CDMX me surpreendeu demais, penso até mesmo em voltar pois não consegui ir a vários lugares que eu queria. Obrigado pelo comentário. =)

  • Responder novembro 7, 2017

    Dilma

    Gostei muito! Não sei porque a cidade do México não fazia parte de meus desejos imediatos, mas lendo seu post mudei de ideia. 🙂 Adorei também a dica dos “hotéis mais novos” de seu post onde se hospedar. Super dica!!!

    • mm
      Responder novembro 8, 2017

      Fabricio Moura

      Eu amei a CDMX e quero muito voltar, talvez ano que vem. Obrigado pela mensagem =)

  • Responder novembro 8, 2017

    Patrícia Amarante

    Adorei esse roteiro bacana. O México é uma linda cidade e quero muito voltar. Muitos lugares pra ver e seu roteiro tá bem detalhado.
    Vai ser super útil.
    Valeu!

    • mm
      Responder novembro 14, 2017

      Fabricio Moura

      Opa, obrigado pela mensagem, Patrícia.

  • Responder novembro 8, 2017

    Diego Arena

    Quero muito conhecer a Cidade do México, incrível o contraste do antigo com o novo.
    Passar na frente do Museu Soumaya deve ser bem legal também, fico imaginando seu interior.
    Obrigado por compartilhar.

  • Responder novembro 11, 2017

    angela sant anna

    eu ia piraaaaaaaaaar nesse museu de arqueologia e nas piramides de Teotihuacán ! amo civilizacoes antigas e ja tive o sonho de ser arqueologa (joguei muito tomb raider aheuah)

    • mm
      Responder novembro 14, 2017

      Fabricio Moura

      hahahhahhhahha é fodástico! E eu também jogava.

Deixe uma resposta