O que fazer em Phi Phi Islands e dicas para organizar a sua viagem

o que fazer em Phi Phi

Um dos lugares mais procurados e mais visitados da Tailândia, localizado no meio do Mar de Andaman, essa pequena ilha faz parte do imaginário de muita gente. E neste post, eu conto o que fazer em Phi Phi Island e tudo o que você precisa saber para organizar a sua viagem para este paraíso.

***

Se você fizer uma busca no Google por “praias tailandesas”, certamente a sua tela será inundada de fotos do mar azul turquesa de Koh Phi Phi. A ilha ficou famosa depois do filme “A Praia” do Leonardo DiCaprio, que na verdade se passa na vizinha Maya Bay.

Koh Phi Phi é um pequeno e efervescente arquipélago no meio do Mar de Andaman. É o ponto de partida para conhecer algumas das mais belas ilhas e praias da Tailândia. O lugar é badalado e reúne gente de todos os cantos do mundo em busca de paisagens idílicas e diversão noturna. Sim, existe vida noturna agitada com bares e festas na praia, não é exatamente um lugar calminho para curtir o silêncio e o som do mar. Mas existem opções para todos os gostos.

Mas antes de mostrar o que fazer em Phi Phi, eu vou reunir aqui todas as dicas e informações necessárias para você organizar a sua viagem.

Veja também:
O que fazer em Phuket
O que fazer na Railay Beach em Krabi
Dicas de Koh Lipe: Como chegar e o que fazer

o que fazer em Phi Phi
A cor da água inconfundível

Dicas de Phi Phi para organizar a sua viagem


Onde fica e como chegar

Phi Phi pertence a Krabi e fica no meio do Mar de Andaman, no Oceano índico entre Krabi e Phuket, que são os dois principais pontos de partida para chegar até lá.

A única maneira de chegar até lá é de barco, tanto para quem vem de Phuket ou Krabi. Ambas as cidades possuem aeroportos que recebem voos de Bangkok e de outras cidades asiáticas. O aeroporto de Phuket é ainda mais movimentado e recebe voos da Europa e Oriente Médio, inclusive, lá operam a Qatar, Emirates e Etihad.

Saindo de Krabi a viagem leva em torno de 2h30, já o trajeto de Phuket até Phi Phi leva em média 2h00. Veja aqui o post completo onde eu explico como chegar em Phi Phi e como comprar a passagem de barco pela internet.


Entendendo Phi Phi

Já notou que todas as ilhas tailandesas começam com “Koh” ou “Ko”? E a explicação é bem simples, já que a palavra significa “ilha” em Tailandês. Como disse acima, Phi Phi é um arquipélago composto por duas ilhas principais: Koh Phi Phi Don, que é habitada e com infraestrutura turística. E Koh Phi Phi Le, que faz parte de um parque nacional e por isso não tem hotéis e infraestrutura turística. É lá onde fica a famosa Maya Bay.

Se você está planejando visitar Phi Phi, a sua base será em Phi Phi Don, mas todo mundo se refere ilha como Phi Phi Island ou simplesmente Phi Phi. E os tailandeses pronunciam “piii-piii”, com o “i” bem alongado.

No meio da ilha está Tonsai, um pequeno vilarejo onde ficam os hotéis, bares, restaurantes e toda a infraestrutura de Phi Phi. O lugar é pequeno, dá para fazer tudo a pé e na verdade, nem existe carros em Phi Phi. 

o que fazer em Phi Phi
Tonsai

Quando ir

A melhor época para visitar Krabi é na alta temporada (novembro a maio), pois na baixa temporada (junho a outubro) é o período das monções e essa região da Tailândia recebe volumes imensos de chuvas. Recomendo ler o meu post sobre a melhor época para visitar a Tailândia.


Onde ficar em Phi Phi


Apesar de ser uma ilha pequena, ela tem várias opções de hospedagem e algumas pegadinhas que você precisa ficar bem ligado. A maioria dos hotéis e hostels ficam em Tonsai, mas existem hotéis e resorts espalhados por toda ilha.

Entretanto, se tem algo que o mapa não mostra, é que muitos dessas acomodações ficam morro acima e a subida costuma ser puxada. O lado bom é que muitos desses hotéis oferecem carregador gratuito, alguns hotéis possuem inclusive uma espécie de elevador para transportar as malas. 

Na minha primeira viagem eu me hospedei no Papaya Phi Phi Resort, e ele ficava em uma dessas partes altas da ilha. O lado bom é que tinha carregador para ir e vir do Píer e a vista era sensacional! Acordando e vendo o mar azul turquesa do mar da Tailândia ainda deitado na cama foi mágico.

o que fazer em Phi Phi
Papaya Phi Phi Resort

O Phi Phi Cliff Beach Resort, como o nome diz, é um resort de frente para o mar e com preço muito acessível. O Phi Phi Cliff Beach Resort tem quartos enormes e confortáveis de onde a gente tem uma visão lindíssima do nascer do sol. O café da manhã do hotel também é espetacular.

o que fazer em Phi Phi
Phi Phi Cliff Beach Resort

Outra dica para não errar é o ChaoKoh Phi Phi Hotel, outro resort com preço muito acessível. O hotel tem quartos bonitos, espaçosos, uma piscina maravilhosa. A localização do ChaoKoh Phi Phi Hotel é uma das melhores, pertinho do píer de Tonsai na parte baixa da ilha, longe das enormes escadarias da ilha.

o que fazer em Phi Phi
ChaoKoh Phi Phi Hotel

O Phi Phi In é para quem busca boa localização, conforto e preço de hostel. O hotel fica na ruazinha principal de Tonsai, a 2 minutos de caminhada do píer. O hotel tem acomodações simples, porém confortáveis e limpas. 

o que fazer em Phi Phi
Bom e barato

Se você busca conforto e um pouco mais de sossego, recomendo muito o U Rip Resort. O hotel fica em uma parte mais afastada de Tonsai, longe da muvuca do centrinho. O U Rip Resort é totalmente integrado a natureza e a vista é absolutamente maravilhosa. Na minha segunda viagem a Phi Phi foi nele que eu me hospedei e valeu muito a pena.

o que fazer em Phi Phi
U Rip Resort

Se você busca ainda mais sossego e uma das praias mais bonitas de Phi Phi Don, recomendo o HIP Seaview Resort. O hotel fica em uma das extremidades da ilha, no meio da natureza e com uma praia particular. Apesar de ficar um pouco afastado de Tonsai, o hotel possui carrinhos de golfe para transporte de malas e hóspedes. Os quartos são mega confortáveis e com decoração de bom gosto. O HIP Seaview Resort é mais um hotel para você não errar.

o que fazer em Phi Phi
HIP Seaview Resort

O que fazer em Phi Phi


Maya Bay

A principal atração de Phi Phi é Maya Bay, a praia do filme do Leonardo DiCaprio. Entretanto, a ilha está fechada para o turismo há algum tempo

A medida de fechar Maya Bay para os turistas é perfeitamente compreensível depois que a gente constata com os próprios olhos o que o turismo sem consciência ambiental pode fazer. E a Tailândia vive entre o céu e o inferno, pois são os mais de 35 milhões de visitantes que ela recebe todos os anos que movimentam a economia e sustentam o país. Mas é justamente esse volume absurdo de gente que vem destruindo lugares como Maya Bay.

Maya Bay está fechada o que fazer em Phi Phi
Maya Bay

Eu estive em Maya Bay em 2016 e fiquei assustado com a multidão de turistas, algo digno de final de Copa do Mundo entre Brasil e Argentina. A cada momento um novo barco com mais de cinquenta pessoas aportava na praia, o dia inteiro.

Entretanto, se você ainda assim quiser ter um gostinho de Maya Bay, existem passeios de barco que chegam até a baía. Eles não podem atracar e a entrada é proibida, mas é uma forma de ver – mesmo que a uma curta distância – uma das praias mais bonitas do mundo.

Mas se você ficou decepcionado com Maya Bay fechada, saiba que a Tailândia tem ilhas lindíssimas e com visita garantida. 

o que fazer em Phi Phi
Maya Bay

Long Beach

Esta para mim é a praia mais bonita de Phi Phi Don, é lá onde fica o HIP Seaview Resort que eu já citei acima. A praia é linda e muito tranquila, raramente vai estar cheia de gente e o mar é aquela coisa linda que a gente sempre espera das praias tailandesas.

o que fazer em Phi Phi
Long Beach

Loh Lana / Loh Dalum Beach

Uma das praias de Phi Phi Don, em Loh Dalum acontece muitas festas noite adentro, tudo iluminado com tochas e muita bebedeira. É o lugar onde os gringos perdem o controle e confesso que chega a ser degradante. 

Mas durante o dia a praia é um ótimo lugar para fazer um caiaque, standup paddle ou até mesmo tomar um sol gostoso. Quando eu estive lá pela última vez notei muito lixo e esgoto no fim da praia do lado direito. No lado oposto, perto to Phi Phi Coco Resort já tinham bandeiras na areia indicando que a água estava própria para banho. Esse caso do esgoto foi algo que me decepcionou demais na época e eu escrevi sobre isso no meu diário dessa viagem.

o que fazer em Phi Phi
Loh Lana
o que fazer em Phi Phi
Monkey Beach
o que fazer em Phi Phi
Fire Dancing em Loh Dalum Beach

Tonsai

Tonsai é a vilinha de Phi Phi Don, é onde acontece a vida social da ilha. É ali que ficam a os bares, restaurantes, baladinhas, lojinhas, casas de massagens, a maioria dos hostels e hotéis para todos os bolsos.

É em Tonsai que fica o píer de onde chegam e partem os barcos para Phuket, Krabi, Koh Lanta e Koh Lipe. Ao lado do píer ficam os barqueiros, que fazem os passeios mais curtos até as ilhas menores.


View Point

Um dos pontos acessíveis mais altos da ilha, é inclusive uma rota de fuga para tsunamis. O View Point é um lugar muito bacana para curtir o pôr do sol e até mesmo o nascer do sol, muita gente faz isso. Lá de cima a gente tem uma visão privilegiada da ilha, com Tonsai no meio da estreita faixa de terra e as outras praias da ilha.

o que fazer em Phi Phi
View Point

Mergulho Phi Phi

Nesta região não faltam lugares para mergulho, seja usando snorkel ou mergulho de profundidade. Em Tonsai existem uma infinidade de pequenas agências que vendem o passeio. Recomendo a Phi Phi Brazuka, sim, brasileiros que fazem um ótimo trabalho.

o que fazer em Phi Phi
O mergulho nas ilhas é obrigatório
o que fazer em Phi Phi
O mergulho nas ilhas é obrigatório

Bamboo Island

Pertinho de Phi Phi, a Bamboo Island é um verdadeiro paraíso. O lugar ideal para quem busca um pouco mais de sossego em meio a um mar azul turquesa e praia de areia branca praticamente deserta.

Para chegar, o ideal é contratar um barqueiro e combinar o horário da volta, ou contratar o cara por um dia inteiro para levar você pelas ilhas ao redor de Phi Phi. A Bamboo Island é bem pequena, dá para andar a pé na ilha toda, até porque, essa é o único meio de transporte lá. 

o que fazer em Phi Phi
Bamboo Island

Koh Khai Nok

Essa pequena ilha fica distante 25 km de Phi Phi em direção a Phuket. Para chegar até lá o ideal é contratar um tour particular ou coletivo em lancha rápida, já que os long-tails são demasiadamente lentos para fazer essa viagem de 25 km.

Uma curiosidade de Koh Khai Nok, é que a ilha está sempre se transformando. Como ela é formada por areia acumulada nas rochas em uma área de correntes marítimas, as praias surgem e desaparecem a cada temporada. É muito curioso e o que faz do lugar excelente para snorkelling e mergulho.

o que fazer em Phi Phi
Koh Khai Nok

Mais ilhas e praias

Falando em ilhas tailandesas, não faltam ótimas opções de lugares paradisíacos. Eu escrevi um post com um roteiro pelas ilhas tailandesas e que você pode ler aqui. Além disso, saindo de Phi Phi eu recomendo muito a Railay Beach, um dos meus lugares favoritos na Tailândia.

Em Krabi eu fiz um tour bem bacana que percorre 7 ilhas famosas entre Phi Phi e Krabi. E se você vai partir de Phuket, veja aqui o que encontrar na cidade e claro, o que fazer no entorno.

o que fazer em Phi Phi
Railay
o que fazer em Phi Phi
Railay

Mais dicas de Phi Phi


  • Internet: A ilha tem sinal de internet e atende bem. Mas nas ilhas mais afastadas você não terá sinal. A maioria dos hotéis tem wi-fi e todas as operadoras de telefonia tailandesas funcionam lá. Eu estava usando um chip da AIS e a velocidade era perfeita. Leia aqui as minhas dicas de internet na Tailândia.
  • Dinheiro e cartão de crédito: Existem casas de câmbio e caixas eletrônicos em Tonsai. Mas em geral as casas de câmbio são desfavoráveis, já que só existem elas, então os caras enfiam a mão. Cartões são aceitos na maioria dos lugares, Verifique se o seu hotel aceita pagamentos em cartão de crédito.
  • Consumo e gastos: a Tailândia já foi muito barata para nós brasileiros, mas os preços ainda são bons, como em outros lugares da Tailândia. Uma refeição em um dos restaurantes na praia vai custar de 200 a 500 bahts em média. Uma Heineken long neck custa de 100 a 150 baths.
  • Na praia: não existem bares que alugam cadeira ou guarda sol, geralmente os hotéis que ficam diretamente na praia oferecem essa comodidade para os hóspedes.
  • Locomoção: a pé ou de long-tail entre as ilhas.
  • Segurança: A ilha não chega ser perigosa, longe disso, mas tenha sempre cuidado, já que pequenos golpes acontecem.

Reserve aqui os seus passeios



Quando ir e quanto custa:
Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Quanto custa viajar para a Tailândia?
Custo de vida na Tailândia
Que moeda levar para a Tailândia

Imigração e serviços:
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang
As companhias aéreas low-cost da Tailândia
Como funciona o Grab, o Uber da Ásia
Chip de internet na Tailândia

Leia mais::
Perigos e golpes na Tailândia
15 coisas que você precisa saber antes de visitar
Songkran, o ano novo tailandês

Para organizar a sua viagem:
O que fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok
Como usar o metrô de Bangkok

Roteiros em Bangkok:
O que fazer em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
8 experiências em Bangkok
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)

Atrações de Bangkok:
Grand Palace e Wat Phra Kaew
Wat Arun: o templo do amanhecer
Wat Pho: o templo do Buda deitado
Passeios de barco em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
Chinatown e o templo do Buda de Ouro
Templo de Mármore em Bangkok
Templo Golden Mount
Mercado Flutuante
Mercado do trem
Khao San Road
Suan Pakkad Palace
Chatuchack Weekend Market
Asiatique
Iconsian
Jim Thompson House
Caminhe sobre Bangkok em uma passarela de vidro


Como chegar em Ayutthaya
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)


O que fazer em Chiang Mai
Onde ficar em Chiang Mai
Aldeia das “mulheres girafa”
Tiger Kingdom
Templo Doi Suthep
Festival das Laternas de Chiang Mai
Uma experiência com os monges de Chiang Mai


Sukhothai, o berço da civilização tailandesa


Krabi & Railay Beach
Railay Beach, como chegar e o que fazer
Roteiro pelas ilhas saindo de Krabi
A ilha dos morcegos gigantes
Tour das 7 ilhas

Phi Phi Island
O que fazer em Phi Phi Islands
Como chegar em Phi Phi
Onde ficar em Phi Phi
Maya Bay
Mergulho em Phi Phi

Phuket
O que fazer em Phuket
Patong Beach em Phuket

Koh Lipe
O que fazer em Koh Lipe
Como chegar em Koh Lipe
Onde ficar

Koh Samui
Dicas de Koh Samui, como chegar e o que fazer
Três ilhas unidas por uma praia em Koh Ningyuan










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.