Roteiro de trem pela Alemanha: de Berlim a Munique

Roteiro de trem pela Alemanha

Em novembro de 2015 eu fiz uma viagem pela Alemanha. De Berlim até Munique, passando por várias cidades pelo caminho e fazendo todo o trajeto de trem. Era um sonho antigo que eu pude realizar e foi uma experiência incrível.

***

Por que fazer um roteiro de trem pela Alemanha? Simplesmente porque é lindo! A Alemanha é um dos países europeus mais bonitos e eu escolhi o outono para fazer essa viagem, quando a vegetação estava linda, toda e tons de amarelo ao vermelho.

Viajar de trem pela Europa, especialmente pela Alemanha é muito prático. As vantagens são muitas, com poder chegar na estação poucos minutos antes do embarque, viajar em trens velozes e confortáveis vendo a belíssima paisagem nas janelas. Outra vantagem que eu acho sensacional, é que as estações de trem fica no centro das cidades, enquanto os aeroportos ficam bem afastados.

Por outro lado, as vezes o avião sai bem mais barato que o ICE (trem de alta velocidade da Deutsche Bahn), mas você não tem que se deslocar até os aeroportos e perder tempo esperando voo.

Aqui no blog tem dois posts que eu recomendo a leitura, em um eu explico como comprar as passagens direto no site da DB (Deutsche Bahn) e como é viajar de trem pelo país:

Como comprar as passagens de trem
Como é viajar de trem na Alemanha

Roteiro de trem pela Alemanha

A minha viagem começou em Berlim, seguido de Hamburgo no norte, Colônia no oeste, descendo até Frankfurt, passando por Heidelberg, Nuremberg e finalizando em Munique. O meu roteiro de trem pela Alemanha foi longo, mas eu fiz todo ele em 20 dias, optando por seguir de Berlim direto para Frankfurt e Munique, você consegue fazer na metade do tempo.

Meu roteiro de trem pela Alemanha

Berlim

Eu cheguei em Berlim de avião, vindo de Lisboa e fiquei 4 dias na cidade. Para facilitar a minha vida, eu me hospedei no Hotel Meininger. Ele fica do lado da Hauptbahnhof a estação central de trens de Berlim. Que além ser o ponto de chegada dos trens que vem do aeroporto Schoenefeld, ela tem conexão com o metrô, e de lá saem os trens para as outras cidades. Localização mais que estratégica e eu recomendo muito este hotel.

Nesses quatro dias em Berlim eu consegui visitar os principais pontos da cidade, aqui no blog tem um guia super completo sobre Berlim, dá uma olhada:

Guia de Viagens: Berlim, Alemanha

Grafite no que restou do muro de Berlin

Hamburgo

O segundo destino da viagem foi Hamburgo, a cosmopolita cidade ao norte da Alemanha. Eu optei por sair de Berlim no trem das 9h da manhã para chegar por volta das 13h em Hamburgo. A distância é de aproximadamente 300km e a viagem dura umas 4 horas.

Em Hamburgo eu fiquei 2 dias cheios, já que no dia da chegada eu fiz o check-in no hotel, saí para almoçar por volta das 16h, voltei para o hotel para escrever alguns posts (vida de blogueiro é assim) e depois resolvi descansar o resto do dia para aproveitar bem os dias seguintes.

Hamburgo é bem interessante, mas recomendo ficar no máximo 3 dias lá, aqui no blog tem um roteiro de 2 dias, ou 3 se você quiser esticar as coisas e fazer os passeios mais devagar.

Hamburgo

Roteiro de trem pela Alemanha: Hamburgo

Colônia

Depois de Hamburgo eu segui para Colônia, a viagem foi longa, cheguei considerar a opção de pegar um trem noturno, por mais tentador que seja, não vale a pena! Eu já cometi esse erro pegando um trem noturno de Frankfurt até Amsterdã, leia aqui e entenda as razões.

A viagem até colônica demorou umas 4h30, se eu tivesse mais alguns dias, teria parado em Hanover no meio do caminho. Cheguei em Colônia por volta das 11h da manhã e deu pra aproveitar bem o dia.

Recomendo ficar pelo menos 2 dias cheios em Colônia, a cidade é muito bonita, cheia de coisas legais para fazer.

O que fazer em Colônia

Roteiro de trem pela Alemanha: Colônia

Frankfurt

De Colônia até Frankfurt foi uma viagem rápida, eu peguei o ICE (trem de alta velocidade) e cheguei na cidade em menos de 1 hora.

Eu já conhecia Frankfurt, então reservei o dia da chegada e mais um dia cheio para visitar a cidade. Ela é bem pequena, e em dois dias é mais que suficiente. Se você estiver na dúvida vale deixar mais dias para Munique.

Roteiro de trem pela Alemanha: Frankfurt

Heidelberg

De Frankfurt eu segui para Heidelberg, a viagem é curta, menos de 50 minutos pelo ICE.  A cidade é linda e bem pequena. Diz a lenda local que Heidelberg de tão bonita, foi poupada dos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, por isso ela é tão preservada.

Eu também já a conhecia de quando eu fiz a Rota Romântica, um roteiro que eu recomendo muito (leia mais aqui). Eu cheguei em um dia e no dia seguinte já fui embora, é o suficiente.

Nuremberg

De Heidelberg até Nuremberg eu não consegui pegar o ICE, então tive que pegar o trem mais lento, o IC. A viagem demorou quase 5 horas, o dobro tem tempo normal para percorrer uma distância de pouco mais de 200 quilômetros. Esse foi o pior trecho da viagem, mas em compensação a paisagem era lindíssima.

Nuremberg é uma cidade medieval que foi praticamente toda destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Uma boa parte das construções medievais foram reconstruídas a partir de planos originais, algo que também feito em Frankfurt.

O centro histórico ainda é rodeado pela antiga muralha com uma extensão de aproximadamente de 4 km e ali que se concentra quase tudo para se ver. A cidade ficou famosa pelos comícios e convenções do partido nazista de Adolf Hitler. Anos depois, pelos julgamento dos nazistas no pós guerra.

Roteiro de trem pela Alemanha: Nuremberg

Munique

De Nuremberg eu segui para Munique, última cidade do roteiro, quer dizer, mais ou menos! Pois ainda fiz dois bate-voltas depois de Munique. Dessa vez eu consegui pegar o ICE e fiz o trecho em 1h30. Cheguei em Munique a tarde e saí para jantar e passear pela Marienplatz, a praça central de Munique e ponto mais famoso da cidade.

Roteiro de 4 dias em Munique

Roteiro de trem pela Alemanha: Munique

Eu recomendo ficar de 4 a 5 dias em Munique, pois tem dois passeios que ficam fora da cidade e exigem um deslocamento. O primeiro é até Dachau, onde fica o antigo Campo de Concentração Nazista. O outro é até Fussen, onde fica Castelo Neuschwanstein. O castelo mais bonito do mundo e que inspirou Walt Disney para criar o castelo da Cinderela

Leia o post completo e veja como chegar ao castelo

Roteiro de trem pela Alemanha: Castelo Neuschwanstein

Postado em:
16 de agosto de 2017
Imagem de capa: Shutterstock

Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

23 Comentários

• Responder agosto 17, 2017

Viviane Carneiro

Tenho muita vontade de conhecer a Alemanha e fazer esse roteiro de trem. Amei as dicas e as fotos maravilhosas. Parabéns pelo post! Bjs

Responder agosto 17, 2017

Fabricio Moura

Obrigado, Viviane. =) A Alemanha é muito linda, já fiz a rota romântica, já fui de Frankfurt a Amsterdã, é muito bacana.

• Responder agosto 17, 2017

Fabiane Bastos

Ótimo roteiro, principalmente pela dica de tempo entre viagens e o necessário para curtir as cidades. Parabéns!

Responder agosto 17, 2017

Fabricio Moura

Obrigado pela mensagem =)

Fernanda

Viajar de trem é realmente muito bom, principalmente em um país como Alemanha, onde tudo funciona bem e no horário.
    Também sou apaixonada pelo outuno, talvez minha época do ano favorita pra viajar por conta do colorido da vegetação 🙂
    Adorei seu roteiro e as fotos (a de capa então, está linda! parabéns). Abs

Fabricio Moura

Alemanha é talvez o melhor exemplo na Europa onde tudo funciona bem e de quebra, é lindo.

Itamar Japa

Também tenho este sonho, mas ainda não consegui realizar! Adorei as dicas! Espero conseguir colocar em prática um dia! 😉

Fabricio Moura

Bora agitar essa viagem aí =)

• Que sonho de viagem! Alemanha e trem: casamento perfeito! Também me desloquei de trem nas 2x que vistei o país, mas só entre cidades na mesma região: a primeira na Baviera e a segunda na Renânia do Norte-Vestfália. Foi perfeito e prático! 🙂

Fabricio Moura

E é incrível como tudo funciona muito bem né? Obrigado pela mensagem =)

Pedro Henriques

Muito bom esse roteiro por terras germânicas. Por acaso tive o prazer de visitar algumas como Berlim, Colónia e Frankfurt. Saudades de viajar para esses lados!

Fabricio Moura

Muita saudade mesmo, mas com tantos lugares incríveis ainda por descobrir, nem sei quando eu volto. Obrigado pela mensagem =)

Thiago

Sou doido para fazer essa viagem! Ir visitando cada cidade linda e com tanta coisa para ver e viver! Parabéns pelo relato

Responder agosto 19, 2017

Fabricio Moura

• Gostei muito do roteiro! Uma ótima forma de conhecer várias das interessantes cidades alemãs! Tneho muita vontade de conhecer Nuremberg.

• Responder agosto 20, 2017

Isabela Bastos

Adoro viagens de trem!! Ainda não tive o prazer de conhecera Alemanha, mas seu roteiro está incrível! Parabéns

• Responder agosto 21, 2017

Christian Gutierrez

Nossa nunca tinha pensado em fazer um roteiro desses assim que legal, suas informações serão muito uteis para minha viagem.

Responder agosto 22, 2017

Fabricio Moura

Oi Christian, obrigado pela mensagem.

• Responder agosto 22, 2017

Paula Abud

Adorei o post, quero muito ir a Europa e o fato de poder se deslocar de trem é muito tentador, acho o máximo!
    Gostei muito de você ter colocado o tempo das viagens, isso é super útil na hora de montar um roteiro, já que nos situa no tempo certo e hábil para conhecer as cidades entre um deslocamento e outro.

Responder agosto 22, 2017

Fabricio Moura

Oi Paula, que bom que curtiu! Obrigado pela mensagem.

• Responder outubro 1, 2017

Analuiza

Que roteiro massa!!! Melhor ainda: todo feito de trem, meio de transporte que eu adoro!

Já estive na Alemanha 2x: a primeira na Baviera (praticamente só em Nuremberg) e a segunda na Renânia do Norte-Vestfália. Os deslocamento entre as cidades, claro, foram feitos de trem!

Entretanto, ainda há muitas cidades para conhecer; muitas delas estão neste seu roteiro. 🙂

Responder outubro 4, 2017

Fabricio Moura

Oi Ana, tudo bem? Viajar de trem pela Alemanha não é lá muuuuuito barato, mas vale super a pena.