O tradicional Mercado Flutuante de Damnoen Saduak na Tailândia

O Mercado Flutuante de Damnoen Saduak é o mais antigo e tradicional da Tailândia, mas antes de aprofundar nesse assunto, preciso dizer que se você estiver procurando uma experiência autêntica, pode esquecer o Damnoen Saduak. Ele já foi sim, um grande mercado local, mas com o passar dos anos e a grande procura dos turistas pelo lugar, os tailandeses perceberam que era mais rentável moldar o mercado flutuante para as necessidades do turismo do que o comércio de produtos para a população local.

O mercado de Damnoen Saduak tem mais de 100 anos de idade, antes de sua criação, a cidade não tinha as centenas de canais que existem hoje, na época o então rei da Tailândia ordenou a criação de um canal principal de 32 quilômetros de extensão e mais de 200 canais secundários para facilitar o transporte de mercadoria na região e a irrigação das margens, ou seja, uma grande avenida e suas artérias. E foi em um desses canais secundários que surgiu o Mercado Flutuante de Damnoen Saduak.

Mas vai, eu gostei

Mas vai, eu gostei

Mercado flutuante

Mercado flutuante

Coisas que eu nem faço ideia do nome

Coisas que eu nem faço ideia do nome

E tem de tudo

E tem de tudo

Mesmo não sendo uma experiência local, o Mercado Flutuante ainda é um passeio muito interessante. Ele ocupa um espaço de uns 200 metros em um dos canais, nas laterais ficam alguns galpões com várias barraquinhas de artesanato tailandês made in China (hahaha, sério) e várias barraquinhas de comida.

Desse ponto, dá pra ter uma visão mais panorâmica do Mercado Flutuante, é bacana observar o vai e vem dos barcos levando a turistada no meio de outras dezenas de barquinhos vendendo comidas e frutas.

Feito para turistas, mas é bacana

Feito para turistas, mas é bacana

Quem quiser fazer um passeio de barco, o que eu acho que super vale a pena, custa 150 Baths por 30 minutos em barquinhos de madeira a remo. É um passeio legal, as vezes rola uns congestionamentos de barcos e os barqueiros gritam e gesticulam uns com os outros mas no fim tudo se resolve.

Para aproveitar bem o Mercado Flutuante, tente chegar cedo, por volta das 9h da manhã, depois das 11h o lugar fica infestado de turistas. Vale lembrar que todas as comidas feitas ali não tem muita higiene, eu não comeria nada se fosse você.

Barquinhos de comida

Barquinhos de comida


Como chegar ao Mercado Flutuante de Damnoen Saduak


O Mercado Flutuante de Damnoen Saduak fica distante aproximadamente 100 quilômetros de Bangkok, dá para chegar até lá com ônibus de linha ou contratando um tour.

De ônibus:
Do Terminal Rodoviário de Bangkok (Bangkok’s Southern Bus Terminal) partem ônibus direto para Damnoen Saduak. Eu não me lembro exatamente o nome da empresa que faz a linha, mas basta procurar pelo ônibus número 78. O primeiro veículo sai às 6h da manhã e em média a cada 30 minutos tem uma nova partida.

O ponto final do ônibus fica distante aproximadamente 1 quilômetro do Mercado Flutuante, lá, você pode pegar um tuk-tuk até o mercado.

De tour:
Eu contratei um tour em Bangkok que incluía a visita ao Mercado do Trem de Maeklong por apenas 400 Baths em uma agência que ficava praticamente dentro do meu hotel na Rambuttri Street, perto da Khao San Road. Quem se interessar, a agência é a Mr.Thai Tours.

A van saiu de Bangkok por volta das 7h da manhã e chegamos Damnoen Saduak em um bom horário, às 9h. Ao desembarcar da van, pegamos um barco a motor que fez um passeio por canais secundários até acessar o canal principal e de lá chegamos ao canal onde fica o Mercado Flutuante.

banner

 


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram.


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

2 Comentários

  • Responder julho 31, 2016

    MARCELO LEMOS

    Oi Fabricio!
    Esse tour que voce contratou do Mercado Flutuante + o Mercado do Trem retornou a Bangkok em que horário?

    • mm
      Responder julho 31, 2016

      Fabricio Moura

      Oi Marcelo, ele voltou pouco depois do meio dia. Saímos de Maeklong umas 11h20 e chegamos em Bangkok umas 12h40.

Deixe uma resposta