Wat Pho, o templo do buda deitado em Bangkok

Wat Pho

O Wat Pho também é um dos templos mais importantes da Tailândia, ele é mais conhecido como “templo do buda deitado”, fica pertinho do Grand Palace e dá para combinar perfeitamente a visita aos dois lugares no mesmo dia.

O Wat Pho é bem mais tranquilo que o Grand Palace, as grandes filas se concentram no templo onde fica a famosa estátua do buda deitado, nos outros pátios e templos menores do complexo, é tudo mais tranquilo e agradável. O Wat Pho é o templo mais antigo de Bangkok, começou a ser construído no século 16 quando a capital da Tailândia se mudou de Ayutthaya para Bangkok. O lugar está repleto de histórias pra contar.

Wat Pho

Wat Pho


Como é a visita ao Wat Pho


A entrada custa 100 Bahts, bem mais em conta que o Grand Palace, nele é permitido entrar de bermuda, mas roupas decotadas devem ser evitadas. O Wat Pho fica aberto das 8h às 18h.

O complexo do Wat Pho é enorme, vale pegar um mapa na entrada. São vários pátios repletos de pagodas, estátuas, templos menores e cantinhos onde dá para ter um pouco de paz no meio do caos de Bangkok.

Centenas de Budas

Centenas de Budas

Mas o que as pessoas buscam no Wat Pho é o que o deixou famoso, a grande estátua do buda deitado e ela impressiona. São 46 metros de comprimento por 15 metros de altura, toda coberta com folhas de ouro dentro do Wat Phra Chetuphon.

Muitas pessoas se perguntam por que a imagem de Buda aparece deitada no templo, imagens de budas reclinados aparecem em vários templos espalhados mundo afora, de Ayutthaya até o templo budista de Foz do Iguaçu, no Paraná. Ela representa o momento de iluminação de Siddhartha Gautama, o Buda, antes da morte aos 80 anos de idade.

Pessoas fazendo as suas oferendas

Pessoas fazendo as suas oferendas

Aí você pode estar se perguntando a razão de existirem tantas imagens diferentes de Buda, do magrinho até o gordinho sorridente. Isso é assunto que não acaba mais, só que ara resumir, cada um representa diferentes momentos da vida de Buda e cada país, cada variação do budismo tem a suas versões das imagens.

Estupas

Estupas

Muito dourado

Muito dourado

Altares

Danças típicas

Danças típicas

Danças típicas

Danças típicas


Dicas para sua visita
1 ) Use roupas leves, pode entrar de bermuda até o joelho, roupas decotadas e ombros de fora são proibidos.
2 ) Leve uma garrafa de água. Lá dentro só existem alguns bebedouros, mas tem barraquinhas de comida e de massagem tailandesa.
3 ) Em geral, não tem filas muito longas, exceto para ver o Buda reclinado.

Como chegar ao Wat Pho
Para quem está hospedado na região da Khao San Road, dá para ir até lá a pé, ele fica ao lado do Grand Palace, o ideal que as visitas sejam combinadas. Se você está e outra região da cidade, vai ter que optar pelo taxi ou tuk-tuk, essa região da cidade não é atendida pelo trem ou metro.

banner

 


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram.


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar