Ásia dia 17: Maya Bay e a decepção de Phi Phi Island

capa

Phi Phi Island ficou famosa depois do filme “A Praia” do Leonardo Di Caprio, mas a ilha não tem praias tão bonitas como as de Krabi, para ver praias bonitas tem que pegar um barco. A Maya Bay é a praia que foi cenário do filme do Di Caprio e em Phi Phi, uma centena de lugares vendem tours para lá, um mais caro que o outro. Vi passeios sendo vendidos por 1500 Baths.

Minha dica: vai na praia da Loh Lana Bay e converse direto com os barqueiros que ficam lá, marque bem cedo e o cara te leva direto para Maya Bay de long tail cobrando menos da metade de um tour e você terá uma experiência só sua. E assim eu fiz, paguei 500 Baths (50 reais) e às 6h30 da manhã saímos de Phi Phi.

Só nós no paraíso

Só nós no paraíso

Quando chegamos a Maya Bay, a praia estava totalmente vazia. Fomos as primeiras pessoas a chegar lá e olha, não tem foto nenhuma no mundo que consiga chegar perto do que é ver esse lugar com os próprios olhos.

A água é completamente transparente, o barco parece que está pairando no ar. A água quente, mesmo às 7h30 da manhã. Foi uma experiência única e tem que aproveitar cada minuto pois pouco depois começaram a aparecer os primeiros barcos e por volta das 9h da manhã a praia estava um pequeno formigueiro. Gente pra todo lado, dezenas de barcos atracados na areia ao ponto de que não dava nem para entrar direito na água correndo o risco de ser atropelado por um deles.

Aí começam a chegar mais barcos

Aí começam a chegar mais barcos

phi6

E acabou o sossego

O paraíso de Maya Bay virou um pequeno inferno e foi a deixa para ir embora. E de volta à Phi Phi Island eu fui dar uma explorada na ilha, ver as poucas praias e dar uma fuçada nas lojinhas.

Agora, muita calma nessa hora pois o que eu vou dizer aqui pode ser um choque pra você: Phi Phi foi decepcionante! Vou explicar ponto a ponto, ok?

A ilha tem duas praias de fácil acesso, uma onde fica o píer Tomsay, que é de onde partem e chegam a maioria dos barcos de todo tamanho e por conta disso, é até meio perigoso tomar banho por lá. Por outro lado, a água é cheia de óleo que vazam das embarcações e parece que não rola uma fiscalização para evitar isso não.

Do outro lado da ilha, mas esse “outro lado” fica a apenas alguns metros de distância, fica a praia da Loh Lana Bay. Olhando de longe, é uma praia bem bonita, que fica numa baía rodeada por rochas que lembra até um pouco a geografia da Maya Bay.

O problema da Loh Lana é que todo o lado direito dela é poluído, rola um esgoto nervoso despejado direto na água, que fica assim, como na foto abaixo. Phi Phi tem uma estação de tratamento de esgoto, mas claramente nem todo esgoto é tratado. Ao lado disso fica a sujeira que os turistas deixam pra trás.

Es-go-to!

Es-go-to!

Para entrar no mar na Loh Lana, tem que ir pro outro lado da praia, que fica bem vazia o dia todo, já que todo mundo está lá na Maya Bay. Esse lado da praia é bacana e dá pra se banhar, mas será que é seguro? E aquele esgoto bravo sendo despejado do outro lado da praia?

No fim da tarde, quando geral já está voltando da Maya Bay ou de outras ilhas da região, a Loh Lana fica lotada de gente vendo o pôr-do-sol, como eu comentei no post de ontem.

Do outro lado é bacana

Do outro lado é bacana

Fui dar um giro pelas várias lojinhas e barraquinhas daqui, todas vendem as mesmas coisas, mas são coisas bacanas. Pergunta o preço, diz que esta caro e faz a contra proposta que é negócio certo.

A Phi Phi Island não é lugar para quem procura sossego, é uma ilha bem agitada, um caldeirão do inferno e eu nem falo por causa dos 40 graus de hoje. Tem de tudo um pouco: europeus, americanos, chineses que não acabam mais e brasileiros comprando pilhas de calças tailandesas pelo equivalente a 10 reais. Ah, claro, tem os “ladyboys” tailandeses.

Eu sabia que Phi Phi era agitava, mas o que decepcionou foi a sujeira, a poluição e o esgoto a céu aberto em todos os lugares.

Leia mais:
Todos os posts do mochilão pela Ásia


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this page
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

3 Comentários

  • Responder maio 5, 2016

    Suelen Lourenco

    Estou em Phi Phi e quando fui visitar Maya Bay estava tao cheio de gente que nao quisemos parar! Parece que todas as pessoas que estavam na ilha foram pra lá naquele horário, parecia Copacabana no ano novo de tanta gente! Uma pena Pq o lugar é lindo demais! Sua dica de ir bem cedo é perfeita… Mas tem outras praias lindas pela ilha, especialmente Bamboo Beach! Abs

  • Responder maio 13, 2017

    Cris

    Olá, muito util suas dicas, mas qual o melhor lugar para se hospedar nas ilhas para poder se deslocar ate as outras para conhecer.

    • mm
      Responder maio 13, 2017

      Fabricio Moura

      Oi Cris, eu acho que o melhor lugar ainda é Phi Phi, pois fica entre Krabi e Phuket, além de estar pertinho de Maya Bay. Mas Krabi é um lugar que vale a pena passar uns dias, é muito lindo, já Phuket é um lixão.

Deixe uma resposta