Como fazer uma tatuagem Sak Yant e fugir dos golpes

tatuagem Sak Yant

Tatuagem na Tailândia: como fazer uma Sak Yant em Bangkok? O que é uma tatuagem Sak Yant e como não cair em um golpe que está ficando bem comum aqui na Tailândia.

***

Pessoal, este post já era super pedido desde a primeira vez que eu vim a Bangkok a passeio em 2016, mas achei melhor escrever agora pois vivendo aqui, eu tenho um pouco mais de propriedade para falar sobre a tatuagem Sak Yant. Inclusive alguns golpes bem comuns envolvendo os turistas que visitam a Tailândia.


Tatuagem na Tailândia: O que é uma Sak Yant?


A Sak Yant é a tatuagem sagrada do budismo, são desenhos geométricos que incorporam representações e formas religiosas budistas e hinduístas, mantras budistas e símbolos de proteção. O objetivo de quem faz uma tatuagem dessas é se proteger de energias ruins, não é algo para sair exibindo no Instagram ou em redes sociais. Tenha isso em mente! 

A tatuagem Sak Yant é feita por monges em alguns templos da Tailândia e do Camboja e são usadas agulhas de bambu, muito finas e que perfuram a pele mais superficialmente em comparação com as agulhas de metal usada normalmente por tatuadores.

Tatuagem na Tailândia: as mais comuns


Como fazer uma tatuagem Sak Yant


As tatuagens são feitas apenas em alguns templos, perto de Bangkok fica o mais famoso, o Wat Bang Phra. Ele fica em Nakhon Pathom, divisa com Nathamburi, o bairro onde eu moro em Bangkok. Chegue cedo e vá com pernas e ombros cobertos, nada de decotes ou barriga de fora. Para ser tatuado você precisa aceitar os 5 principais preceitos do budismo: não matar, não roubar, não mentir, não beber e não trair.

Os monges não cobram para fazer a tatuagem, mas você precisa levar uma doação, que pode ser umas cestinhas com flores e incenso que são vendidas na porta do templo por menos de 10 reais. Depois basta entrar na fila e esperar.

O que você precisa saber é que a verdadeira tatuagem Sak Yant é feita com agulhas de bambu, você não escolhe o que vai ser tatuado e nem onde será tatuado. Sim, amigos, essa é a condição para fazer uma tatuagem Sak Yant. Geralmente são feitas nas costas, mas não é uma regra.

Alguns monges podem até deixar você escolher algum desenho, mas a palavra final é deles. E por que isso? Pois o monge vai decidir qual tatuagem e onde fazer de acordo com a energia que ele sentir em você. E para finalizar, ele faz uma benção, que segundo eles, é o que faz a tatuagem “valer”.

Como monges não podem tocar em mulheres, os que aceitam fazer a tatuagem usam luvas para evitar o contato.

Você também precisa saber que os monges usam a mesma agulha de bambu para todo mundo. O máximo que ele faz é passar um álcool nela antes de tatuar outra pessoa. As condições higiênicas no templo também são inexistentes. Confesso que eu desisti de fazer a minha por causa disso. Mas se mesmo assim você quiser fazer, esteja ciente dos riscos.

Tatuagem na Tailândia: Sak Yant, a agulha de bambu fica dentro desse canudo metálico (Imagem: Sheila Dee)


Como não cair em um golpe


O que me motivou a escrever este post foi que eu vi um blogueiro (claro que não vou citar o nome) que fez uma tatuagem Sak Yant em um estúdio de tatuadores de Bangkok. Sinto dizer, mas ele caiu em um dos golpes que mais tem crescido aqui na Tailândia.

Com a popularização da Sak Yant, e tudo começou depois que a Angelina Jolie fez as suas no Camboja, a tatuagem sagrada acabou virando modinha entre os viajantes “descolados” e influenciadores. Olha que triste!

Alguns guias de Bangkok oferecem aos visitantes a experiência de fazer a tatuagem com um monge em um estúdio de tatuagens com todos os cuidados que esse tipo de lugar precisa ter. Diferente da tatuagem feita nos templos, o preço vai variar de 2.000 a 10.000 bahts. Os caras fazem até um ritual fajuto para fazer o turista acreditar que está passando por um ritual autêntico.

Ontem mesmo eu estava conversando sobre isso com o professor do curso que eu faço na Universidade de Bangkok e ele me disse que só na região de Nana no centro de Bangkok tem pelo menos 4 estúdios que fazem a Sak Yant fake. É o famoso “same same, but, different” que tanto dizem aqui.

Por tanto amigos, se vocês quiserem fazer uma tatuagem na Tailândia, a autêntica Sak Yant em Bangkok, tenha em mente os riscos e evite cair em um golpe.



Eu já estive em Bangkok mais 5 vezes e aliás, já morei lá durante o ano de 2018. Todos os hotéis que eu vou indicar neste post eu já conheço e já me hospedei neles. Leia o post completo com todas as dicas ou confira os principais destaques aqui embaixo:

Rambuttri Village Plaza é um achado! Ele fica no coração do centro histórico de Bangkok, pertinho da Khao San. Embora essa região seja bem cheia, ele fica em uma rua super gostosa e bem tranquila. E foi neste hotel que eu me hospedei em duas ocasiões em Bangkok.

Amara Bangkok faz parte de uma rede de hotéis lá da Ásia, com duas unidades em Singapura, uma em Xangai e este em Bangkok. E não é exagero dizer, esse foi o melhor hotel que eu fiquei em Bangkok.

Prime Hotel Central Station foi reformado a pouco tempo, o quarto era enorme, com uma cama muito confortável. Uma bela vista da estação Hua Lampong, de onde saem os trens para Ayutthaya e para todos os cantos da Tailândia. 

The Quarter Ladprao fica em uma localização super estratégica em Bangkok, perto do Aeroporto Don Mueang e com fácil acesso de trem ao Aeroporto Internacional Suvarnabhumi.

Por fim, um hotel para quem está em trânsito. Eu fiquei no Suvarnabhumi Ville Airport Hotel durante uma conexão longa no Aeroporto Internacional Suvarnabhumi. O hotel fica ao lado do aeroporto, coladinho na pista. Inclusive eles tem um bar no rooftop – que serve drinks maravilhosos e ótimos pratos –  e de onde temos uma vista sensacional dos pousos e decolagens.


Quando ir e quanto custa:
Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Quanto custa viajar para a Tailândia?
Custo de vida na Tailândia
Que moeda levar para a Tailândia

Imigração e serviços:
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang
As companhias aéreas low-cost da Tailândia
Como funciona o Grab, o Uber da Ásia
Chip de internet na Tailândia

Leia mais::
Perigos e golpes na Tailândia
15 coisas que você precisa saber antes de visitar
Songkran, o ano novo tailandês

Para organizar a sua viagem:
O que fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok
Como usar o metrô de Bangkok

Roteiros em Bangkok:
O que fazer em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
8 experiências em Bangkok
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)

Atrações de Bangkok:
Grand Palace e Wat Phra Kaew
Wat Arun: o templo do amanhecer
Wat Pho: o templo do Buda deitado
Passeios de barco em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
Chinatown e o templo do Buda de Ouro
Templo de Mármore em Bangkok
Templo Golden Mount
Mercado Flutuante
Mercado do trem
Khao San Road
Suan Pakkad Palace
Chatuchack Weekend Market
Asiatique
Iconsian
Jim Thompson House
Caminhe sobre Bangkok em uma passarela de vidro


Como chegar em Ayutthaya
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)


O que fazer em Chiang Mai
Onde ficar em Chiang Mai
Aldeia das “mulheres girafa”
Tiger Kingdom
Templo Doi Suthep
Festival das Laternas de Chiang Mai
Uma experiência com os monges de Chiang Mai


Sukhothai, o berço da civilização tailandesa


Krabi & Railay Beach
Railay Beach, como chegar e o que fazer
Roteiro pelas ilhas saindo de Krabi
A ilha dos morcegos gigantes
Tour das 7 ilhas

Phi Phi Island
O que fazer em Phi Phi Islands
Como chegar em Phi Phi
Onde ficar em Phi Phi
Maya Bay
Mergulho em Phi Phi

Phuket
O que fazer em Phuket
Patong Beach em Phuket

Koh Lipe
O que fazer em Koh Lipe
Como chegar em Koh Lipe
Onde ficar

Koh Samui
Dicas de Koh Samui, como chegar e o que fazer
Três ilhas unidas por uma praia em Koh Ningyuan










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

4 Comentários

  • Responder julho 16, 2019

    JOSE GUSTAVO DO REGO ALVES

    Talvez o pessoal esteja procurando os estúdios por receio das condições de higiene nos templos.
    Entretanto, se transforma em uma tatuagem comum.

    • mm
      Responder julho 16, 2019

      Fabricio Moura

      Bem isso mesmo, as pessoas procuram os estúdios com medo da sujeira, mas aí acaba sendo uma tatuagem comum.

  • Responder setembro 16, 2019

    Bruno

    Qual lugar vc indica para fazer uma autêntica Sak Yant com higiene?

    • mm
      Responder setembro 16, 2019

      Fabricio Moura

      Oi Bruno, Sak Yant autêntica só nos templos. Saiu de lá, deixa de ser autêntica. É o risco que as pessoas aceitam correr.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.