Qual é a melhor época para visitar a Tailândia e quando evitar

melhor época para visitar a Tailândia

Escolher a melhor época para visitar a Tailândia pode ser fundamental para determinar o sucesso ou o fracasso da sua viagem. De dias lindos e ensolarados até semanas preso no quarto do hotel com chuvas torrenciais e até mesmo inundações pontuais.

Ficou assustado? Eu sei, o clima no mundo tem ficado cada vez mais severo e no sudeste asiático, região que tem as famosas monções asiáticas, tempestades e tufões, parece que tudo isso fica ainda mais intensificado.

Para os moradores tudo isso é muito normal, mas para a gente que gasta uma grana sonhando com dias perfeitos no paraíso e chegando lá encontra o pior clima possível, é muito decepcionante. Por isso, escolher a melhor época para visitar a Tailândia é tão importante.

Koh Samui

Koh Tao


Qual é a melhor época para visitar a Tailândia


Janeiro, fevereiro e março são os melhores meses, o tempo é firme e a temperatura é aceitável em todo o país. O céu vai estar trincando de tão azul e o mar com a cor mais linda do que nunca. Falando em temperatura, em janeiro e fevereiro ela vai ter máxima de 30 graus, você pode achar muito, mas em se tratando do sudeste asiático, isso é considerado fresquinho.

No final de março começa a esquentar mais e em abril e maio são os meses mais quentes. Você pode facilmente encontrar temperaturas na casa dos 40 a 45 graus. Para quem pretende visitar Chiang Mai e Chiang Rai, no norte do país, a vegetação vai estar seca e começam a época das queimadas. A visibilidade fica sempre reduzida e o ar empoeirado e esfumaçado. Eu estive lá nessa época e senti o ar pesado, a vista do Doi Suthep, o templo da montanha ficou super limitada.

Qual é a melhor época para visitar a Tailândia: Songkran (imagem: Pixabay)

Em abril é tão quente, que eles comemoram nesse mês o Songkran, que é a festa do ano novo tailandês, é conhecida como “festa das águas” e pelas ruas rola uma guerra de água. A primeira vez que eu fui pra Tailândia eu cheguei em Bangkok no meio do Songkran e tomei um banho antes de entrar no meu hotel.

Em tese, a estação chuvosa começa em maio, e em todas as vezes em que eu estive na Tailândia, nunca caiu uma gota d’água em maio. Perguntando a um amigo tailandês, ele me disse que há anos o mês de maio deixou de ser um mês chuvoso.

Ooops

Junho é quando começam as pancadas de chuvas isoladas, é tipo o verão brasileiro, quando cai aquele temporal no fim de tarde em algumas áreas isoladas. Esse fenômeno costuma acontecer a partir da metade do mês.

Julho e agosto são meses de torneira aberta na Tailândia, as vezes pode chover o dia todo praticamente. A travessia entre as ilhas tailandesas, como de Krabi para Phi-Phi e Phuket pode ser até mesmo suspensa por dias em razão do mar agitado e das tempestades. São as monções asiáticas em sua melhor (ou pior, rs) forma. Agosto é mês famoso por inundações na Tailândia, é para evitar mesmo.

Qual é a melhor época para visitar a Tailândia: Monções em Bangkok (imagem: pixabay)

Em setembro as chuvas começam a diminuir no norte do país, onde fica Chiang Mai e Chiang Rai, para citar duas das cidades mais visitadas. Em Bangkok já não chove tão intensamente, pode vir uma pancada de chuva no fim do dia.

Outubro já não chove mais no norte e nem na região de Bangkok, é uma época excelente para visitar essas partes do país, pois o clima fica mais fresco, o céu limpo e a vegetação vai estar verde e exuberante. Porém, no sul da Tailândia, na região da ilhas ainda pode chover bastante.

O mês de novembro é excelente, pois o tempo é bom, a temperatura super agradável e por ser fim da baixa temporada, ainda encontramos ótimos preços em passagens e hospedagens.

Em dezembro começa a alta temporada, o tempo é excelente em todo país. Eventualmente pode vir uma pancadinha de chuva ou outra no fim do dia, especialmente na região das ilhas, mas isso é normal.

Como chegar em Ayutthaya

Qual é a melhor época para visitar a Tailândia: Ayutthaya em maio


A minha experiência na Tailândia


Eu estive na Tailândia 4 vezes ao longo de duas viagens em 2016 e 2017. Que aconteceu nos meses de março, abril, maio e junho. Realmente, no fim de março a coisa começa a esquentar muito, em abril e maio é um calor do inferno. Um dia em Ayutthaya eu peguei 42 graus na sombra.

No norte do país, como eu disse acima, fica tudo seco e com muita neblina e fumaça no ar, nas ilhas o clima estava perfeito. Em nenhum desses meses choveu, e honestamente, eu prefiro o calorão do que dias chuvosos.

Imagem de capa: Pixabay


Guia de Bangkok para download


Baixe agora nosso guia exclusivo de Bangkok em PDF


Procurando hospedagem em Bangkok?


Olha a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui

Booking.com


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

9 Comentários

  • Responder janeiro 16, 2018

    MARCIO VITAL VALENÇA

    Perfeito o post! Dicas super válidas e super importantes pois ir para Tailândia na época das chuvas pode estragar toda a viagem.

    • mm
      Responder janeiro 16, 2018

      Fabricio Moura

      Obrigado pela mensagem, Marcio.

  • Responder janeiro 17, 2018

    Edson Amorina Jr

    Oi Fabricio, que post massa! 😀 É muito bom escolher certinho o período de viagem, para evitar sempre os perrengues. É muito ruim você ir para um lugar e não conseguir aproveitar. Nós estamos planejando uma viagem para Asia logo logo e caiu como uma luva.

    • mm
      Responder janeiro 17, 2018

      Fabricio Moura

      Isso mesmo.Edson! Valeu pelo comentário.

  • Responder janeiro 17, 2018

    Juliana Moreti

    Maravilha, Fabricio!
    Eu não tenho nenhuma previsão para visitar a Tailandia, mas certamente me orientarei por este teu post! Ele esta perfeito!

  • Responder janeiro 18, 2018

    Marcia Picorallo

    Eu sempre procuro este tipo de informação quando surgem aquelas promoções de aéreo, pra saber se não é furada. Infelizmente ainda não rolou nenhuma que eu pudesse aproveitar. A Tailândia está na minha bucket list, obrigada por compartilhar.

  • Responder janeiro 18, 2018

    Deisy Rodrigues

    Eu prefiro passar calor que pegar chuva com toda a certeza, ainda mais visitando destinos tão paradisíacos, o seu post é um guia perfeito pra quem está buscando saber qual a melhor época pra visitar a Tailândia.

  • Responder agosto 21, 2018

    Gloria

    Obrigado pelo detalhamento. Pretendo viajar para Tailândia ano que vem. Seu texto mer ajudou a tomar a decisão de quando viajar e como é o povo do país.

    • mm
      Responder agosto 22, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Gloria, que bom que eu te ajudei. Vem sim, eu estou aqui agora.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.