Chiang Mai para Siem Reap

Meu dia começou às 5h da manhã, eu fui ao templo Wat Lok Molee ao lado do meu hotel em Chiang Mai para um ritual de purificação com os monges, uma experiência única que eu guardo para mim. Tudo isso é um processo e quando eu estiver mais resolvido, falarei aqui no blog.

Hoje eu fui de Chiang Mai para o Camboja, via Bangkok. Mas antes de colocar os pés no avião, eu precisava chegar ao aeroporto e aí que surgiu um pequeno problema: taxis são raridade em Chiang Mai. As opções eram os “mini-bus”, aquelas pick-ups com cobertura na caçamba que só saem quando der lotação de 10 pessoas e eu não tinha tempo pra isso ou um tuk-tuk. O tempo era curto e a mocinha (uma querida <3) da recepção do hotel ficou no meio da rua cercando um tuk-tuk. E lá fui eu!

O motorista parecia mais envenenado que o habitual, passava batido em todos os quebra-molas, fazia curvas a toda e ultrapassava todos os deuses hindús nas quebradas. Preço da aventura: 100 Baths (10 reais) e eu cheguei a tempo e com um galinho na cabeça.

Chegando no aeroporto de Chiang Mai, tem que fazer o raio-x para entrar no terminal, aí você imagina a fila, mas até que o check-in foi rápido e aí para entrar na sala de embarque, claro, raio-x de novo.

Embarque remoto, pushback na hora e em minutos já estávamos voando para Bangkok, chegamos até com 15 minutos de antecedência, coisa linda! Esses 15 minutos vieram a calhar quando a conexão em Bangkok é complicada e mostra como nossos amigos asiáticos são fracos na prestação de serviços.

Chiang Mai para Siem Reap: Primeira vez na saída de emergência

Em desembarquei no terminal doméstico do Aeroporto Dom Mueang e tinha que retirar a mala, correr para o terminal internacional, fazer o checkin, despacho, imigração, raio-x e embarcar. Eu tinha 2h30 para fazer isso, tempo suficiente, correto? Não na Tailândia.

Primeiro que, ao contrário da organização do terminal doméstico do Dom Mueang, o terminal internacional é uma zona de guerra.  Primeiro, precisamos fazer o raio-x para entrar no cercadinho do check-in (nunca vi isso na vida), depois do check-in zoneado da Air Asia, corre para o controle de passaporte. Tinha apenas um balcão para atender umas 60 pessoas com passaportes não asiáticos. Ali eu perdi uns 40 minutos e começou a bater um desespero com medo de dar ruim ever e perder o vôo.

Procedimento feito e ainda tinha o raio-x, shit! A fila dava voltas, parecia os cachos de Shiva. Resumindo: cheguei no portão de embarque faltando 5 minutos e adivinha? Vôo atrasado!

Pula essa parte, o vôo foi tranquilo, pouso turbulento, imigração no Camboja chatinha e isso vale muito um post. Foi pra lista.

Siem Reap é pura poeira, ruas de terra sem iluminação pública. Não tem o trânsito tão caótico como na Tailândia, mas é um lugar muito pobre e que a todo momento tem apagões de energia. Em 5 horas eu contei 3, sorte que o hotel tem gerador.

O resto do dia foi na piscina do hotel, para aguentar o calor de 45 graus que marcou hoje. A noite saí para comer, uma experiência falha. Não me dei bem com a comida, vamos tentar de novo amanhã, mas a breja Angkor é maravilhosa!

Leia mais:
Todos os posts do mochilão pela Ásia

Reserve os seus passeios em Chiang Mai

Eu escrevi um post com dicas de onde escolher a sua hospedagem em Chiang Mai. Recomendo a leitura. Entretanto eu vou deixar algumas dicas aqui embaixo.

Chiang Mai surgiu como uma cidade murada e com o passar dos séculos, ela foi crescendo para fora dessa área. E o melhor lugar para se hospedar em Chiang Mai é dentro dessa área ou no entorno dela.

Quando eu visitei Chiang Mai, eu me hospedei no Rich Lanna House. O hotel tem um ambiente super acolhedor, quartos amplos, ótimo café da manhã e uma bela piscina para se refrescar no calorão.

Perto do Night Bazaar eu recomendo o Zero Chiang Mai, um hotel 3 estrelas super charmoso e com quartos arejados e modernos.

Dentro do centro histórico eu recomendo o fantástico U Chiang Mai. Um hotel que não tem como errar, além de proporcionar uma experiência única no coração do centro histórico.

O Baan Boo Loo Village é outro hotel que fica dentro do centro histórico, mas e esse hotel é muito especial, ele é composto por casas tradicionais tailandesas. Eu já fiquei em um hotel assim, foi uma experiência única.

Se você busca economia, mas sem abrir mão do conforto, recomendo o imbatível Eurana Boutique Hotel. Um hotel 3 estrelas muito confortável com diárias a partir de 100 reais. Incrível, não é?

Quando ir e quanto custa:
Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Quanto custa viajar para a Tailândia?
Custo de vida na Tailândia
Que moeda levar para a Tailândia

Imigração e serviços:
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang
As companhias aéreas low-cost da Tailândia
Como funciona o Grab, o Uber da Ásia
Chip de internet na Tailândia

Leia mais::
Perigos e golpes na Tailândia
15 coisas que você precisa saber antes de visitar
Songkran, o ano novo tailandês

Para organizar a sua viagem:
O que fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok
Como usar o metrô de Bangkok

Roteiros em Bangkok:
O que fazer em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
8 experiências em Bangkok
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)

Atrações de Bangkok:
Grand Palace e Wat Phra Kaew
Wat Arun: o templo do amanhecer
Wat Pho: o templo do Buda deitado
Asiatique
Iconsian
Jim Thompson House
Caminhe sobre Bangkok em uma passarela de vidro

Como chegar em Ayutthaya
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)

O que fazer em Chiang Mai
Onde ficar em Chiang Mai
Aldeia das “mulheres girafa”
Tiger Kingdom
Templo Doi Suthep
Festival das Laternas de Chiang Mai
Uma experiência com os monges de Chiang Mai

Sukhothai, o berço da civilização tailandesa

Krabi & Railay Beach
Railay Beach, como chegar e o que fazer
Roteiro pelas ilhas saindo de Krabi
A ilha dos morcegos gigantes
Tour das 7 ilhas

Koh Samui
Dicas de Koh Samui, como chegar e o que fazer
Três ilhas unidas por uma praia em Koh Ningyuan

Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.

1 thought on “Ásia dia 8: De Chiang Mai para Siem Reap no Camboja

1. Minha filha fez esta viagem, Camboja, Laos..(leste asiatico).e adorou o Camboja…quer ir mais uma vez, comigo…estou louca para conhecer este lado, pois quando na India, me arrependo até hoje de não ter esticado a viagem, r$r$r$r$!!! Tire bastante proveito das coisas ditas negativas, são elas que fazem a gente nunca esquecer um lugar..Beijos!