Dicas de Koh Lipe

Dez países onde o real vale mais: Koh Lipe na Tailândia

Há quem diga que Koh Lipe é a ilha mais bonita da Tailândia. Outros dirão que a ilha mais bonita é Phi Phi, ou Samui. Acho que quando falamos nas famosas ilhas e praias tailandesas não existe um consenso. A batalha aqui é pesada, afinal, são praias de areias brancas e mar azul turquesa por todos os lados.

Quem está planejando uma visita a Tailândia pode ficar perdido sem saber qual ilha ou quais ilhas visitar. Eu te entendo amigo, não é nada simples escolher um cantinho paradisíaco em meio a tantos.

Mas se você chegou até esse post, é porque está pensando em visitar Koh Lipe. E se você já tomou a sua decisão, vou te ajudar com todas as dicas de Koh Lipe que você precisará para conhecer essa pequena estrela na imensa constelação de ilhas tailandesas.

Onde ficar em Koh Lipe
Dicas de Koh Lipe

Dicas de Koh Lipe


Onde fica

Koh Lipe fica no extremo sul da Tailândia, no Estreito de Malaca no Mar de Andamão. É pertinho de Langkawi na Malásia, são apenas 40 quilômetros do país vizinho e 60 quilômetros da costa tailandesa. Lipe é a última ilha tailandesa habitada, porém, mesmo com essa sensação de isolamento, a ilha oferece comodidades como em qualquer outra ilha do país.


Como chegar

Não existe aeroporto em Koh Lipe, a única maneira de chegar é de barco e na verdade não existem nem píer ou porto, o desembarque é feito direto na areia ou em plataformas flutuantes.

Chegar lá vai depender muito do seu ponto de partida, mas pode envolver trechos aéreos, terra e mar. Eu escrevi um post explicando como chegar em Koh Lipe de diversas maneiras e como eu fiz, uma ótima dica para evitar dores de cabeça. Recomendo ler este post aqui.

O desembarque é direto na areia, por essas plataformas flutuantes

Quando ir

A melhor época para visitar Koh Lipe é na alta temporada (novembro a maio), pois na baixa temporada (junho a outubro) a oferta de barcos entre as ilhas diminui muito. Além de ser o período das monções e essa região da Tailândia recebe volumes imensos de chuvas. Recomendo ler o meu post sobre a melhor época para visitar a Tailândia.


Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório para entrar na Tailândia, mas independente disso, é recomendável que você tenha o seguro para visitar a Ásia. É muito comum os visitantes terem problemas de saúde por conta do calor, da comida que é muito diferente e outras coisas. E Koh Lipe tem postos de saúde e primeiros socorros na Walking Street. Faça seu seguro viagem aqui com desconto.


Onde ficar em Koh Lipe


A ilha tem uma enorme oferta de acomodações, para todos os gostos e orçamentos. Acho que por conta do isolamento e da distância das grandes cidades faz com que Koh Lipe seja um pouco mais cara que as outras ilhas. Mas não chega a ser proibitivo, não precisa se assustar.

Confira aqui o post completo com dicas de hospedagem em Koh Lipe

Pattaya

Foi a praia onde eu fiquei e amei, tinha um marzão lindo e como eu mencionei acima, tem uma ótima estrutura de bares e restaurantes. Bom para curtir o dia e a noite.

Eu fiquei no Chareena Hill Beach Resort, era o último hotel do lado esquerdo da praia. Ele fica em um morrinho e tem uma vista muito privilegiada da praia. Eu peguei um bangalô pelo equivalente a 300,00 a diária, com bom café da manhã incluso.

Onde ficar

Eu conheci um casal espanhol que ficou em um hotel quase do lado do meu, o Zodiac Beach Resort. Um hotel novo, que está funcionando a apenas 2 meses e por tanto, é tudo novinho. O resort tem alguns bangalôs de madeira super confortáveis e com o pé na areia.

Ao lado dele fica o Sita Beach Resort, que também é bem famoso na ilha, assim como o Bella Vista, que eu pensei muito em ficar lá, mas como eu decidi ir para Koh Lipe em cima da hora, já não tinham mais vagas. O hotel é lindo, eu passei na frente dele muitas vezes e tem diárias em torno de 250 reais.

Bundhaya Villas

No lado oposto da Pattaya fica o sensacional Bundhaya Villas, o hotel mais bacana da praia e um dos mais procurados. Não confunda com o Bundhaya Resort, que também é ótimo, mas são hotéis com propostas diferentes. Outro hotel bacanudo nessa praia é o Akira, que tem um excelente custo benefício.


Sunrise

A Sunrise está cheia de hotéis igualmente incríveis, um amigo meu ficou no Idyllic Concept Resort e se apaixonou. Perto dele fica o Serendipity Beach Resort e o Castaway Resort, que também são bem procurados.

No meio da praia fica o Wapi Resort, que tem acomodações bem confortáveis e com preço honesto. Tem diárias a partir de 300 reais e uma boa estrutura. Assim como o Salisa Resort, que tem bangalôs de dois andares de frente pro mar com diárias a partir de 350 reais.

Idyllic

Sunset

Se você quiser um pouquinho de isolamento, mas com conforto, eu recomendo o Bayview Hill Resort. O hotel fica num morrinho, tem uns bangalôs lindos e você vai ter a melhor vista do famoso pôr do sol de Koh Lipe.

Quem estiver procurando hospedagem mais econômica na Sunset, mas sem abrir mão do conforto, o Raya Resort tem uns bangalôs lindos e super confortáveis. E o melhor é que ele tem diárias a partir de 150 reais.

Bayview Hill Resort

O que fazer em Koh Lipe


Koh Lipe se resume unicamente a uma atração: praias! É por isso que todo mundo vai pra lá e a ilha surpreende a gente com praias de areia branca e mar com tons do azul turquesa ao azul marinho.

Koh Lipe tem basicamente três praias: Pattaya, Sunrise e Sunset. A Pattaya Beach é onde chegam a maioria dos barcos e provavelmente onde você vai chegar. Pattaya é a praia mais movimentada, ali fica a Walking Street, a rua de pedestres onde todo mundo se encontra a noite. Onde ficam a maioria dos bares, restaurantes e tem uma boa oferta de comércio.

Dicas de Koh Lipe: Walking Street

A Sunrise é onde estão ótimos hotéis, resorts e beach clubs. A praia é mais tranquila e não tem comércio, vale dizer que a noite é meio deserto. Todo mundo dizia que essa era a praia mais bonita, mas eu me decepcionei. Achei a faixa de areia muito curta, o mar mais batido e eram tantos barcos ancorados que mal dava para ver o mar em alguns pontos. Eu mostrei isso nos stories do Vou na Janela no Instagram, você pode conferir lá, está tudo arquivado.

Sunrise sem tantos barcos e com o mar mais calmo

A Sunset é a praia com menos estrutura e a mais isolada, como o nome diz, é bacana para ver o pôr do sol. É para onde todo mundo vai no fim do dia, mas o pôr do sol na Pattaya também é lindão, olha a foto mais abaixo.

A ilha é cercada de recifes de coral, a prática de mergulho é muito comum. Mas se você não curte ou não se sente confortável em mergulhar com cilindro, dá para admirar os recifes com snorkel também, especialmente no período da tarde quando a maré está mais baixa.

Dicas de Koh Lipe: Prainha entre a Sunrise e a Sunset

Pattaya tem o mar mais calmo, é bacana pegar um caiaque para dar uma volta ou fazer um stand up paddle. Só ter cuidado com o vai e vem de long tails, aqueles barcos tradicionais tailandeses.

Dicas de Koh Lipe: Pattaya
No fim da Pattaya essa passarela revela mais um cantinho bonito de Koh Lipe
Quando a maré baixa, a paisagem muda
Dicas de Koh Lipe: Pôr do sol na Pattaya Beach

Quantos dias ficar

Eu fiquei 3 dias cheios e foi na medida, se você tem menos tempo, em 2 dias dá para curtir bastante a ilha. Koh Lipe é tão pequena que dá para ver tudo em um dia, você pode visitar a Pattaya pela manhã, a Sunrise a tarde e curtir o pôr do sol na Sunset.


Como se locomover

Dá para fazer tudo a pé, mas se você quiser, existem mototáxis que fazem os trajetos entre as praias.

Se você estiver preocupado em como chegar ao seu hotel, a maioria dos hotéis e resorts possuem funcionários que esperam pelos hóspedes que desembarcam na praia. Certifique-se de que o seu hotel tenha esse serviço, vale a pena especialmente se você estiver com malas ou mochilas pesadas. E a maioria não cobra nada a mais por isso.


Mais dicas de Koh Lipe


  • Internet: existe internet na ilha, a maioria dos hotéis tem wi-fi e as principais operadoras de telefonia tailandesas funcionam lá. Eu estava usando um chip da AIS e a velocidade era muito boa. A conexão é tão boa que até mesmo no trajeto de barco do continente até lá eu tinha sinal o tempo inteiro. Leia aqui as minhas dicas de internet na Tailândia.
  • Dinheiro e cartão de crédito: Existe uma casa de câmbio na Walking Street e a cotação é péssima, recomendo já levar dinheiro trocado. No 7Eleven da Walking Street tem caixa eletrônico, são os únicos da ilha e valeu mais a pena sacar lá do que trocar dinheiro na casa de câmbio, mesmo o banco cobrando uma tarifa de 220 bahts por saque. Cartões são aceitos em poucos lugares, a maioria dos restaurantes só aceitam pagamento em dinheiro.
  • Consumo e gastos: os preços não são tão baratos como em outros lugares da Tailândia, mas dá para se virar gastando pouco. Uma refeição em um dos restaurantes na praia vai custar de 150 a 500 bahts em média. Uma Heineken long neck custa de 80 a 100 baths na praia. No 7Eleven da Walking Street a garrafa custa 65 bahts, vale a pena comprar lá e levar para a praia.
  • Na praia: não existem bares que alugam cadeira ou guarda sol, geralmente os hotéis que ficam diretamente na praia oferecem essa comodidade para os hóspedes. Se você for passar o dia andando entre as praias, é bacana levar uma canga, água e talvez até alguma coisa para beliscar. Leve também um bom repelente, pois no fim do dia os mosquitos fazem a festa.


Quando ir e quanto custa:
Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Quanto custa viajar para a Tailândia?
Custo de vida na Tailândia
Que moeda levar para a Tailândia

Imigração e serviços:
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang
As companhias aéreas low-cost da Tailândia
Como funciona o Grab, o Uber da Ásia
Chip de internet na Tailândia

Leia mais::
Perigos e golpes na Tailândia
15 coisas que você precisa saber antes de visitar
Songkran, o ano novo tailandês

Para organizar a sua viagem:
O que fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok
Como usar o metrô de Bangkok

Roteiros em Bangkok:
O que fazer em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
8 experiências em Bangkok
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)

Atrações de Bangkok:
Grand Palace e Wat Phra Kaew
Wat Arun: o templo do amanhecer
Wat Pho: o templo do Buda deitado
Passeios de barco em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
Chinatown e o templo do Buda de Ouro
Templo de Mármore em Bangkok
Templo Golden Mount
Mercado Flutuante
Mercado do trem
Khao San Road
Suan Pakkad Palace
Chatuchack Weekend Market
Asiatique
Iconsian
Jim Thompson House
Caminhe sobre Bangkok em uma passarela de vidro


Como chegar em Ayutthaya
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)


O que fazer em Chiang Mai
Onde ficar em Chiang Mai
Aldeia das “mulheres girafa”
Tiger Kingdom
Templo Doi Suthep
Festival das Laternas de Chiang Mai
Uma experiência com os monges de Chiang Mai


Sukhothai, o berço da civilização tailandesa


Krabi & Railay Beach
Railay Beach, como chegar e o que fazer
Roteiro pelas ilhas saindo de Krabi
A ilha dos morcegos gigantes
Tour das 7 ilhas

Phi Phi Island
O que fazer em Phi Phi Islands
Como chegar em Phi Phi
Onde ficar em Phi Phi
Maya Bay
Mergulho em Phi Phi

Phuket
O que fazer em Phuket
Patong Beach em Phuket

Koh Lipe
O que fazer em Koh Lipe
Como chegar em Koh Lipe
Onde ficar

Koh Samui
Dicas de Koh Samui, como chegar e o que fazer
Três ilhas unidas por uma praia em Koh Ningyuan










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


4 thoughts on “Dicas de Koh Lipe: como chegar, onde ficar e o que fazer

  1. Oi, Fabrício, tudo bem?
    Pelo que entendi, a Phuket Ferry não é uma empresa de barcos, certo? É uma agência que subcontrata várias empresas. Pelo menos foi o que entendi pelo Tripadvisor. Você recomenda alguma empresa de barcos? Para os trechos entre Phi Phi, Railay e Koh Lipe. Todas as que achei no Tripadvisor tem reviews horrorosas. É que eu prefiro pagar mais para ir numa boa embarcação, com boas reviews.
    Obrigada,
    Marcelle

    1. Ela tem barcos, mas aluga alguns especialmente na baixa temporada. Isso é MUITO comum na Tailândia. Sobre conforto, melhor desapegar.

  2. Ola Fabrício, show de bola o site e as informações, parabéns.

    Estarei indo de Langkawi para Koh-Lipe e depois para Phi-Phi em fevereiro.

    Você acha que é melhor comprar os tickets dos barcos entre as ilhas com antecedência pela internet, ou é de boa comprar no dia na própria ilha?

    1. Oi Paulo, tudo bem? Feliz 2020! Dá para comprar na hora, o problema é a loteria, pode faltar disponibilidade de horários. Ou algo bem pior, como eles venderem passagens acima da lotação dos barcos. Isso é bem comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.