Monk Chat, um bate-papo com os monges em Chiang Mai na Tailândia

Monk Chat


Se você estiver passando por Chiang Mai no norte da Tailândia e quiser conhecer um pouco mais sobre o budismo e a cultura tailandesa, eu tenho uma ótima dica para você. O
Monk Chat ou Bate-papo com o Monge é um programa muito interessante que foi criado em Chiang Mai para conectar os monges com os visitantes.

A ideia é um bate papo com os jovens monges, que estudam inglês e tem interesse aprimorar o idioma com visitantes interessados em conhecer mais sobre os preceitos do budismo e da cultura tailandesa.

Wat Chedi Luang

Wat Chedi Luang é um dos mais belos templos de Chiang Mai

E essa troca de experiências é sempre muito rica e interessante. Eu descobri o Monk Chat totalmente por acaso, eu estava vagando pelas ruas do centro antigo de Chiang Mai e entrei no Wat Chedi Luang. Lá, um monge veio ao meu encontro perguntando se eu gostaria de conversar um pouco com eles. E a experiência não poderia ter sido melhor.

A ideia é um bate-papo descompromissado mesmo, sem hora marcada e sem um ritual protocolar, ou algo desse tipo.

Foi assim que eu conheci o Chai, um monge de 19, apaixonado por idiomas e que estava super empolgado com a troca de experiência com estrangeiros. Chai acorda todos os dias às 5h da manhã, se junta a todos os monges do monastério onde ele vive para recolher o desjejum que é oferecido pela população de Chiang Mai. Essa cerimônia ainda é comum em muitos lugares da Tailândia, Camboja e do Laos, e eu já mostrei esse lindo ritual aqui no blog.

Os pequenos monges

Depois, Chai e os outros jovens monges começam a sua rotina de estudos, param para almoçar por volta das 10h da manhã e depois não come mais nada até a manhã seguinte. O jejum é uma prática comum em diversas religiões, no budismo ele serve para as pessoas aprenderem a viver com pouco e serem gratas pelo pouco que tem.

Depois que encerrar a sua passagem pela Universidade Budista de Mahamakut, Chai quer se dedicar ao inglês e a outros idiomas para se tornar professor. Apesar da seriedade que os monges sempre demonstram, Chai e seus amigos são garotos alegres, que gostam de música e Netflix.

Por volta das 19h, ele e todos os monges se recolhem, é hora do último ritual e do descanso, até às 5h da manhã do dia seguinte.

Essa troca de experiências é algo realmente único, para mim foi inesperado e muito enriquecedor.

Pequenos monges


Como participar do Monk Chat em Chiang Mai


O Monk Chat acontece em quatro templos de Chiang Mai, durante algumas horas do dia e em alguns templos acontece em apenas alguns dias da semana.

  • Wat Chedi Luang: é o principal templo de Chiang Mai, lá o Monk Chat acontece todos os dias no pátio embaixo de uma enorme árvore das 9h às 18h.
  • Wat Suam Dok: segunda, quarta e sexta das 17h às 19h.
  • Wat Srisuphan: todos os dias das 17h30 às 19h antes do curso de meditação.
  • Wat Pha Khao: neste templo a acontece no sábado e domingo, das 17h às 21h.

Dicas importantes

Apesar de ser um encontro sem cerimônias ou rituais, é importante ficar atento a alguns detalhes importantes e sinais de respeito.

  • Use roupas adequadas, cobrindo os ombros e joelhos, não use nada decotado. Nada de óculos escuros ou bonés e chapéus.
  • Nunca toque em um monge e nunca entregue nada diretamente a eles.
  • Mulheres precisam manter uma certa distância ao falar com os monges.
  • Demonstre respeito sempre, cumprimente baixando a cabeça e se curvando. E sempre fale baixo.

Onde se hospedar em Chiang Mai


Procurando hospedagem em Chiang Mai? Aqui no blog tem um post explicando as melhores áreas da cidade para se hospedar (clique aqui para ler). Se você preferir explorar outras áreas de Chiang Mai, dá uma olhada no link e na seleção no box abaixo. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso.

Lista com todos os hotéis de Chiang Mai



Booking.com


Compre aqui seus passeios em Chiang Mai



Planejando a sua viagem


Qual a melhor época para visitar a Tailândia
Onde se hospedar em Bangkok
Perigos e golpes na Tailândia
Qual internet usar em toda Tailândia
Chegando na Tailândia: Imigração, vacinas e visto
8 dicas para você sobreviver ao calor da Ásia

Mais posts sobre Chiang Mai

O que fazer em Chiang Mai
Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Visita a aldeia das mulheres girafa
Doi Suthep, o templo da montanha de Chiang Mai
Tiger Temple
Onde se hospedar em Chiang Mai


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.