Suan Pakkad Palace Museum, para ir além do óbvio em Bangkok

Suan Pakkad

Eu procurava lugares para visitar em Bangkok além dos templos famosos e lugares bombados, foi aí que ouvi falar de Suan Pakkad e foi um dos meus grandes achados na cidade.

Suan Pakkad Palace Museum é um complexo formado por oito casas antigas de madeira com a mais tradicional arquitetura tailandesa, coisa que hoje em dia não existe mais. O lugar era uma fazenda de alface – Suan Pakkad significa isso em tailandês – mas ficou conhecido por ser residência da Princesa Chumbon de Nakhon Sawan.

O passeio começa por um prédio novo, com uma enorme sala que reúne peças antigas, algumas com mais de 4.000 anos. A maioria foi encontrada nos anos 60 em um sítio arqueológico em Udon Thani e ficaram conhecidas como Cerâmicas de Ban Chiang. Além de muitas peças de bronze, que vão de armas a até braceletes muito trabalhados. Impressionante como faziam peças tão cheias de detalhes naquela época.

Esta casa tem mais de 450 anos

Depois seguimos para as casas e certamente a primeira é a mais impressionante. Uma construção de madeira que tem mais de 450 anos e foi trazida de Ayutthaya para Bangkok. As paredes são cobertas por murais com folhas de ouro que retratam a vida e rituais budistas na antiga capital da Tailândia.

A casa é uma relíquia e entrar nela é como se sentir dentro de uma verdadeira peça de museu. Até o cheiro do lugar remete ao passado, uma experiência visual e sensorial.

Muito verde e caminhos que unem as casas

Depois a gente segue o passeio pela parte de baixo das outras 7 casas. Em uma delas tem uma grande maquete com bonecos típicos que simulam uma batalha tailandesa das antigas. A gente aperta um botão, uma música típica começa a tocar e todos os bonecos e carruagens começam a encenar a batalha. Pena que dentro das casas não pode tirar fotos ou fazer vídeos, é muito bacana.

Dali a gente segue para a primeira casa e através de passarelas acessamos as demais casas. Além de lindas, as casas tem peças e mobiliários incríveis em exposição. Muitas peças de arte hindu e budista em estilo Khmer, mais cerâmicas de Ban Chiang, uma coleção de Budas antigos, máscaras cerimoniais e uma rara imagem de Buda no estilo U Thong.

Passarela suspensa que une as casas

Algumas casas tem poltronas onde a gente pode se sentar para apreciar a atmosfera bucólica do lugar, que tem um jardim lindo com lago e um gramado enorme.

O museu existe desde 1952, é muito bem estruturado e organizado. É realmente um achado que não aparece nos guias, blogs e sites de viagens. Reflexo disso foi o diminuto número de visitantes que eu vi. Além de mim, eu contei umas 10 pessoas apenas nas duas horas em que eu fiquei no museu. E aparentemente só eu e um outro rapaz éramos estrangeiros.

Mais passarelas

A única parte que pode ser fotografada

De outro ângulo

O cuidado é impecável

A casa mais linda de todas em Suan Pakkad


Como visitar o Suan Pakkad Palace Museum


Ele fica a uns 400 metros da estação Phaya Thai do BTS, facinho de chegar e a entrada custa 100 Bahts (aproximadamente 10 reais) e a gente ganha um pequeno leque de brinde. Item necessário no eterno calorão de Bangkok, mas no meio de tantas árvores e verde do museu, a temperatura é naturalmente mais amena.

Bolsas e mochilas ficam no guarda volume e só pode fazer fotos na parte externa das casas e de uma parte do salão principal da casa número 4, essas fotos que eu coloquei acima.

Se você estiver procurando o que fazer em Bangkok além do óbvio, eu recomendo muito a visita.


Procurando hospedagem em Bangkok?


Eu escrevi um post  mapeando as melhores áreas para se hospedar em Bangkok:

Onde se hospedar em Bangkok

Mas você pode também ver a nossa lista completa de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui



Booking.com


Outros passeios em Bangkok



Mais posts sobre Bangkok


Planejando a sua viagem

Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Onde se hospedar em Bangkok
Perigos e golpes na Tailândia
Quanto custam as coisas na Tailândia?
15 coisas que você precisa saber antes de visitar Bangkok
Que moeda levar para a Tailândia
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang

Como usar o metrô de Bangkok

Coisas para fazer em Bangkok

Grand Palace e Wat Phra Kaew
Wat Arun: o templo do amanhecer
Wat Pho: o templo do Buda deitado
Passeios de barco em Bangkok
Mercado Flutuante
Mercado do trem
Khao San Road
Chatuchack Weekend Market
8 experiências em Bangkok
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)


Baixe o nosso Guia de Bangkok


Baixe aqui o nosso guia exclusivo de Buenos Aires em PDF para ler no celular, tablet ou computador.

banner_site


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em São Paulo, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.