Dicas de Samui, um paraíso no golfo da Tailândia

Dicas de Samui

Koh Samui, ou simplesmente Samui, é a segunda maior ilha da Tailândia, destino certo para quem procura praias de areia branca e água clarinha, aquele tipo de cenário que fez da Tailândia famosa no mundo inteiro. Eu estive lá em maio de 2017 e neste post e fiz um apanhado com as mais importantes dicas de Samui para você planejar a sua viagem.

***

Samui começou a ficar conhecida nos anos 60 como reduto hippie e permaneceu assim até os anos 90 quando a indústria do turismo chegou chegando com um pacotão de modernidades que incluiu um aeroporto internacional e um monte de resorts de luxo.

Mas Samui é democrática, tem opções para todos os bolsos e orçamentos. Para quem quer agito ou para quem procura paz e tranquilidade. Neste post você vai encontrar tudo o que precisa para planejar a sua viagem para Samui.


Dicas de Samui


Onde fica

Koh Samui fica no Golfo da Tailândia, no lado oposto a Krabi, Phi Phi e Phuket que estão no Mar de Andaman no Oceano Índico. São 770 quilômetros desde Bangkok ou 1h10 de voo.


Como chegar

Samui fica distante 770 quilômetros de Bangkok e a melhor maneira de chegar é voando, a ilha possui um aeroporto internacional que recebe voos da Bangkok Airways. A companhia faz ligações de Samui com Bangkok (Aeroporto Suvarnabnhumi), Phuket, Krabi, Chiang Mai, Rayong (Patthaya) e também destinos internacionais como Hong Kong, Kuala Lumpur e Singapura.

O aeroporto de Samui é da Bangkok Airways, por isso só ela opera lá, salvo uma ou outra companhia operando voos charters. A Thai Airways operava um serviço diário, mas este foi cancelado. Por conta disso, as passagens são sempre mais caras do que o custo médio de uma passagem aérea na Tailândia.

Como é voar com a Bangkok Airways

Bangkok Airways

Outra opção muito usada é voando para Surat Thani com a Nok Air, lá pegar um transfer e um barco até Samui. A Nok Air já vende na passagem aérea os serviços de transfer e o barco até Samui. É bem prático e custa em média a metade do preço da Bangkok Airways. Porém, o tempo de viagem é maior, além de ser mais cansativo.

Quando eu fui a Samui eu optei por voar com a Bangkok Airways, gostei do serviço e achei que a diferença de preço valeu a pena.

Boeing 737-800 da Nok Air


Quando ir

A melhor época para visitar Samui é de novembro a julho, que é o período mais seco. De agosto a outubro é temporada de monções e as chuvas podem atrapalhar a sua viagem. Mas olha, não se assuste, as chuvas são muito semelhantes a aquelas pancadas de chuva que nós temos no verão brasileiro. Diferente do que eu pensava, não chove o dia todo.


Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório para entrar na Tailândia, mas independente disso, é recomendável que você tenha o seguro para visitar a Ásia. É muito comum os visitantes terem problemas de saúde por conta do calor, da comida que é muito diferente e outras coisas. Faça seu seguro viagem aqui com desconto.


Onde ficar em Samui

Onde ficar em Samui vai depender dos seus objetivos na ilha. Se você curte agitação, é melhor ficar em Bophut, na parte norte da ilha. É onde está o aeroporto e onde fica Chaweng, uma das praias mais famosas de Samui.

Dicas de Samui: Samui Resoltel Beach Resort

É nessa região que fica o Fisherman’s Village, uma rua de pedestres super famosinha em Samui com muitas lojinhas, bons restaurantes, mercadinhos e artesãos locais.

Bons hotéis nessa região:

Samui Resoltel Beach Resort
Mercure Samui Chaweng Tana
Long Beach Lodge, Chaweng Beach, Koh Samui
Ozo Chaweng Samui

Outra região para ficar em Samui é em Lamai, que fica distante 11km de Bophut e tem um centrinho agitado, mas também possui praias mais calmas e sem a agitação de Bophut e Chaweng.

Eu fiquei em Lamai, no Mercure Koh Samui Beach Resort, um hotel lindo, super confortável, com café da manhã delicioso, bar, piscina e pé na areia. Era sair do quarto, caminhar uns 20 metros e entrar no mar. Eu paguei na época diárias de 130 reais, uma pechincha! E o hotel tem transfer com vários horários para o centrinho em Lamai.

Dicas de Samui: Mercure Koh Samui Beach Resort

Um amigo meu ficou no Renaissance Koh Samui Resort & Spa e ele amou. Disse que o hotel era tão gostoso que nem dava vontade de sair de lá.

Outros bons hotéis nessa região:

Lamai Coconut Beach Resort
Lamai Wanta Beach Resort
The Privilege Hotel Ezra Royal Beach
Seaview Paradise Beach and Mountain Holiday Villas Resort


O que fazer em Samui

Diferente de algumas ilhas que a agenda se resume somente a praias, em Samui tem mais coisas para fazer e ver.

Na região de Bophut é bacana passear pelo Fisherman’s Village, o The Wharf, um shopping super bacana a céu aberto e o templo Wat Phra Yai. O principal templo budista da ilha.

Dicas de Samui: Wat Phra Yai

Sendo uma ilha, praia é algo que não falta em Samui e nessa região, a mais famosa é Chaweng, com 7 quilômetros de extensão, é uma das mais badaladas da ilha. A noite acontecem algumas festas na areia, é bem bacana.

Já na região de Lamai fica a praia mais famosa, Lamai Beach. Calminha, sem muita bagunça, águas deliciosas e um ótimo lugar para passar o dia todo.

Dicas de Samui: Lamai

Entre Lamai e o Mercure onde eu me hospedei fica Hin Ta & Hin Yai Rocks, eu fui caminhando até lá por uma trilha pela mata, mas é possível chegar pela estrada. São formações rochosas salpicadas por pequenas praias e piscinas naturais. O lugar é uma delícia.

Dicas de Samui: Hin Ta & Hin Yai Rocks

Quem quiser se aventurar pelo interior da ilha vai encontrar cachoeiras e trilhas, é bacana mas sempre faça com um guia local.

Um passeio até Koh Nangyuan um conjunto de ilhas unidas por uma faixa de areia e foi justamente a visita a esse lugar lindo que me motivou a colocar Koh Samui no roteiro da minha segunda viagem pela Tailândia. Koh Nangyuan e fica distante 1h30 de lancha rápida desde Samui, ela fica coladinha em Koh Tao, uma outra ilha bem grande da região.

Leia o post completo sobre esse passeio aqui

Koh Samui Quanto custa viajar para a Tailândia:

Koh Nangyuan


Quantos dias ficar em Samui

Eu fiquei 3 dias cheios e foi na medida, se você tiver mais tempo, vale ficar pelo menos 5 dias. Dá para conhecer mais da ilha sem pressa e ainda fazer os passeios ao redor.


Como se locomover

Samui tem táxis e os songthaews, que são caminhonetes que transportam passageiros na caçamba, uma espécie de van. Outra forma muito comum de locomoção é alugando uma scooter e os preços variam a partir de 150 bahts por dia.

Dicas de Samui: Songthaews


Golpes e perigos

Perigos e golpes existem em todos os lugares do mundo e na Tailândia não seria diferente. Recomendo ler esse post e sempre desconfiar de tudo, principalmente quando quando algum estranho vier puxar conversinha sem razão aparente.

No centrinho de Lamai existem vários bares de strip-tease na calçada e que funcionam depois das 20h, nunca fotografe ou faça vídeos e evite esses lugares a todo custo. Homens viajando sozinhos são alvos. A mesma regra vale para Bophut, depois que cai a noite, tem que ficar ligado.


Reserve aqui os seus passeios em Samui



Planejando a sua viagem


Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Onde se hospedar em Bangkok
Perigos e golpes na Tailândia
Quanto custam as coisas na Tailândia?
15 coisas que você precisa saber antes de visitar Bangkok
Que moeda levar para a Tailândia
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang
Como usar o metrô de Bangkok


Resolva aqui a sua viagem


Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com

Faça aqui o seu seguro viagem internacional

Compre aqui os ingressos para os seus passeios

Consultoria de viagens e roteiros personalizados

Ebooks e guias para download


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

4 Comentários

  • Responder novembro 1, 2018

    Erik vinicius

    Querido nao tem nada haver com a reportagem mas estou indo a berlin dia 20 e fico ate dia 29 .vc poderia me dar algumas dicas?principalmente como sair do aeroporto? Desde ja obrigado

    • mm
      Responder novembro 1, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Erik, tudo bem? Dá uma olhadinha nos posts sobre Berlim, tem tudo isso lá. Tem até um guia de Berlim.

  • Responder dezembro 12, 2019

    Alessandra

    Oi Fabricio! Maravilhoso
    Seu blog! Parabéns !!!
    Estou indo pra Tailândia em janeiro e queira uma sugestão: entre Koh lipe e Koh Tao, qual vc escolheria?
    Se não for abusar, qual roteiro de praias (pela beleza) vc faria em 15 dias (sendo 2 em bangkok e 2 em Chiang Mai)?
    É muito difícil decidir !!! Rsrsrs
    Obrigada!!!

    • mm
      Responder dezembro 16, 2019

      Fabricio Moura

      Olá! Obrigado! Olha, Koh Lipe sem sombra de dúvidas. Tem post aqui no blog sobre Lipe, dá uma olhadinha. Falando de praias, a Railay é linda e de lá você consegue fazer passeios curtos conhecendo diversas ilhas menores e lindas também.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.