Dicas de Samui, um paraíso no golfo da Tailândia

Dicas de Samui

Koh Samui, ou simplesmente Samui, é a segunda maior ilha da Tailândia, destino certo para quem procura praias de areia branca e água clarinha, aquele tipo de cenário que fez da Tailândia famosa no mundo inteiro. Eu estive lá em maio de 2017 e neste post e fiz um apanhado com as mais importantes dicas de Samui para você planejar a sua viagem.

***

Samui começou a ficar conhecida nos anos 60 como reduto hippie e permaneceu assim até os anos 90 quando a indústria do turismo chegou chegando com um pacotão de modernidades que incluiu um aeroporto internacional e um monte de resorts de luxo.

Mas Samui é democrática, tem opções para todos os bolsos e orçamentos. Para quem quer agito ou para quem procura paz e tranquilidade. Neste post você vai encontrar tudo o que precisa para planejar a sua viagem para Samui.


Dicas de Samui


Onde fica

Koh Samui fica no Golfo da Tailândia, no lado oposto a Krabi, Phi Phi e Phuket que estão no Mar de Andaman no Oceano Índico. São 770 quilômetros desde Bangkok ou 1h10 de voo.


Como chegar

Samui fica distante 770 quilômetros de Bangkok e a melhor maneira de chegar é voando, a ilha possui um aeroporto internacional que recebe voos da Bangkok Airways. A companhia faz ligações de Samui com Bangkok (Aeroporto Suvarnabnhumi), Phuket, Krabi, Chiang Mai, Rayong (Patthaya) e também destinos internacionais como Hong Kong, Kuala Lumpur e Singapura.

O aeroporto de Samui é da Bangkok Airways, por isso só ela opera lá, salvo uma ou outra companhia operando voos charters. A Thai Airways operava um serviço diário, mas este foi cancelado. Por conta disso, as passagens são sempre mais caras do que o custo médio de uma passagem aérea na Tailândia.

Como é voar com a Bangkok Airways

Bangkok Airways

Outra opção muito usada é voando para Surat Thani com a Nok Air, lá pegar um transfer e um barco até Samui. A Nok Air já vende na passagem aérea os serviços de transfer e o barco até Samui. É bem prático e custa em média a metade do preço da Bangkok Airways. Porém, o tempo de viagem é maior, além de ser mais cansativo.

Quando eu fui a Samui eu optei por voar com a Bangkok Airways, gostei do serviço e achei que a diferença de preço valeu a pena.

Boeing 737-800 da Nok Air


Quando ir

A melhor época para visitar Samui é de novembro a julho, que é o período mais seco. De agosto a outubro é temporada de monções e as chuvas podem atrapalhar a sua viagem. Mas olha, não se assuste, as chuvas são muito semelhantes a aquelas pancadas de chuva que nós temos no verão brasileiro. Diferente do que eu pensava, não chove o dia todo.


Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório para entrar na Tailândia, mas independente disso, é recomendável que você tenha o seguro para visitar a Ásia. É muito comum os visitantes terem problemas de saúde por conta do calor, da comida que é muito diferente e outras coisas. Faça seu seguro viagem aqui com desconto.


Onde ficar em Samui

Onde ficar em Samui vai depender dos seus objetivos na ilha. Se você curte agitação, é melhor ficar em Bophut, na parte norte da ilha. É onde está o aeroporto e onde fica Chaweng, uma das praias mais famosas de Samui.

Dicas de Samui: Samui Resoltel Beach Resort

É nessa região que fica o Fisherman’s Village, uma rua de pedestres super famosinha em Samui com muitas lojinhas, bons restaurantes, mercadinhos e artesãos locais.

Bons hotéis nessa região:

Samui Resoltel Beach Resort
Mercure Samui Chaweng Tana
Long Beach Lodge, Chaweng Beach, Koh Samui
Ozo Chaweng Samui

Outra região para ficar em Samui é em Lamai, que fica distante 11km de Bophut e tem um centrinho agitado, mas também possui praias mais calmas e sem a agitação de Bophut e Chaweng.

Eu fiquei em Lamai, no Mercure Koh Samui Beach Resort, um hotel lindo, super confortável, com café da manhã delicioso, bar, piscina e pé na areia. Era sair do quarto, caminhar uns 20 metros e entrar no mar. Eu paguei na época diárias de 130 reais, uma pechincha! E o hotel tem transfer com vários horários para o centrinho em Lamai.

Dicas de Samui: Mercure Koh Samui Beach Resort

Um amigo meu ficou no Renaissance Koh Samui Resort & Spa e ele amou. Disse que o hotel era tão gostoso que nem dava vontade de sair de lá.

Outros bons hotéis nessa região:

Lamai Coconut Beach Resort
Lamai Wanta Beach Resort
The Privilege Hotel Ezra Royal Beach
Seaview Paradise Beach and Mountain Holiday Villas Resort


O que fazer em Samui

Diferente de algumas ilhas que a agenda se resume somente a praias, em Samui tem mais coisas para fazer e ver.

Na região de Bophut é bacana passear pelo Fisherman’s Village, o The Wharf, um shopping super bacana a céu aberto e o templo Wat Phra Yai. O principal templo budista da ilha.

Dicas de Samui: Wat Phra Yai

Sendo uma ilha, praia é algo que não falta em Samui e nessa região, a mais famosa é Chaweng, com 7 quilômetros de extensão, é uma das mais badaladas da ilha. A noite acontecem algumas festas na areia, é bem bacana.

Já na região de Lamai fica a praia mais famosa, Lamai Beach. Calminha, sem muita bagunça, águas deliciosas e um ótimo lugar para passar o dia todo.

Dicas de Samui: Lamai

Entre Lamai e o Mercure onde eu me hospedei fica Hin Ta & Hin Yai Rocks, eu fui caminhando até lá por uma trilha pela mata, mas é possível chegar pela estrada. São formações rochosas salpicadas por pequenas praias e piscinas naturais. O lugar é uma delícia.

Dicas de Samui: Hin Ta & Hin Yai Rocks

Quem quiser se aventurar pelo interior da ilha vai encontrar cachoeiras e trilhas, é bacana mas sempre faça com um guia local.

Um passeio até Koh Nangyuan um conjunto de ilhas unidas por uma faixa de areia e foi justamente a visita a esse lugar lindo que me motivou a colocar Koh Samui no roteiro da minha segunda viagem pela Tailândia. Koh Nangyuan e fica distante 1h30 de lancha rápida desde Samui, ela fica coladinha em Koh Tao, uma outra ilha bem grande da região.

Leia o post completo sobre esse passeio aqui

Koh Samui Quanto custa viajar para a Tailândia:

Koh Nangyuan


Quantos dias ficar em Samui

Eu fiquei 3 dias cheios e foi na medida, se você tiver mais tempo, vale ficar pelo menos 5 dias. Dá para conhecer mais da ilha sem pressa e ainda fazer os passeios ao redor.


Como se locomover

Samui tem táxis e os songthaews, que são caminhonetes que transportam passageiros na caçamba, uma espécie de van. Outra forma muito comum de locomoção é alugando uma scooter e os preços variam a partir de 150 bahts por dia.

Dicas de Samui: Songthaews


Golpes e perigos

Perigos e golpes existem em todos os lugares do mundo e na Tailândia não seria diferente. Recomendo ler esse post e sempre desconfiar de tudo, principalmente quando quando algum estranho vier puxar conversinha sem razão aparente.

No centrinho de Lamai existem vários bares de strip-tease na calçada e que funcionam depois das 20h, nunca fotografe ou faça vídeos e evite esses lugares a todo custo. Homens viajando sozinhos são alvos. A mesma regra vale para Bophut, depois que cai a noite, tem que ficar ligado.


Reserve aqui os seus passeios em Samui



Quando ir e quanto custa:
Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Quanto custa viajar para a Tailândia?
Custo de vida na Tailândia
Que moeda levar para a Tailândia

Imigração e serviços:
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang
As companhias aéreas low-cost da Tailândia
Como funciona o Grab, o Uber da Ásia
Chip de internet na Tailândia

Leia mais::
Perigos e golpes na Tailândia
15 coisas que você precisa saber antes de visitar
Songkran, o ano novo tailandês

Para organizar a sua viagem:
O que fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok
Como usar o metrô de Bangkok

Roteiros em Bangkok:
O que fazer em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
8 experiências em Bangkok
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)

Atrações de Bangkok:
Grand Palace e Wat Phra Kaew
Wat Arun: o templo do amanhecer
Wat Pho: o templo do Buda deitado
Passeios de barco em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
Chinatown e o templo do Buda de Ouro
Templo de Mármore em Bangkok
Templo Golden Mount
Mercado Flutuante
Mercado do trem
Khao San Road
Suan Pakkad Palace
Chatuchack Weekend Market
Asiatique
Iconsian
Jim Thompson House
Caminhe sobre Bangkok em uma passarela de vidro


Como chegar em Ayutthaya
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)


O que fazer em Chiang Mai
Onde ficar em Chiang Mai
Aldeia das “mulheres girafa”
Tiger Kingdom
Templo Doi Suthep
Festival das Laternas de Chiang Mai
Uma experiência com os monges de Chiang Mai


Sukhothai, o berço da civilização tailandesa


Krabi & Railay Beach
Railay Beach, como chegar e o que fazer
Roteiro pelas ilhas saindo de Krabi
A ilha dos morcegos gigantes
Tour das 7 ilhas

Phi Phi Island
O que fazer em Phi Phi Islands
Como chegar em Phi Phi
Onde ficar em Phi Phi
Maya Bay
Mergulho em Phi Phi

Phuket
O que fazer em Phuket
Patong Beach em Phuket

Koh Lipe
O que fazer em Koh Lipe
Como chegar em Koh Lipe
Onde ficar

Koh Samui
Dicas de Koh Samui, como chegar e o que fazer
Três ilhas unidas por uma praia em Koh Ningyuan










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Compartilhe este post:
mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

4 Comentários

  • Responder novembro 1, 2018

    Erik vinicius

    Querido nao tem nada haver com a reportagem mas estou indo a berlin dia 20 e fico ate dia 29 .vc poderia me dar algumas dicas?principalmente como sair do aeroporto? Desde ja obrigado

    • mm
      Responder novembro 1, 2018

      Fabricio Moura

      Oi Erik, tudo bem? Dá uma olhadinha nos posts sobre Berlim, tem tudo isso lá. Tem até um guia de Berlim.

  • Responder dezembro 12, 2019

    Alessandra

    Oi Fabricio! Maravilhoso
    Seu blog! Parabéns !!!
    Estou indo pra Tailândia em janeiro e queira uma sugestão: entre Koh lipe e Koh Tao, qual vc escolheria?
    Se não for abusar, qual roteiro de praias (pela beleza) vc faria em 15 dias (sendo 2 em bangkok e 2 em Chiang Mai)?
    É muito difícil decidir !!! Rsrsrs
    Obrigada!!!

    • mm
      Responder dezembro 16, 2019

      Fabricio Moura

      Olá! Obrigado! Olha, Koh Lipe sem sombra de dúvidas. Tem post aqui no blog sobre Lipe, dá uma olhadinha. Falando de praias, a Railay é linda e de lá você consegue fazer passeios curtos conhecendo diversas ilhas menores e lindas também.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.