O que fazer em Phuket na Tailândia e o que você precisa saber

O que fazer em Phuket

Toda mundo sonha com o litoral tailandês, isso é uma verdade. E quando falamos em praias da Tailândia, todo mundo pensa em lugares como Phuket, a segunda maior ilha do país. E se você estiver pensando em incluir o destino em seu roteiro, este post com dicas gerais e um apanhado com o que fazer em Phuket vai te ajudar a não cair e uma grande furada.

Não, você não leu errado, Phuket pode ser uma grande furada se você não sabe exatamente o que encontrará por lá. Mas vamos por partes e leia este post até o fim e vamos alinhar as suas expectativas.

Veja também:
O que fazer em Phi Phi e como planejar a sua viagem
O que fazer na Railay Beach em Krabi
Dicas de Koh Lipe: Como chegar e o que fazer


Dicas de Phuket


Onde fica e como chegar

Phuket fica no sul da Tailândia, tem um grande aeroporto internacional que recebe voos de todos os cantos do mundo. É o terceiro aeroporto mais movimentado do país, só ficando atrás dos dois aeroportos de Bangkok. Companhias como a Etihad, Emirates e a Qatar voam diariamente desde as suas bases para Phuket. Também é bem comum o viajante chegar a Tailândia por Bangkok e voar até Phuket com alguma companhia tailandesa. O voo de Bangkok até lá tem duração aproximada de 1h30 hora.

O aeroporto que fica distante aproximadamente 1 hora da cidade, claro, dependendo do trânsito. Tenha isso em mente quando planejar a sua viagem pois o transporte pode ser caro. Um táxi vai custar entre 800 e 1.000 THB, mas existem ônibus que fazem a viagem até a região de Patong Beach por 100 THB. Mas não espere conforto, ok? Outra opção é o Grab, o aplicativo que substituiu o Uber aqui na Tailândia e faz as viagens pela metade do valor cobrado pelo táxi. É a opção mais interessante.


Quando ir

A melhor época para visitar Phuket é na alta temporada (novembro a maio), pois na baixa temporada (junho a outubro) é o período das monções e essa região da Tailândia recebe volumes imensos de chuvas. Recomendo ler o meu post sobre a melhor época para visitar a Tailândia.


Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório para entrar na Tailândia, mas independente disso, é recomendável que você tenha o seguro para visitar a Ásia. É muito comum os visitantes terem problemas de saúde por conta do calor, da comida que é muito diferente e outras coisas. Faça seu seguro viagem aqui com desconto.


O que esperar de Phuket

Agora vem a informação que decepciona muita gente e pode ser um balde de água para você. Phuket não tem praias bonitas! A praia mais famosa da cidade é a Patong Beach, que ficou conhecida por ter sido um dos cenários da catástrofe do tsunami de 2004 na Ásia. Quando eu estive lá pela primeira vez em 2016, a gente ainda conseguia ver sinais do tsunami. A lembrança das centenas de corpos espalhados pela areia me assombrou durante muito tempo.

Phuket também não é uma cidade bonita, a parte mais interessante e diferente é a Old Phuket, uma parte da cidade tomada por antigos casarões coloridos. Falo melhor do que fazer em Phuket no tópico seguinte.

Outra coisa que você precisa saber, é que a cidade é dominada pela máfia russa que controla a maioria dos bares e boates. Basta olhar até as placas de trânsito que estão escritas em tailandês e russo para você ter uma noção da força dos caras em Phuket.

O que fazer em Phuket: Patong Beach

O que fazer em Phuket


Phuket é usada como porta de entrada para as ilhas da Tailândia, fica distante 2h de barco de Koh Phi Phi e do outro lado do Mar de Andaman fica Krabi. Se esta é a sua intenção, veja aqui como chegar a Phi Phi, e também veja todos os posts sobre Phi Phi nesta página.

Veja aqui também a minha sugestão de roteiro pelas ilhas

Phuket também pode ser um boa base para você fazer passeios tipo bate-volta para algumas ilhas, como Koh Khai que fica a apenas 30 minutos de barco.

Outras ilhas muito procuradas por quem vai a Phuket é a Hong Panak e a James Bond Island, que tem esse nome por ter sido cenário do filme 007 Contra o Homem da Pistola de Ouro. A ilha em si não tem praias, mas é bacana para mergulhar e andar de caiaque.

Perto de Phuket fica também a Baía de Phang Nga, salpicada de ilhas rochosas e paredões de calcário que despencam no mar azul turquesa. Uma coisa linda! Eu sou apaixonado pelas praias da ilha Koh Yao Yai, com a areia incrivelmente branca e mar azul. E o melhor, é bem vazia, não faz parte das rotas de turismo em massa.

O que fazer em Phuket: Ilhas próximas a Phuket

Mas se você pretende ficar em Phuket por alguns dias, existem algumas coisa para fazer na ilha sim. Como eu disse, Phuket não tem praias bonitas, especialmente quando a gente compara com as belas praias da região. Mas um pouco ao norte, perto do aeroporto tem duas praias legais, a Surin e a Naithon.

O que fazer em Phuket: Surin

Mas a praia mais procurada e com melhor infraestrutura turística é a Patong Beach. Durante o dia é dominada pela turma do parasailing, windsurf e jet ski. A noite a Bangla Road ferve com gente de todos os cantos do mundo ao som de música eletrônica e bebida de origem duvidosa, mas incrivelmente barato. É o paraíso para o turista sem dinheiro.

Toda a avenida que contorna a Patong Beach se transforma com uma centena de bares e boates com muito neon e o mercado do sexo da Tailândia escancarado até para cego ver. Shows de lady boys, dos artísticos com super produções e até o ping-pong show. Se não sabe o que é isso, dá um Google aí e veja com seus próprios olhos.

O que fazer em Phuket: Patong Beach a noite

Passado o susto da noite de Phuket, uma região bem bacana da cidade é a Old Phuket Town. Cheia de casarões super antigos e coloridos com arquitetura chinesa e portuguesa da época que a cidade fazia parte da Rota da Seda. Os casarões mais bonitos e restaurados estão na Thalang Road, alguns abrigam bons bares e restaurantes.

Old Phuket

Outro lugar muito visitado em Phuket é o Grande Buda e que fica no topo de um monte de onde a gente tem uma vista bacana da cidade. Outro lugar que tem uma vista bonita é do Promthep Cape, um mirante que fica na ponta sul da ilha e é muito procurado para o pôr do sol.


Onde ficar em Phuket


Se você vai a Phuket apenas de passagem e precisa de um lugar para dormir e aproveitar um pouco do centro histórico, a melhor região é Phuket Town. Lá você vai ter uma boa oferta de transporte e a proximidade com o píer de onde saem os barcos para as ilhas.

Casa Blanca Boutique Hotel

Esse hotel  fica em um edifício colonial charmoso, o Casa Blanca Boutique Hotel fica dentro do centro histórico de Phuket. Ideal para curtir o centrinho e ainda ter fácil acesso ao píer de onde saem os barcos para as ilhas. Veja aqui os preços com desconto.

Casa Blanca

Xinlor House

Um dos hotéis mais charmosinhos do centro histórico de Phuket, o Xinlor House é pequeno e aconchegante, super bem decorado e os funcionários são extremamente atenciosos. Sem dúvidas é uma opção para não errar. Veja aqui os preços com desconto.

Xinlor House

The Memory at On On Hotel

O The Memory at On On Hotel funciona em um casarão em estilo colonial francês com decoração charmosa bem no coração do centro histórico de Phuket. Ideal para curtir o centrinho e ainda ter fácil acesso ao píer de onde saem os barcos para as ilhas. Veja aqui os preços com desconto.

The Memory

Veja aqui a lista de hotéis em Phuket Town

Se você pretende ficar alguns dias em Phuket, a melhor região é a Patong Beach por conta da boa infraestrutura, localização boa que vai permitir tanto o fácil acesso ao aeroporto, quanto as praias da região. Como eu coloquei acima, Patong é o céu e o inferno no mesmo lugar, mas tem bons hotéis que são um oásis no meio do caos.


Sunset Beach Resort

Eu fiquei no Sunset Beach Resort e gostei bastante, o hotel tem transfer gratuito para o centrinho de Patong e fica distante 40 minutos do aeroporto. Se você quer tranquilidade, mas também ter acesso ao centrinho nervoso de Patong, o Sunset Beach Resort é uma boa opção. Dica: peça por um quarto de frente para a piscina, é mais silencioso.

Sunset Beach Resort

Mais dicas da Phuket


  • Internet: Phuket é uma cidade grande e a internet lá é muito boa. A maioria dos hotéis tem wi-fi e todas as operadoras de telefonia tailandesas funcionam lá. Eu estava usando um chip da AIS e a velocidade era perfeita. Leia aqui as minhas dicas de internet na Tailândia.
  • Dinheiro e cartão de crédito: Existem casas de câmbio para todos os lados e com cotação decente, recomendo as casas da Old Town. As casas de câmbio de Patong são desfavoráveis. Cartões são aceitos na maioria dos lugares, Verifique se o seu hotel aceita pagamentos em cartão de crédito.
  • Consumo e gastos: os preços são baratos, como em outros lugares da Tailândia. Uma refeição em um dos restaurantes na praia vai custar de 100 a 400 bahts em média. Uma Heineken long neck custa de 80 a 100 baths.
  • Na praia: não existem bares que alugam cadeira ou guarda sol, geralmente os hotéis que ficam diretamente na praia oferecem essa comodidade para os hóspedes.
  • Locomoção: Táxi ou Grab são as melhores opções, não existe transporte público eficiente.
  • Segurança: tenha cuidado, Phuket não é uma cidade segura como Bangkok. Assaltos e golpes acontecem frequentemente, especialmente em áreas muito turísticas.


Quando ir e quanto custa:
Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Quanto custa viajar para a Tailândia?
Custo de vida na Tailândia
Que moeda levar para a Tailândia

Imigração e serviços:
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang
As companhias aéreas low-cost da Tailândia
Como funciona o Grab, o Uber da Ásia
Chip de internet na Tailândia

Leia mais::
Perigos e golpes na Tailândia
15 coisas que você precisa saber antes de visitar
Songkran, o ano novo tailandês

Para organizar a sua viagem:
O que fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok
Como usar o metrô de Bangkok

Roteiros em Bangkok:
O que fazer em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
8 experiências em Bangkok
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)

Atrações de Bangkok:
Grand Palace e Wat Phra Kaew
Wat Arun: o templo do amanhecer
Wat Pho: o templo do Buda deitado
Passeios de barco em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
Chinatown e o templo do Buda de Ouro
Templo de Mármore em Bangkok
Templo Golden Mount
Mercado Flutuante
Mercado do trem
Khao San Road
Suan Pakkad Palace
Chatuchack Weekend Market
Asiatique
Iconsian
Jim Thompson House
Caminhe sobre Bangkok em uma passarela de vidro


Como chegar em Ayutthaya
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)


O que fazer em Chiang Mai
Onde ficar em Chiang Mai
Aldeia das “mulheres girafa”
Tiger Kingdom
Templo Doi Suthep
Festival das Laternas de Chiang Mai
Uma experiência com os monges de Chiang Mai


Sukhothai, o berço da civilização tailandesa


Krabi & Railay Beach
Railay Beach, como chegar e o que fazer
Roteiro pelas ilhas saindo de Krabi
A ilha dos morcegos gigantes
Tour das 7 ilhas

Phi Phi Island
O que fazer em Phi Phi Islands
Como chegar em Phi Phi
Onde ficar em Phi Phi
Maya Bay
Mergulho em Phi Phi

Phuket
O que fazer em Phuket
Patong Beach em Phuket

Koh Lipe
O que fazer em Koh Lipe
Como chegar em Koh Lipe
Onde ficar

Koh Samui
Dicas de Koh Samui, como chegar e o que fazer
Três ilhas unidas por uma praia em Koh Ningyuan










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


mm

Fabricio Moura

Meu nome é Fabricio, moro em Bangkok na Tailândia, sou designer e apaixonado pelo mundo. Descobri que viajar é se perder e se encontrar. Se conhecer melhor e se amar mais. Acumular histórias e experiências. Vamos?

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.